Nenhuma informação no momento

O que os gerentes de risco precisam saber sobre como se preparar e responder a inundações

19, Mar. 2024

Por Richard Folkman | Fonte Revista Risk Management- RIMS

Recentemente, tempestades intensas inundaram Maine e New Hampshire, causando inundações generalizadas que danificaram casas e destruíram estradas. Foi a quarta tempestade desde dezembro a causar grandes inundações nesta área. Eventos meteorológicos severos como este estão a acontecer a um ritmo mais rápido todos os anos devido às alterações climáticas, tornando a preparação e o planeamento de resposta a inundações cada vez mais cruciais.

A aquisição de cobertura adequada é um primeiro passo fundamental para proteger a sua organização contra riscos relacionados com inundações, mas há trabalho adicional a fazer para mitigar as perdas. Reservar um tempo para educar você e sua organização sobre como se preparar e o que esperar em caso de inundação é igualmente importante. A seguir estão algumas das coisas mais importantes que os gerentes de risco precisam saber sobre inundações e seguro contra inundações: 

Eventos climáticos ainda menores são preocupantes

De acordo com o Insurance Information Institute, 90% dos desastres naturais nos EUA envolvem inundações. Eventos climáticos catastróficos não são os únicos que podem virar inesperadamente as operações comerciais de cabeça para baixo. Eventos mais pequenos, como rupturas de condutas de água, bocas-de-incêndio defeituosas ou má drenagem numa determinada área, são perturbações aparentemente inconsequentes que também podem causar sérios danos a uma empresa. Entre 1996 e 2019, 99% dos condados dos EUA foram afectados por inundações, levando a um pagamento médio de indemnizações por inundações de 52.000 dólares, informou a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA). Apesar deste risco, as inundações continuam a ser um dos desastres mais mal compreendidos que afectam as operações e os resultados financeiros de uma organização.

O risco de inundação pode mudar com o tempo

Como profissional de risco que avalia as suas necessidades de seguros, é tentador concluir que não há razão para pagar prémios por algo que nunca aconteceu antes. No entanto, as estatísticas mostram que os sinistros onerosos por inundações ocorrem frequentemente em áreas que normalmente não são propensas a inundações. Além disso, de acordo com a FEMA e o Programa Nacional de Seguro contra Inundações, o risco de inundações muda ao longo do tempo devido a circunstâncias como novas construções, alterações nos padrões climáticos ou alterações no terreno. Considerando que apenas um centímetro de água pode causar danos de US$ 20.000 ao seu negócio, sem mencionar o tempo gasto lidando com remediação, perda de estoque e interrupção de negócios, as organizações precisam considerar uma política separada contra inundações ou, no mínimo, entender completamente o que está em jogo se eles optarem por não comprar um.

Toda organização precisa de um plano de recuperação de desastres

Como as inundações são mais prevalentes e continuarão a aumentar em frequência e gravidade, prepare o seu negócio realizando verificações regulares. A seguradora Crawford and Company vê o pico de sinistros por enchentes em setembro, portanto, os profissionais de risco devem criar o hábito de revisar políticas, procedimentos e contingências a cada primavera. Tal como acontece com todo o planeamento de catástrofes, uma designação clara das responsabilidades associadas ao desenvolvimento e implementação do plano é crucial para o sucesso. O plano deve ser acessível fora do local a todas as partes necessárias e incluir verificação de nomes de agentes, informações de contato e números de apólices.

Também vale a pena notar que a maioria das apólices de seguro contra inundações não cobrem a interrupção dos negócios, por isso é essencial incluir contingências no plano de desastres. Considere adquirir um plano separado para cobrir esses custos como parte de sua estratégia geral de mitigação de riscos.

Esteja ciente de que o aviso prévio é incomum

Infelizmente, é raro saber antecipadamente sobre uma inundação iminente. No entanto, em alguns casos e regiões, você pode ser avisado e ter em mente alguns passos simples para evitar danos antes que ocorra a enchente. Os planos para desastres devem incluir equipes designadas para remover tapetes e quaisquer itens de tecido, pois essas são as superfícies com maior probabilidade de desenvolver mofo. Essas equipes devem fazer o que puderem para minimizar a perda de estoque, movimentando esses itens ou protegendo-os da água.

