Nenhuma informação no momento

Impulsionando o setor de seguros por meio da descoberta de dados

13, Mai. 2022

Fonte: Insurtech Insights

Nos últimos anos, o setor de seguros sofreu uma enorme pressão para inovar devido às crescentes demandas dos clientes por uma experiência de usuário mais integrada (por exemplo, aplicativos mobile-first, preços baseados no consumo e sinistros acelerados) e o surgimento de novos players (por exemplo, InsurTechs e MGAs) que desafiam os operadores históricos assumindo novos tipos de riscos e oferecendo uma experiência de usuário de alta qualidade. Veja o exemplo da Lemonade, que foi uma das primeiras InsurTechs a entrar em cena com uma interface centrada em design e processos de subscrição orientados por IA. Após a conquista de clientes em seguros de aluguel, a empresa expandiu-se gradualmente para apólices de seguro residencial, automóvel, animal de estimação e vida.

Em resposta a esses desafios, as seguradoras estão desenvolvendo equipes de inovação de classe mundial, expandindo seus recursos de ciência e tecnologia de dados e fazendo parcerias com MGAs específicos para “testar as águas” em um escopo mais limitado. Enquanto a maioria das seguradoras está buscando uma combinação dessas estratégias, as seguradoras estão colocando uma ênfase especial na melhoria da utilização de dados, particularmente no contexto de dados externos.

Crescimento em dados externos como um fator chave

Na última década, o mercado de dados externos cresceu tremendamente com grandes escritórios como Experian, Equifax e CoreLogic oferecendo mais produtos de dados do que nunca e centenas de novos fornecedores de dados surgindo em cena. As seguradoras já consumiam grandes quantidades de dados externos para executar funções de decisão de risco, mas agora estão inundadas com milhares de produtos para escolher em muitos outros tipos de dados.

Considere os exemplos a seguir. Os dados de imagens aéreas podem fornecer detalhes de propriedade mais precisos do que os dados de assessores fiscais, além de automatizar certas reivindicações sobre danos ao telhado. Os dados de footfall podem ser usados ​​para verificar o horário de funcionamento de uma empresa e se a propriedade está realizando ou não grandes eventos ou reuniões fora do horário comercial normal, sugerindo a presença de riscos adicionais. E os dados de intenção digital podem fornecer pistas sobre a satisfação do cliente, ajudando as seguradoras a reduzir a rotatividade por meio de métodos preventivos.

A maior disponibilidade de dados externos também é valiosa para melhorar a qualidade dos dados. De acordo com um relatório da Corinium sobre o  futuro dos dados de seguros , apenas 41% dos executivos de seguros estavam “bastante confiantes” em seus dados. Dados externos sobre pessoas, empresas e propriedades podem ser usados ​​para verificar as informações do cliente no momento da aplicação ou regularmente. Os principais casos de uso de integração de clientes, como marketing e pré-preenchimento, também se beneficiam substancialmente da maior disponibilidade de dados externos.

Desbloqueando a inovação com ferramentas de descoberta de dados

À medida que as seguradoras inovam no novo cenário de dados, elas enfrentam uma série de desafios. Em primeiro lugar, nem todos os fornecedores de dados são iguais e atenção especial deve ser dada à qualidade dos dados, metodologias de coleta e restrições de uso. Em segundo lugar, a integração de cada fornecedor de dados para teste pode levar meses ou até um ano, dependendo se os dados do cliente devem ser enriquecidos para um teste de dados preciso. Terceiro, com tantos dados novos, as empresas precisam de ferramentas para ajudá-las a “filtrar o ruído”.

Nesse contexto, uma Plataforma de Dados Externos (EDP) é uma ferramenta valiosa para acelerar os processos de descoberta de dados. Os EDPs fornecem os seguintes recursos de descoberta de dados: acesso rápido (via API ou Data Share) a uma coleção com curadoria de produtos de dados externos de centenas de diferentes provedores upstream, dicionários de dados e certificações de due diligence focadas em restrições de uso e metodologias de coleta. Quando se trata de testes, os EDPs também estruturam os dados de forma a alimentar plataformas automatizadas de aprendizado de máquina que podem testar milhares de atributos e centenas de variações de modelo para identificar os atributos mais preditivos em um mar de fontes de dados. De fato, os EDPs economizam um tempo significativo para as seguradoras, pois enfrentam os desafios de identificar e acessar novos produtos de dados externos.

