Seguradoras fecham compras bilionárias entre grandes players do mercado
26, Mai. 2022
Fonte: Insurtalks
Há quase três anos, foi anunciado um acordo entre a Allianz
e a SulAmérica para a compra da operação de seguros de Automóveis e Ramos
Elementares da SulAmérica pela Allianz.
A transação foi autorizada pelo Conselho Administrativo de
Defesa Econômica (Cade) em setembro de 2019 e, em junho de 2020 a Susep deu o
aval e a compra foi concluída pelo valor total de R$3,18 bilhões.
Com a conclusão dessa compra, a Allianz se tornou, na época,
a segunda maior seguradora do mercado no ramo de automóveis do país.
Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros no Brasil,
declarou na ocasião,em entrevista exclusiva ao InfoMoney: “Nós concluímos a
maior aquisição do mercado segurador dos últimos anos. É uma transação que traz
um enorme potencial de crescimento ao grupo Allianz no Brasil e que permitirá
avanços nos processos de digitalização, tornando a companhia mais eficiente e
competitiva”.
A força e a qualidade da operação da SulAmérica
Eduardo Dal Ri, na época, vice-presidente de automóveis e
ramos elementares da SulAmérica, declarou sobre o que achava que poderia ser um
dos motivos que levaram a Allianz a fechar o negócio: “Um dos aspectos que
certamente despertou o interesse da Allianz para esta transação foi a força e a
qualidade da nossa operação, atualmente com mais de 1,6 milhão de veículos, do
atendimento e experiência proporcionados para nossos clientes”.
SulAmérica acerta a venda do setor de saúde para a Rede
D’Or
Em fevereiro deste ano, o grupo hospitalar Rede D’Or fez o anúncio do acerto nas negociações para a compra da área de saúde da SulAmérica. Pelo acerto entre as companhias, a rede de hospitais assumirá o controle dos negócios da SulAmérica que envolvem saúde, odontologia, seguros de vida e previdência.
Na prática, o negócio não envolve pagamentos em dinheiro,
apenas troca de ações. A Rede D’Or vai entregar 307,7 milhões de ações para os
acionistas da SulAmérica. O acerto também prevê que Patrick Larragoiti Lucas,
atual presidente do conselho de administração da SulAmérica, passe a ser membro
do Conselho de Administração da Rede D’Or.
É a maior aquisição da Rede D'Or
Segundo a agência Reuters, a operação avalia a seguradora em
cerca de R$13 bilhões e é a maior aquisição da Rede D'Or desde que a companhia
marcou sua estreia na B3 em maio passado com uma oferta inicial de ações (IPO)
de R$11,5 bilhões.
O anúncio da venda para a Rede D’Or ocorreu no mesmo dia em
que a SulAmérica divulgou que teve prejuízo de R$31,2 milhões no quarto
trimestre, ante lucro de R$42,6 milhões um ano antes, com forte piora nos
índices de sinistralidade. O indicador consolidado passou de 79,5% no quarto
trimestre de 2020 para 88,4% no final do ano passado.
Nada muda para os clientes da SulAmérica
De acordo com reportagem do Yahoo, especialistas foram
ouvidos e afirmaram que a compra da SulAmérica não deve trazer mudanças
imediatas para os clientes da seguradora. Por regra, a incorporação não poderá
acarretar em alterações que prejudiquem o segurado, seja no valor da
mensalidade, índice de reajuste ou condições contratuais.
A seguradora informou para a reportagem que o cliente da
SulAmérica continuará usando seus produtos e serviços da mesma forma que usa
atualmente. A associação entre os negócios, que precisa passar pela aprovação
da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e dos acionistas das empresas,
será feita por meio da unificação das bases acionárias.
HDI e Sompo: mais negociações bilionárias entre
seguradoras
A HDI Seguros, acaba de anunciar a compra de parte das
operações brasileiras da Sompo. A transação será paga totalmente em dinheiro,
num valor superior a R$1 bilhão – o valor exato não foi informado. O acerto foi
negociado ao longo dos últimos quatro meses e dará à HDI um forte
posicionamento em ramos e regiões do País onde antes não estava ou tinha
atuação tímida.
Após a conclusão da operação, a Sompo irá focar em seguros
corporativos no mercado brasileiro. A empresa fará uma cisão de seus negócios
“de varejo” para repassá-los à HDI.
A compra da operação de varejo da Sompo ainda depende de
aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), pela
Superintendência de Seguros Privados (Susep) e de órgãos dos países de origem
das duas companhias. A HDI foi assessorada pelo BTG Pactual.
A HDI vai mudar o porte e diversificar a carteira
Atualmente a empresa tem cerca de 85% de seu portfólio
focado no seguro auto, e com a aquisição, estima pular da sexta para a quarta
colocação no segmento. A compra mudará o porte e diversificará a carteira da
HDI no País.
Apenas neste ramo, a seguradora receberá uma carteira com R$1 bilhão em prêmios, e passará de 1,7 milhão para 2,3 milhões de clientes.
A outra parte, com R$1,8 bilhão em prêmios, inclui ramos
como o residencial, o habitacional e o seguro de vida, que ganhou evidência
após a pandemia da covid-19 e em que a HDI deve ver o valor da carteira se
multiplicar cerca de dez vezes. No seguro residencial, sairá de 500 mil para 1
milhão de imóveis segurados.
(Fonte: Estadão).
“Três pilares que fazem mais sentido”
De acordo com Eduardo Dal Ri, CEO da HDI: “São três pilares
que fizeram mais sentido para nós nessa aquisição: a maior participação na
cidade de São Paulo, a sinergia e a diversificação em vários ramos”
A Sompo quer concentrar os investimentos nos produtos do
segmento corporativo
Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo, declarou, em uma carta
aberta, que o objetivo da Sompo é concentrar seus investimentos nos produtos
dos segmentos corporativos, em alinhamento com a Sompo International. Por esse
motivo foi estabelecido o acordo para a venda dos negócios de varejo da empresa
para a HDI Seguros.
Presença em novos nichos e utilização de IA
Ainda de acordo com Lalia, a Sompo pretende aliar seu
conhecimento de mercado, sua infraestrutura e equipe de especialistas das áreas
técnica e comercial para expandir sua presença em novos nichos de mercado por
meio da integração de conhecimentos comerciais e de seguros especializados no
desenvolvimento de produtos, subscrição, resseguro e Developer Experience (DX),
com a utilização de Inteligência Artificial (IA).
Novas oportunidades para os corretores
A ideia da empresa é “estar à frente das tendências no atendimento das demandas dos clientes e garantir um ambiente propício para o fomento de novas oportunidades de negócios aos nossos parceiros corretores de seguros”.
O Futuro do Trabalho - Um bate-papo com o executivo e líder do mercado de seguros Newton Queiroz e o Comitê do Setor Elétrico da ABGR.
Matéria na Revista Insurance Corp Edição 41, pág 38 - Capacitação em alto nível- Parceria ABGR e QSP
A Edição 41 da Revista Insurance Corp traz na pág 38, matéria sobre a parceria ABGR e QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade em prol do desenvolvimento educacional em Gestão de Riscos. Informações sobre o Curso de Capacitação em Gestão de Riscos, que além de capacitar os participantes na norma ISO 31000:2018 também é um curso preparatório para o Exame para obtenção da Certificação Profissional Internacional C31000. O curso preparatório lançou sua 51ª turma em abril, com o exame nacional realizado no dia 27. Uma próxima turma será aberta de 16 a 23 de maio, das 8h30 às 11h30. O exame acontecerá no dia 25 de maio. Outras informações por meio do e-mail abgr@abgr.com.br. Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas.
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