Bancos digitais apostam no mercado de seguros
14, Abr. 2022
Fonte: Insurtalks
Os bancos digitais surgiram há poucos anos no Brasil e já
revolucionaram a maneira de consumir produtos e serviços financeiros. Isso
porque as fintechs, como são mais conhecidas, são instituições financeiras que
oferecem seus produtos e serviços exclusivamente em plataformas digitais e isso
torna tudo mais prático.
É possível abrir conta, fazer transferência, investir e
todas as outras movimentações relacionadas à conta diretamente pelo smartphone.
E as tarifas costumam ser mais baixas que as cobradas pelos bancos
tradicionais.
Claramente essas empresas primam pela praticidade e pela
experiência do cliente. Com isso, atraiu milhões de consumidores e gerou uma
receita considerável.
Identificando oportunidades
Aproveitando a cartela de clientes conquistada, muitos
bancos digitais vislumbraram a oportunidade de aumentar o leque de serviços
oferecidos apostando no mercado de seguros.
O Digio, banco digital do Bradesco, estreou no mercado de
seguros em março de 2022.
A “bantech”, como se autodenomina, passou a ofertar plano
odontológico em parceria com a Odontoprev, o Grupo Bradesco Seguros e a Aon.
De acordo com Eid Tayar,superintendente de Novos Negócios do
Digio, a escolha por este tipo de seguro não foi ao acaso. “Após vários estudos e pesquisas com
clientes, verificamos o desejo de planos odontológicos com preços acessíveis e
buscamos parceiros para viabilizar esse projeto”, disse ele.
Os planos possuem vantagens como: coparticipação zero,
Atendimento emergencial sem carência, sorteios em dinheiro para os segurados,
dentre outros.
Construir uma oferta contextualizada
O banco digital Inter entrou no mercado segurador com o
objetivo de construir uma oferta contextualizada, coerente com o perfil e o
momento de vida de cada cliente. Para isso, oferece um portfólio diversificado.
Tem seguro de viagem, previdência, odonto, residencial,
seguro Auto completo, seguro celular e outros mais.
De acordo com a divulgação dos resultados da própria fintech, ela atingiu a marca de 367 mil clientes ativos em sua carteira no primeiro trimestre de 2021, um crescimento de 350% em relação ao mesmo período de 2020.
No mesmo comparativo, a venda de produtos cresceu 346% com a
negociação de 147,9 mil novos seguros.
As cartas de consórcio foram um dos destaques nas vendas,
totalizando R$38,9 milhões no primeiro trimestre deste ano.
O crescimento é de 129% em relação ao mesmo período do ano
anterior. Já os prêmios somaram R$35 milhões neste primeiro trimestre, número
44% superior ao primeiro trimestre do ano passado.
Pela inovação promovida no setor, na oferta de produtos
diferenciados e nos resultados obtidos em curtíssimo tempo, a empresa recebeu o
prêmio “Melhores Soluções de Seguro do Brasil 2021”, concedido pela Capital
Finance International (CFI.co), publicação inglesa de cobertura internacional
sobre negócios, economia e finanças.
Desconstruindo complexidades
O Nubank surgiu com a proposta de reinventar a relação das
pessoas com suas vidas financeiras e, para isso, busca desconstruir as
complexidades e acabar com as antigas burocracias que se tornaram comuns nos
bancos tradicionais.
Assim como faz na vida financeira dos seus clientes, a
startup entrou no mundo dos seguros com
a proposta de transformar o jeito antigo de viabilizar e vender esse tipo de
serviço.
Para começar a romper os padrões, em dezembro de 2020 a
instituição entrou no mercado lançando seguro de vida por R$9,00 reais. Por
esse valor, o cliente adquire a cobertura básica que garante a proteção
financeira dos beneficiários e também oferece assistência funeral em caso de
morte do titular. Há ainda a possibilidade de acrescentar coberturas e
personalizar o seguro com assistência funeral, invalidez e outros.
A parceria com a Chubb agrega mais um serviço
Dois meses após o lançamento do seguro de vida, o banco
havia vendido 90 mil seguros. E, em menos de uma semana, já acumulou 101 mil
contratos ativos, com cobertura que totalizou mais de R$10,5 bilhões. Com pouco
mais de 1 ano desde o lançamento, o Nubank Vida já registra mais de 560 mil
apólices ativas.
Tanto êxito fez a empresa lançar mais um serviço: o Nubank
Celular Seguro , mantendo a parceria de sucesso com a Chubb.
