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Bancos digitais apostam no mercado de seguros

14, Abr. 2022

Fonte: Insurtalks

Os bancos digitais surgiram há poucos anos no Brasil e já revolucionaram a maneira de consumir produtos e serviços financeiros. Isso porque as fintechs, como são mais conhecidas, são instituições financeiras que oferecem seus produtos e serviços exclusivamente em plataformas digitais e isso torna tudo mais prático.

É possível abrir conta, fazer transferência, investir e todas as outras movimentações relacionadas à conta diretamente pelo smartphone. E as tarifas costumam ser mais baixas que as cobradas pelos bancos tradicionais.

Claramente essas empresas primam pela praticidade e pela experiência do cliente. Com isso, atraiu milhões de consumidores e gerou uma receita considerável.

‍Identificando oportunidades

Aproveitando a cartela de clientes conquistada, muitos bancos digitais vislumbraram a oportunidade de aumentar o leque de serviços oferecidos apostando no mercado de seguros.

O Digio, banco digital do Bradesco, estreou no mercado de seguros em março de 2022.

A “bantech”, como se autodenomina, passou a ofertar plano odontológico em parceria com a Odontoprev, o Grupo Bradesco Seguros e a Aon.

De acordo com Eid Tayar,superintendente de Novos Negócios do Digio, a escolha por este tipo de seguro não foi ao acaso.  “Após vários estudos e pesquisas com clientes, verificamos o desejo de planos odontológicos com preços acessíveis e buscamos parceiros para viabilizar esse projeto”, disse ele.

Os planos possuem vantagens como: coparticipação zero, Atendimento emergencial sem carência, sorteios em dinheiro para os segurados, dentre outros.

‍Construir uma oferta contextualizada

O banco digital Inter entrou no mercado segurador com o objetivo de construir uma oferta contextualizada, coerente com o perfil e o momento de vida de cada cliente. Para isso, oferece um portfólio diversificado.

Tem seguro de viagem, previdência, odonto, residencial, seguro Auto completo, seguro celular e outros mais.

De acordo com a divulgação dos resultados da própria fintech, ela atingiu a marca de 367 mil clientes ativos em sua carteira no primeiro trimestre de 2021, um crescimento de 350% em relação ao mesmo período de 2020.

No mesmo comparativo, a venda de produtos cresceu 346% com a negociação de 147,9 mil novos seguros.

As cartas de consórcio foram um dos destaques nas vendas, totalizando R$38,9 milhões no primeiro trimestre deste ano.

O crescimento é de 129% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já os prêmios somaram R$35 milhões neste primeiro trimestre, número 44% superior ao primeiro trimestre do ano passado.

Pela inovação promovida no setor, na oferta de produtos diferenciados e nos resultados obtidos em curtíssimo tempo, a empresa recebeu o prêmio “Melhores Soluções de Seguro do Brasil 2021”, concedido pela Capital Finance International (CFI.co), publicação inglesa de cobertura internacional sobre negócios, economia e finanças.

Desconstruindo complexidades

O Nubank surgiu com a proposta de reinventar a relação das pessoas com suas vidas financeiras e, para isso, busca desconstruir as complexidades e acabar com as antigas burocracias que se tornaram comuns nos bancos tradicionais.

Assim como faz na vida financeira dos seus clientes, a startup  entrou no mundo dos seguros com a proposta de transformar o jeito antigo de viabilizar e vender esse tipo de serviço.

Para começar a romper os padrões, em dezembro de 2020 a instituição entrou no mercado lançando seguro de vida por R$9,00 reais. Por esse valor, o cliente adquire a cobertura básica que garante a proteção financeira dos beneficiários e também oferece assistência funeral em caso de morte do titular. Há ainda a possibilidade de acrescentar coberturas e personalizar o seguro com assistência funeral, invalidez e outros.

A parceria com a Chubb agrega mais um serviço

Dois meses após o lançamento do seguro de vida, o banco havia vendido 90 mil seguros. E, em menos de uma semana, já acumulou 101 mil contratos ativos, com cobertura que totalizou mais de R$10,5 bilhões. Com pouco mais de 1 ano desde o lançamento, o Nubank Vida já registra mais de 560 mil apólices ativas.

Tanto êxito fez a empresa lançar mais um serviço: o Nubank Celular Seguro , mantendo a parceria de sucesso com a Chubb.

O produto pode ser contratado diretamente pelo aplicativo do banco digital e possui cobertura internacional, que permite ao cliente manter as garantias contratadas também em viagens ao exterior tão logo volte ao Brasil e contra furto simples (tipo de cobertura que nem sempre é incluída em seguros deste tipo).

