Digitalização não deve tomar lugar de relacionamento presencial, segundo CEOs
24, Jun. 2022
Fonte: CQCS
O mercado segurador brasileiro foi marcado por uma
aceleração dos processos de digitalização nos últimos anos. No entanto, mesmo
com a redução das restrições, o modelo híbrido deve permanecer, seja nas formas
de trabalho, seja no contato com clientes e corretores. “Acreditamos que o
futuro do atendimento do corretor é presencial. As questões tecnológicas vão
suportar todo o relacionamento construído no dia a dia dos corretores. Achamos
que é tão técnico e uma venda tão consultiva que acreditamos que o presencial
vai perdurar por muito tempo”, projetou o CEO da HDI, Eduardo Dal Ri, durante a
Fetransporte Conference. A visão é compartilhada também pelo CEO da Chubb,
Thomas Batt, que acredita que o ser humano quer a presença física e ela só pode
ser virtual até certo ponto.
“O novo normal
trouxe, na visão da distribuição, um cenário um pouco diferente do que
imaginávamos. O físico continua muito importante no dia a dia, mas é um físico
com muito apoio do digital”, corroborou o CEO do Santander Seguros, Murilo
Riedel. Para ele, o objetivo do digital é trazer o consumidor para o mundo
físico. “Cada vez mais o digital tem se apresentado como instrumento para o
mundo físico, mas não é uma substituição completa”, ressaltou. Um exemplo disso
é que o banco tem ampliado a distribuição física com mais agências e mais
representantes.
As mudanças não foram
só na maneira como as companhias atuam, mas também na forma como as pessoas
percebem risco e buscam proteção. No ano de 2021, as seguradoras tiveram muitos
desafios, já que, no primeiro semestre, o seguro de vida teve muitos sinistros
e, no segundo, as indenizações ficaram por conta do agro e automóvel. Na
avaliação do CEO da Sompo Seguros, Alfredo Lalia Neto, o ano de 2022 já se
apresentava como desafiador em função das eleições no país, mas fomos
surpreendidos com a guerra entre Rússia e Ucrânia, que também tem reflexos na
vida de todos. “Estamos reaprendendo a trabalhar o físico e digital e
enfrentando a inflação que fazia tempo que não tinha, pois ela diminui a
capacidade de compra e agrava o risco. O principal desafio é como fazer o
prêmio do seguro caber no bolso dos consumidores”, afirmou.
Batt acredita que este novo momento requer novas soluções e
disse que a companhia está apostando em algumas modalidades específicas como
acidentes pessoais, responsabilidade por contaminação, cyber é um produto para
securitizar fundos para tornar mais atrativos para investidores. Outra
companhia que está mudando seu posicionamento estratégico no mercado é a Sompo,
que, de acordo com o seu CEO, vai se concentrar em seguros corporativos e
agrícolas.
Com a incorporação de parte dos seguros da Sompo, a HDI reforça seu posicionamento de ser um dos 4 países estratégicos para a companhia fora da Alemanha. “O mais importante pra mim é a aquisição de talentos que incorpora e o relacionamento que traz junto aos corretores que a Sompo foi construindo ao longo do tempo. Não adquirimos apenas uma carteira, adquirimos toda uma cadeia de relacionamento com o corretor. Temos pessoas, gerentes, produtos, que estão vindo com essa aquisição”, concluiu Dal Ri.
A ABGR apoia o INSURTECH LATAM FORUM 2022, UM DOS MAIORES FÓRUNS LATINO-AMERICANOS DE INOVAÇÃO EM SEGUROS
De 08 a 12 de agosto.
Mais informações sobre o forum e inscrições em:https://www.insurtechlatam.com.br/
Associados ABGR têm desconto na inscrição!
Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.
Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do
e-mail: abgr@abgr.com.br
Pesquisa ESG para Gerentes de Riscos
Breve Pesquisa de 15 minutos.
Marcia Ribeiro entrevista Kelly Conde Mitidiero, Superintendente de Comunicação e Relações Externas da MAPFRE, sobre a Inovação do Empoderamento da mulher.
Ouça: https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-A-inovao-do-empoderamento-da-mulher-e1kbdam
Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros
Revista Apólice:
Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-243/
Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf
Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-172/
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/
Revista de Seguros:
Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n72-8A8AA8A3814031B80181721AABD66752.html
Revista Insurtalks: