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Como os dados de insurtechs podem ajudar as seguradoras a aumentarem a distribuição dos corretores

22, Jul. 2022

Fonte: Property Casualty 360

 

Montar um quebra-cabeça quando faltam metades das peças não revelará o quadro completo. O mesmo pode ser dito para as seguradoras que estão usando apenas os dados de seus próprios sistemas para decidir quais áreas de seguro comercial desejam buscar e com quais corretoras devem se associar.

Aproveitar o poder dos dados tem sido um divisor de águas para o setor de seguros, permitindo que as seguradoras adaptem melhor seus produtos às necessidades de seus clientes, bem como analisem áreas potenciais para expandir os negócios. Mas enquanto a maioria das empresas entende a importância dos dados, algumas estão se concentrando apenas nas informações coletadas por meio de seus sites ou portais de corretoras. Ao fazer parceria com fontes de dados de terceiros, como insurtechs voltadas para corretoras, as seguradoras podem ter uma visão geral e um mercado mais amplo. 

Mais informações significa uma melhor tomada de decisão de negócios

Considere as implicações de confiar em apenas uma fonte de informação. Uma seguradora pode entender que ganhou um negócio, mas normalmente não tem nenhum entendimento sobre o negócio que perdeu. Por exemplo, se um corretor gerar uma cotação no portal, mas o cliente não adquirir a apólice, a seguradora não terá informações adicionais sobre por que não conseguiu o negócio. 

As insurtechs focadas em corretoras podem não apenas entregar informações sobre os negócios que a seguradora ganha, mas também sobre os que perderam ou sobre as oportunidades que nem sequer foram consideradas. Como muitas vezes fazem parceria com várias companhias de seguros, as insurtechs podem fornecer uma visão mais ampla do mercado. Eles podem permitir que as seguradoras saibam como seus produtos e serviços se comparam a outras seguradora em um espaço específico. 

Com mais informações, as empresas tomam decisões mais informadas. Considere uma seguradora fazendo muitos negócios em restaurantes casuais rápidos que deseja expandir para outras categorias de restaurantes. Ao analisar os dados de restaurantes de todas as categorias, inclusive aqueles que servem bebidas alcoólicas, que são de maior risco, a empresa tem mais informações para decidir sobre a ampliação de seus negócios.

Entrando no radar das corretoras certas

Os dados de terceiros podem permitir que as seguradora segmentem corretoras especializadas nos negócios que desejam segmentar. No seguro comercial, as seguradoras geralmente se concentram em abordagens macro e micro para aumentar suas redes. No nível micro, as seguradoras constroem relacionamentos. Eles podem levar diretores de corretoras para jogar golfe ou jantar fora, alimentando conexões ao longo do tempo. Os relacionamentos são a força vital do seguro e estabelecer essas fundações profundas leva a resultados positivos a longo prazo. 

Mas o método micro não funciona para todos. Para seguradora que desejam expandir seus canais de corretoras rapidamente, esse método pode parecer ineficiente. Essas seguradora geralmente optam por uma abordagem macro, como enviar e-mail para todas as corretoras, independentemente das áreas de especialidade. Por exemplo, uma transportadora pode enviar a todos os corretoras em um estado específico informações sobre um novo produto de cabeleireiro, esperando que chegue às pessoas certas. Este método macro pode ser impreciso com uma baixa taxa de retorno. 

Com a ajuda de dados de insurtech, as seguradoras podem direcionar suas abordagens para corretoras focadas nas principais áreas de negócios. No passado, essas corretoras podem nem estar no radar da transportadora. Eles podem ver quais corretoras estão vendendo as coberturas de outras seguradoras e como sua oferta se compara. As companhias de seguros podem então pegar essas informações e fazer campanhas dedicadas.

Formando fortes parcerias de dados com insurtechs

Para obter valor das informações de terceiros, as seguradoras devem procurar insurtechs que sejam colaborativas e considerar as necessidades específicas da seguradora. Os dados devem ser acionáveis: os melhores dados permitirão que uma seguradora identifique uma área de melhoria e aja rapidamente sobre ela. Por exemplo, se os insights mostrarem que uma seguradora não está obtendo muitos negócios de mecânica de automóveis em uma determinada região, embora tenha prêmios competitivos, pode ser um problema de conscientização ou educação. A seguradora pode criar rapidamente uma campanha direcionada a corretoras especializadas neste setor informando-as sobre suas ofertas.

As seguradoras devem procurar insurtechs que não apenas forneçam um despejo de dados, mas ofereçam insights sobre o que os números significam. Detalhes sobre corretoras que vendem indenizações trabalhistas para empresas de carpintaria sem especificação de impacto podem ser de pouca utilidade. Parcerias valiosas vão além dos dados para fornecer insights, customizando relatórios e informações para atender às necessidades específicas das seguradoras.

Finalmente, as seguradoras devem solicitar amostras de dados para que possam determinar se serão úteis. Eles devem certificar-se de que as informações possam ser tratadas com relativa facilidade para que possam se concentrar no crescimento do canal de distribuição da corretoras nas áreas que desejam.

As insurtechs focadas em corretoras podem dar às seguradoras acesso a uma visão de mercado de 360 ​​graus. Mas nem todos os dados são iguais e as seguradoras devem procurar parcerias com fornecedores que possam fornecer informações que sejam acionáveis ​​e reflitam suas necessidades de negócios. Ao encontrar parceiros de dados insurtech valiosos, as seguradoras podem aumentar a distribuição das corretoras e aumentar seus negócios.

Nash Machaka é chefe de produtos e análises de seguradoras na Semsee, a plataforma para venda de seguros comerciais. Ele é responsável pela estratégia da plataforma de seguradoras que inclui a simplificação de integrações e engajamento de seguradoras – trabalhando com seguradoras para analisar dados e tendências no espaço de pequenas empresas.

As opiniões aqui expressas são do próprio autor.



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