Artigo: Seguros, mobilidade urbana e infraestrutura de transportes
11, Mai. 2022
"É urgente fortalecer uma agenda de investimento
público e privado na pauta da mobilidade e dissolver as fronteiras que separam
e segregam as cidades e as pessoas", afirma o presidente da CNseg
por Dyogo Oliveira, economista e diretor-presidente da
Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg)
Fonte: Denise Bueno -Sonho Seguro
Mobilidade urbana e infraestrutura de transportes dependem
cada vez mais da boa interação entre o setor público e o setor privado. No caso
de projetos de infraestrutura, o segurador tem a função de garantir os riscos
envolvidos na elaboração dos projetos e na sua execução. Isso reduz o custo de
capital do projeto com maior oferta de financiamento e aumenta o interesse de
investidores do exterior, que veem com bons olhos a ação dos atores locais de
peso. Ainda mais quando sabemos das restrições orçamentárias do setor público e
da necessidade cada vez maior de se atrair investimentos privados para o setor.
Apostar em obras de longo prazo, aumentar a segurança
viária, melhorar a fluidez do tráfego e incorporar tecnologias que beneficiem
os motoristas são ações que podem contar com os seguros para torná-las mais
viáveis e eficientes do ponto de vista financeiro e social.
Um transporte público
eficiente aproxima as pessoas, mas estamos longe do modelo que está sendo
aplicado em outras metrópoles do mundo, onde as pessoas podem acessar tudo que
precisam em 15 minutos de onde moram.
Pensar em mobilidade urbana é pensar nas desigualdades
sociais. Historicamente, o padrão de ocupação do território nas metrópoles
afastou a moradia dos brasileiros para a periferia, deixando seus postos de
trabalho e as oportunidades urbanas na educação, saúde e lazer mais distantes.
Sustentabilidade se aplica também ao deslocamento,
resultando na redução de emissões de CO2 no meio ambiente. O que nos leva a
outro tópico: o uso de energia mais limpa nos transportes, como carros
elétricos no lugar dos de combustível fóssil, que poderia diminuir em muito o
número dos acidentes. Ainda há poucos benefícios para veículos desse tipo.
A pandemia exigiu
evitar aglomerações, gerando novos hábitos. Quase 50% dos brasileiros alteraram
sua forma de se deslocar. Cerca de 10% adotaram o uso da bicicleta, mas 40%
passaram a usar mais o carro particular.
Neste novo normal podemos incluir o maior uso de aplicativos
de entregas e de carona. Diversas startups de compartilhamento de carros também
se desenvolveram. O mundo quer mais acesso e menos posse.
Os seguros podem dinamizar esse movimento. Há uma demanda
crescente de oportunidades com as inovações. Só como exemplo, as empresas
digitais que prestam serviços de entrega vêm solicitando uma rede de seguro
social para apoiá-las em caso de lesões no trabalho e perda de receita. Já para
os carros com sensores, pode-se oferecer seguro de responsabilidade civil que
recompense os segurados com base nos dados que coletam.
Há uma estimativa de que 40% da população brasileira ainda
se movimenta exclusivamente a pé. Quais as condições que oferecemos ao
pedestre, em termos de praticidade e acessibilidade? Legislações como o Código
Brasileiro de Trânsito (CTB), revisado em 1998, a Política Nacional de
Mobilidade Urbana (PNMU), de 2012, e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de
2015, são iniciativas que visam priorizar os pedestres. Mas em São Paulo, por
exemplo, quase metade das calçadas não têm a largura mínima prevista em lei.
É urgente fortalecer uma agenda de investimento público e privado na pauta da mobilidade e dissolver as fronteiras que separam e segregam as cidades e as pessoas. Compartilhamos a mesma rota na direção de um país mais seguro. Podemos e devemos contribuir com um justo e inclusivo acesso à cidade, o que impacta na qualidade de vida do cidadão, garantindo que ele possa ter melhor moradia, mais saúde, educação, e que trabalhe mais descansado, produtivo, e tenha tempo para lazer.
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