Nenhuma informação no momento

Protegendo as instalações contra o risco de intoxicação por monóxido de carbono

08, Mar. 2024


Por Eric Spacek | Fonte: Risk Management Magazine 

Prevenção de envenenamento por monóxido de carbono

De acordo com os Centros de Controle de Doenças, mais de 100.000 pessoas nos Estados Unidos visitam salas de emergência devido a envenenamento acidental por monóxido de carbono todos os anos e mais de 400 não sobrevivem. O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor e inodoro que pode ser venenoso. Em baixas concentrações, o CO pode levar à fadiga em pessoas saudáveis e dores no peito em pessoas com doenças cardíacas. Em concentrações mais altas, pode causar náuseas, confusão, tonturas, dores de cabeça, visão prejudicada e até a morte. Aquecedores de ambiente a querosene e gás não ventilados, chaminés com vazamento, escapamento de automóveis e fornos ou equipamentos que funcionam mal podem ser fontes de monóxido de carbono.

Como o CO é difícil de detectar, um prédio pode ter um vazamento e a organização pode não ter ideia. Portanto, é importante conhecer os sinais de um problema de CO, incluindo:

  • faixas de fuligem ao redor de aparelhos que queimam combustível
  • excesso de umidade em janelas, paredes ou outras superfícies frias
  • ferrugem excessiva em tubos de combustão, outras conexões de tubulação ou tomadas de aparelhos
  • chamas laranjas ou amarelas nos aparelhos de combustão
  • pequenas quantidades de água que vazam da base da abertura da chaminé ou da tubulação de combustão
  • tijolos danificados ou descoloridos no topo da chaminé

As etapas a seguir podem ajudar as organizações a prevenir os riscos de um vazamento de monóxido de carbono e proteger todos nas instalações contra envenenamento por CO:

  1. Traga um profissional. Tenha todos os fornos, fogões a gás e lareiras verificados anualmente por um profissional qualificado que se certificará de que estão ventilando corretamente. Um profissional deve verificar se há furos de ferrugem, conexões de tubulação ruins e entupimentos, como acúmulo de fuligem ou ninhos de pássaros.
  2. Instale alarmes de monóxido de carbono em todo o edifício. Os códigos de construção exigem um alarme de monóxido de carbono se um edifício queimar combustível para aquecimento, água quente ou cozinhar, ou se a instalação tiver áreas de estacionamento fechadas. Os alarmes de CO podem salvar vidas, alertando todos no edifício sobre níveis letais de CO no ar. Teste os alarmes regularmente e substitua-os a cada cinco a sete anos.
  3. Use as saídas de ventilação da cozinha ao ligar o fogão. Os fogões causam um grande número de casos de intoxicação por CO. Mesmo que pareça que aquecer algo não gera muito calor, é importante acionar um exaustor e abrir uma janela próxima para a circulação de ar.
  4. Evite deixar os veículos parados por longos períodos de tempo. É especialmente importante proibir veículos em marcha lenta perto do sistema de entrada de ar do edifício, pois eles poderiam introduzir CO no sistema interno, potencialmente colocando vidas em risco no edifício.
  5. Só opere geradores ao ar livre. Para se preparar para uma queda de energia ou no caso de uma queda de energia, coloque geradores a 10 a 15 metros de distância da instalação.
  6. Ligue as fontes de alimentação. Considere mudar de equipamentos movidos a gasolina para equipamentos movidos a eletricidade, baterias ou ar comprimido. Além disso, nunca use ferramentas movidas a gás em ambientes fechados ou confinados, pois o CO pode permear o espaço e colocar o usuário em perigo.
  7. Limpe as chaminés da lareira. Uma combustão entupida pode reter monóxido de carbono em um edifício, por isso é importante estabelecer uma rotina de limpeza da chaminé antes de cada uso.

No caso de um incidente de intoxicação por CO, medidas preventivas como as acima também podem ajudar a demonstrar que a organização não foi negligente. Além disso, várias formas de seguro podem ajudar a proteger a organização financeiramente, incluindo apólices abrangentes de responsabilidade geral, guarda-chuva e excesso de responsabilidade. No entanto, nem toda apólice de seguro é igual. Para garantir a proteção adequada, os profissionais de risco devem falar com o agente de seguros e/ou corretor de sua organização sobre as necessidades específicas da organização. Certifique-se de discutir o que uma determinada apólice cobre, quais são os limites e o que, se alguma coisa, está excluído. Se necessário, a organização pode preencher quaisquer lacunas com outras políticas.

A proteção contra o envenenamento por monóxido de carbono deve fazer parte da lista de tarefas realizadas regularmente em toda organização. Seja o gerente do prédio ou um membro da equipe designado, alguém deve acompanhar como a organização está respondendo a esse perigo mortal.

Eric Spacek é vice-presidente assistente de controle de risco da Church Mutual Insurance Company, S.I.

Revista Gestão de Riscos - Proteção de Instalações Contra o Risco de Intoxicação por Monóxido de Carbono (rmmagazine.com)

-----------------------------------------------------------------

RISKWORLD SAN DIEGO 2024 - Associados Mantenedores interessados em fazer parte da Delegação ABGR  enviar e-mail para: abgr@abgr.com.br.

     


Esse ano, o tradicional Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência será realizado nos dias 14 e 15 de março no Rio de Janeiro.

Serão dois dias de produtiva e alegre convivência no hotel Prodigy Santos Dumont, com muito estudo, aprimoramento, atualização e troca de experiências. O hotel está estrategicamente conectado a um dos aeroportos de maior movimentação do país, o Aeroporto Santos Dumont.

Garanta sua reserva: Associados ABGR terão desconto, conforme política e categoria de participação da AIDA.

Interessados no Congresso: Enviar o nome, empresa, e-mail, profissão à abgr@abgr.com.br para posterior contato de representante da AIDA, visando a inscrição.

Vagas limitadas!!


Os associados ABGR agora têm 20% de desconto em todos os cursos da Conhecer Seguros. São diversos treinamentos sobre Seguros, Gestão e Finanças, com professores especialistas. Acesse o site e aproveite mais esse benefício: https://conhecerseguros.com.br/.../SiteCurso/CarregaCursos


Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros: 

Revista Apólice: https://revistaapolice.com.br/2024/02/apolice-295-crescendo-junto-com-o-brasil/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-261/#1

Revista Insurance Corp: https://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed51_2023.pdf

Revista Seguro Total https://revistasegurototal.com.br/2023/12/20/edicao-238-a-maior-premiacao-do-setor-de-seguros-caminha-para-as-bodas-de-prata/

Revista Segurador Brasil:https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-183/

Revista de Seguros: https://www.cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-927

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/publicacao

Revista Insurtalks:  https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-8/full-view.html

Revista Brasil Energia:  https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/136007/Bia485/4/index.html

Portal CQCS: https://cqcs.com.br/