Seguradoras lançam produtos diferenciados

10, Mai. 2022

Fonte: Insurtalks

Todos sabem que, no decorrer da pandemia de Covid-19, a sociedade precisou passar por mudanças radicais que incluíram: o jeito que as pessoas se relacionam umas com as outras pessoas, como lidam com seus hobbies, como fazem exercícios físicos, como e onde trabalham,como participam de festas, dentre tantas outras mudanças.

Várias dessas mudanças permaneceram e estipularam novos padrões sociais de consumo. Os serviços de entrega de comida, por exemplo, tiveram um aumento bombástico na demanda devido ao isolamento social. Esse aumento foi decisivo para que muitos restaurantes tenham optado por trabalhar somente com delivery (além de ter salvado vários empreendimentos desse tipo da falência).

No ramo segurador, houve o crescimento significativo das insurtechs que trouxeram para a área a ideia de que a busca pela inovação e pela renovação constante de produtos é o melhor jeito de captar os clientes que anseiam por proteções personalizadas e, ainda, de oferecer aos antigos segurados novas opções de apólices.

‍Seguro inédito no mercado brasileiro

A Fator Seguradora, empresa 100% brasileira especializada em seguros de danos nos ramos relacionados à infraestrutura de forma abrangente, como riscos de engenharia e riscos patrimoniais, lançou o Seguro Garantia Arbitral, um produto inédito no mercado brasileiro.

A arbitragem é um meio alternativo de resolução de conflitos paralela à jurisdição estatal, no qual as partes deixam de lado o formalismo exagerado do processo judicial e confiam ao árbitro litígios que tratam sobre direito patrimonial disponível.

O seguro foi desenvolvido para atender ao grande volume de demandas das principais Câmaras de Arbitragem existentes no Brasil e possibilita que empresas apresentem uma apólice de seguro em vez de um bem patrimonial, depósito caução, fiança bancária ou garantia financeira como contracautela para concessão de liminar.

Garantir a fidelidade pela venda de seguros diferenciados

A American Life Seguros enxerga a venda de seguros diferenciados como estratégia de competitividade. Para a seguradora, alguns produtos são pouco ofertados aos clientes e representam uma grande parcela de serviços subutilizados que poderiam ser oferecidos. O player enxerga esses produtos como uma chance para fidelização dos clientes e para aumentar a rentabilidade da carteira dos corretores.

Na lista de produtos diferenciados oferecidos para segmentos específicos, a empresa oferece:

Seguro de vida específico para diabéticos: sabendo que os diabéticos são um dos públicos com mais problemas para contratação de seguro de vida,a seguradora desenvolveu um produto específico para as necessidades dos portadores dessa doença crônica.

Seguro de vida para motofretistas: depois da explosão de aplicativos de delivery, aumentou também o número de profissionais dedicados ao motofrete. Há cobertura por morte, auxílio funeral, invalidez e outros.

Seguro de Diagnóstico de Câncer Infantil: garante o pagamento do capital segurado no caso de diagnóstico de câncer do segurado de até 19 anos de idade. A apólice é contratada pelos pais / responsáveis a favor do menor.

‍Seguro de viagem com taxa de reserva incluída

O BeSafe Group, startup especialista em processos de negócios de hotelaria, lançou o seguro de viagem com taxa de reserva incluída “BeSafe Rate'' (a tarifa pré-paga com seguro de viagem incluído). A BeSafe ajuda os hotéis a aumentar as reservas diretas, facilitar o pagamento antecipado e oferecer aos hóspedes serviços novos e exclusivos, permitindo que os viajantes estejam protegidos contra a eventualidade de perder dinheiro com o cancelamento. A empresa disponibiliza facilidades de alojamento com garantia de pagamento, graças à ativação de uma tarifa especial que inclui seguro de cancelamento. Caso haja cancelamento, com a Tarifa BeSafe, os hóspedes têm direito a ser integralmente reembolsados ​​pela Seguradora. Dessa forma, o estabelecimento de hospedagem ficará aliviado desse ônus e suas receitas permanecem garantidas.

‍Seguro inédito para a cafeicultura

A Fairfax lançou um seguro desenvolvido para proteger a produção rural de café do Brasil dos danos à safra ocasionados por riscos climáticos. O novo produto protege a cafeicultura brasileira dos danos causados por chuvas de granizo e incidência de geadas.

Nos seguros disponíveis no mercado brasileiro até então, há garantia apenas para o pé de café. A cobertura envolve tão somente os procedimentos de esqueletamento e recepa, para que a planta volte a produzir.

No Seguro Multirrisco Grãos, a seguradora vai avaliar os danos causados pelo evento climático para calcular a indenização e o cafeicultor será ressarcido de acordo com as perdas na safra assegurada, o que engloba os insumos e preço das sacas de café que deixou de colher.

De acordo com o diretor de agronegócios da Fairfax Brasil, Fabio Damasceno:“As chuvas de granizo são intempéries mais severas para a cafeicultura, com a desvantagem de poderem ocorrer em vários momentos do ano, enquanto a geada é um problema mais frequente durante o inverno. De forma geral, as taxas de incidência e perdas provocadas pelo granizo são maiores em comparação com a geada”.

‍Criar novas soluções ou reformular produtos com melhorias

Nem sempre um novo produto é desenvolvido em um cenário de estudos antecipados sobre público-alvo ou métricas de vendas; em algumas situações, a criação de um novo produto é permeado pela clara urgência da demanda que o contexto social deixa explícita (exemplo disso foi o diversidade de serviços on demand disponibilizados, mais intensamente, no decorrer da pandemia do coronavírus).

Por isso, sabendo que o público está cada vez mais exigente quanto às suas necessidades e que, na maioria das vezes, essas necessidades podem estar explícitas pelo cenário social atual, é importante estruturar equipes para oferecer soluções inovadoras que sejam adequadas a essa(s) realidade(s). Assim, é possível renovar o mercado segurador e aumentar o leque de segurados.  Afinal, como disse Steve Jobs: “Inovação distingue um líder de um seguidor”.

 

A ABGR APOIA O XVI FÓRUM IBEF - RIO ENERGIA 2022. PARTICIPE!

ASSOCIADO ABGR INSCREVA-SE COM DESCONTO CLICANDO EM: 

https://agenda.ibefrio.org.br/curso/xvi-forum-ibef/?parceiros=ibefrio




ABGR participou de cerimônia de posse da CNseg e Federações.



Voz Segura: Marcia Ribeiro entrevista Gadalupe Nascimento - Podcast:  Inclusão e Diversidade.

 Ouça em : https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-Incluso-e-Diversidade-e1hv8rk



Series of live conversations with Lloyd’s leaders, underwriters, and distribution partners.

Subscribers will receive calendar invitations with Zoom links in advance of each session:

 https://communications.lloyds.com/49/3587/landing-pages/subscribe-form-blank.asp



O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de  Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR,  representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)

  


Diretor presidente e Assessora da ABGR participam de evento promovido pelo CVG-RJ em homenagem ao superintendente da Susep.