Indo além da descoberta de dados para a implantação

Embora as ferramentas de descoberta de dados sejam absolutamente essenciais para expandir a abertura do que é possível com dados externos, também é fundamental que as seguradoras possam implantar novas soluções de dados externos rapidamente. Um problema comum entre muitas indústrias, não apenas seguradoras, é “ficar preso no laboratório” e nunca implantar as soluções inovadoras que foram identificadas. Frequentemente, isso ocorre devido a processos prolongados de aquisição e tecnologia da informação.

Os EDPs também podem ser úteis aqui, pois podem fornecer acesso a dados de nível de produção por meio de APIs ou arquivos completos entregues a data lakes internos. Além disso, eles fornecem a capacidade de adquirir dados externos de vários fornecedores simultaneamente por meio de uma única API. Assim, pode-se dizer que essas plataformas fornecem acesso a centenas de fontes, por meio de uma única API e um único contrato.

A mudança das expectativas dos clientes, um cenário de risco em evolução e o surgimento das InsurTechs – estão forçando as seguradoras a serem mais ágeis. Eles devem se adaptar e aplicar novas ferramentas para atender a essas demandas por meio de implantação mais rápida de soluções para manter sua competitividade. Uma plataforma de dados externa pode ajudar as empresas a acelerar a descoberta de dados e a implantação de dados à medida que buscam fornecer a seus clientes experiências de usuário de classe mundial.


A ABGR em parceria com o Lloyd's convida a todos para o Webinar: "Como o mercado do Lloyd's funciona".

Dia 19 de maio às 16h00 ao vivo via Zoom.

Salve em sua agenda e participe! Na data e hora acima acesse o link:  

https://lloyds.zoom.us/j/89914285853?pwd=KzBEWTdRa0k1K09DM0lLdkxCalZYQT09

Webinar ID: 899 1428 5853 Password: 346237

Or Telephone: International numbers available:

https://lloyds.zoom.us/u/k2VaA5jsS



A ABGR APOIA O XVI FÓRUM IBEF Oil, Gas & Energy 2022 . PARTICIPE!

ASSOCIADO ABGR INSCREVA-SE COM DESCONTO CLICANDO EM

https://agenda.ibefrio.org.br/curso/xvi-forum-ibef/?parceiros=ibefrio



ABGR participou de cerimônia de posse da CNseg e Federações.



Voz Segura: Marcia Ribeiro entrevista Gadalupe Nascimento - Podcast:  Inclusão e Diversidade.

 Ouça em : https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-Incluso-e-Diversidade-e1hv8rk



Series of live conversations with Lloyd’s leaders, underwriters, and distribution partners.

Subscribers will receive calendar invitations with Zoom links in advance of each session:

 https://communications.lloyds.com/49/3587/landing-pages/subscribe-form-blank.asp



O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de  Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR,  representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)

  


Diretor presidente e Assessora da ABGR participam de evento promovido pelo CVG-RJ em homenagem ao superintendente da Susep.

                               


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 

      


Acompanhe a programação e participe gratuitamente dos próximos eventos FIA Business School:

20/05 às 19 horas: EQUILÍBRIO DE GÊNERO: UM CAMINHO A SER TRILHADO

CONVIDADAS: Heliani Berlato dos Santos, Raquel Santos Soares Menezes e Christiane Leles Rezende De Vita

COORDENAÇÃO: PENSA


Saiba mais e inscreva-se em : http://www1.fia.com.br/conteudo/2019/agenda-de-eventos/?utm_campaign=agenda_de_eventos_-_0404&utm_medium=email&utm_source=RD+Station





Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/04/edicao-275/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238-2-2-2/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed40_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-170/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-920.html

Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n70.html

Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132866/Bia474/index.html