O produto pode ser contratado diretamente pelo aplicativo do
banco digital e possui cobertura internacional, que permite ao cliente manter
as garantias contratadas também em viagens ao exterior tão logo volte ao Brasil
e contra furto simples (tipo de cobertura que nem sempre é incluída em seguros
deste tipo).
Mais fintechs ampliam atuação no mercado segurador
O C6 Bank lançou há poucos meses, em parceria com a Zurich,
um seguro para proteger a conta e o cartão do próprio banco com mensalidade a
partir de R$1,00 no cartão C6.
O valor é modificado se o cartão for Platinum ou Carbon.
As coberturas são para:
Transferências Pix ou TED
Compras com o cartão C6 feitas sob ameaça, sequestro,roubo
ou furto qualificado
Saques com o cartão C6 feitas sob algum tipo de coação ou
violência listada acima
Há também seguro para sinistros ocorridos em rodovias
pedagiadas para os casos de caso de batidas ou colisões. O Seguro C6 Tag
Rodovia custa R$5,00 reais por mês para ter uma cobertura de até R$5 mil reais.
E para quem já tem seguro contratado para o carro, há a
possibilidade de utilizar o Seguro Rodovia para pagar a franquia.
O segurado conta com cobertura de: guincho 24 horas, táxi
para continuar a viagem, hospedagem em hotel (caso esteja há mais de 50 km de
casa), dentre outros.
3 Passos para contratar o seguro
Já o banco digital XP, integrante do grupo econômico que reúne
marcas como XP Investimentos, também lançou seu próprio seguro de vida que pode
ser contratado diretamente pelo próprio app, com uma experiência 100% online
para a base de clientes das marcas XP e Rico.
São comercializados seguros de vida nas modalidades
individual, temporário, anual renovável, prestamista e habitacional.
Daian Moura, Head de Seguro de Vida da XP Inc, afirmou:
“Temos planos de conquistar uma posição de protagonismo no mercado de seguro de
pessoas, democratizando e desburocratizando o acesso a esse serviço, e ser a
principal seguradora do país nos próximos anos. Em apenas três passos é
possível fazer a contratação do produto”.
Ganhando escala
O Head explica que a XP Seguros irá envolver a rede de
agentes autônomos da XP para ganhar escala com o produto. “Muitos escritórios
da nossa rede já possuem uma estrutura com profissionais que atuam como
corretores de seguros. Queremos utilizar esse conhecimento que já existe junto
com a tecnologia XP para que eles possam ofertar o seguro de vida diretamente
aos clientes”.
Até 15 beneficiários
O Next, fintech do Bradesco, possui seguro para cuidar de
toda a família.
Tem seguro odontológico, residencial, de vida e outros mais.
Dentre os benefícios, o seguro Plano Dental Ideal tem uma
rede de mais de 31 mil dentistas em todo o Brasil e você pode incluir até 8
pessoas como suas dependentes. Há coberturas em várias especialidades, como:
Assistência Odontológica online;
Acesso virtual às anotações do profissional e histórico dos
tratamentos;
Atendimento de urgência e emergência 24 horas;
Não precisa de autorização prévia para a realização dos
procedimentos;
Você fica livre para escolher o dentista, depois é só pedir
o reembolso das despesas odontológicas cobertas pelo plano;
Não tem que pagar coparticipação nos procedimentos que estão
cobertos pelo plano.
Outro grande destaque é o seguro de vida. Ele possui
assistência funeral ampliada, sorteios semanais de R$10 mil líquidos, realizados
pela Loteria Federal,indenização de até R$1 milhão em caso de morte do segurado
por causas naturais ou acidentais.
Além disso, dá espaço para indicar até 15 beneficiários
do seu seguro, sejam eles da sua família ou não.
O Next superou, em 2021, o marco de 5 milhões de clientes.
No fim de março deste mesmo ano, registrou um crescimento de 244% em quantidade
de transações comparando com o mesmo período do ano passado.
Não é competição, é colaboração
Pensando nessa ruptura de paradigmas que os bancos digitais
evocam no mercado segurador, pode até parecer que as fintechs são adversárias
comerciais dos players de seguros. Não há visão mais equivocada!
Não há nenhum tipo de antagonismo entre uma área e outra. A
disruptura no mercado segurador está ocorrendo mediante a plena colaboração
entre as seguradoras e as startups financeiras.
Esses dois tipos de players não só coexistem sem nenhum tipo
de antagonismo, como também estipulam a
mais absoluta harmonia colaborativa por meio de parcerias nos negócios.
Assim, a cooperação entre ambos os mercados se expande e gera benefícios para todos os envolvidos nos dois ecossistemas.
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