‍Mais fintechs ampliam atuação no mercado segurador

O C6 Bank lançou há poucos meses, em parceria com a Zurich, um seguro para proteger a conta e o cartão do próprio banco com mensalidade a partir de R$1,00 no cartão C6.

O valor é modificado se o cartão for Platinum ou Carbon.

As coberturas são para: 

Transferências Pix ou TED

Compras com o cartão C6 feitas sob ameaça, sequestro,roubo ou furto qualificado

Saques com o cartão C6 feitas sob algum tipo de coação ou violência listada acima

Há também seguro para sinistros ocorridos em rodovias pedagiadas para os casos de caso de batidas ou colisões. O Seguro C6 Tag Rodovia custa R$5,00 reais por mês para ter uma cobertura de até R$5 mil reais.

E para quem já tem seguro contratado para o carro, há a possibilidade de utilizar o Seguro Rodovia para pagar a franquia.

O segurado conta com cobertura de: guincho 24 horas, táxi para continuar a viagem, hospedagem em hotel (caso esteja há mais de 50 km de casa), dentre outros.

‍3 Passos para contratar o seguro

Já o banco digital XP, integrante do grupo econômico que reúne marcas como XP Investimentos, também lançou seu próprio seguro de vida que pode ser contratado diretamente pelo próprio app, com uma experiência 100% online para a base de clientes das marcas XP e Rico.

São comercializados seguros de vida nas modalidades individual, temporário, anual renovável, prestamista e habitacional.

Daian Moura, Head de Seguro de Vida da XP Inc, afirmou: “Temos planos de conquistar uma posição de protagonismo no mercado de seguro de pessoas, democratizando e desburocratizando o acesso a esse serviço, e ser a principal seguradora do país nos próximos anos. Em apenas três passos é possível fazer a contratação do produto”.

Ganhando escala

O Head explica que a XP Seguros irá envolver a rede de agentes autônomos da XP para ganhar escala com o produto. “Muitos escritórios da nossa rede já possuem uma estrutura com profissionais que atuam como corretores de seguros. Queremos utilizar esse conhecimento que já existe junto com a tecnologia XP para que eles possam ofertar o seguro de vida diretamente aos clientes”.

‍Até 15 beneficiários

O Next, fintech do Bradesco, possui seguro para cuidar de toda a família.

Tem seguro odontológico, residencial, de vida e outros mais.

Dentre os benefícios, o seguro Plano Dental Ideal tem uma rede de mais de 31 mil dentistas em todo o Brasil e você pode incluir até 8 pessoas como suas dependentes. Há coberturas em várias especialidades, como:

Assistência Odontológica online;

Acesso virtual às anotações do profissional e histórico dos tratamentos;

Atendimento de urgência e emergência 24 horas;

Não precisa de autorização prévia para a realização dos procedimentos;

Você fica livre para escolher o dentista, depois é só pedir o reembolso das despesas odontológicas cobertas pelo plano;

Não tem que pagar coparticipação nos procedimentos que estão cobertos pelo plano.

Outro grande destaque é o seguro de vida. Ele possui assistência funeral ampliada, sorteios semanais de R$10 mil líquidos, realizados pela Loteria Federal,indenização de até R$1 milhão em caso de morte do segurado por causas naturais ou acidentais.

Além disso, dá espaço para indicar até 15 beneficiários do seu seguro, sejam eles da sua família ou não.

O Next superou, em 2021, o marco de 5 milhões de clientes. No fim de março deste mesmo ano, registrou um crescimento de 244% em quantidade de transações comparando com o mesmo período do ano passado.

Não é competição, é colaboração

Pensando nessa ruptura de paradigmas que os bancos digitais evocam no mercado segurador, pode até parecer que as fintechs são adversárias comerciais dos players de seguros. Não há visão mais equivocada!

Não há nenhum tipo de antagonismo entre uma área e outra. A disruptura no mercado segurador está ocorrendo mediante a plena colaboração entre as seguradoras e as startups financeiras.

Esses dois tipos de players não só coexistem sem nenhum tipo de antagonismo, como  também estipulam a mais absoluta harmonia colaborativa por meio de parcerias nos negócios.

Assim, a cooperação entre ambos os mercados se expande e gera benefícios para todos os envolvidos nos dois ecossistemas.


O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de  Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR,  representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)

  


Diretor presidente e Assessora da ABGR participam de evento promovido pelo CVG-RJ em homenagem ao superintendente da Susep.

                           


Encontro entre representantes da RIMS e ABGR.

       


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Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/03/edicao-274/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238-2-2/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed40_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-170/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/03/03/transacoes-movimentam-o-mercado-segurador/

Revista de Seguroshttps://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-918-8A8AA8A37E8E18A1017EC49F825E169D.html

Conjuntura CNseg : https://www.cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n68.html

Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132307/Bia473/index.html