Um inventário atual do escritório ajuda a economizar um tempo valioso após uma perda

Os especialistas em seguros contra inundações recomendam que as organizações façam inventários periódicos dos seus escritórios e espaços comerciais como parte dos seus planos de preparação para catástrofes. Tire fotos de móveis de escritório, máquinas especializadas, eletrônicos, eletrodomésticos e outros utensílios. Essas imagens ajudarão a agilizar o processo de apresentação de reclamações. O ideal é tentar manter os números de série dos eletrônicos no local, pois a maioria das políticas os exige para itens com valor superior a US$ 100.

Após uma inundação, inicie a reivindicação imediatamente

Em caso de inundação, sua primeira ligação deve ser para seu agente ou corretor para que ele possa designar um avaliador o mais rápido possível. Então é hora de começar a documentar a perda. Se você conseguir fotos da enchente enquanto ela ocorre, elas ajudarão tremendamente em sua reivindicação. Documente todos os itens que precisarão ser substituídos enquanto estiverem danificados. Se o valor total da sua reclamação for superior a um determinado valor em dólares, o avaliador deverá apresentar um CPA para validar as informações, portanto, uma documentação meticulosa é crucial. Para perdas de estoque, você deve documentar os danos a cada item, o que significa abrir caixas e engradados. Observe que sua seguradora irá reembolsá-lo pelo custo direto de um item, em oposição ao valor pelo qual ele seria vendido.

Depois de documentar os danos nas fotos, a reparação deve começar imediatamente. É responsabilidade do segurado contratar uma empresa de remediação, sendo importante ressaltar que a lei proíbe avaliadores e agentes de recomendar essas empreiteiras. As empresas de remediação também nem sempre estão familiarizadas com exatamente o que é ou não coberto por uma apólice, por isso é importante compreender o que a sua cobertura inclui e contratar os serviços em conformidade.

Documentar, reter e remover

Onde quer que você o tenha adquirido, o seguro contra inundações é uma apólice direta contra perdas físicas, o que significa que a água deve mudar fisicamente alguma coisa para que o seguro cubra os danos. Antes que a empresa de remediação chegue e destrua as áreas impactadas, é importante reter amostras de acabamentos, carpetes, pisos e armários, bem como o conteúdo de quaisquer armários afetados. Observe que as inundações também podem comprometer sistemas e aparelhos HVAC.

Trabalhe com a empresa de remediação para documentar e remover todos os itens que possam causar mofo. As apólices de seguro contra inundações geralmente não cobrem mofo, danos relacionados a mofo, remediação de mofo ou qualquer equipamento HEPA necessário para tornar o espaço utilizável.

Richard Folkman é vice-presidente de operações CAT – líder de práticas de inundação e transporte na Crawford and Company.

https://www.rmmagazine.com/articles/article/2024/03/14/what-risk-managers-need-to-know-about-preparing-for-and-responding-to-floods

----------------------------------------------------------

RISKWORLD SAN DIEGO 2024 - Associados Mantenedores interessados em fazer parte da Delegação ABGR  enviar e-mail para: abgr@abgr.com.br.

     


Os associados ABGR agora têm 20% de desconto em todos os cursos da Conhecer Seguros. São diversos treinamentos sobre Seguros, Gestão e Finanças, com professores especialistas. Acesse o site e aproveite mais esse benefício: https://conhecerseguros.com.br/.../SiteCurso/CarregaCursos


Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br



Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros: 

Revista Apólice: https://revistaapolice.com.br/2024/02/apolice-295-crescendo-junto-com-o-brasil/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-261/#1

Revista Insurance Corp: https://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed52_2024.pdf

Revista Seguro Total https://revistasegurototal.com.br/2023/12/20/edicao-238-a-maior-premiacao-do-setor-de-seguros-caminha-para-as-bodas-de-prata/

Revista Segurador Brasil:https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-183/

Revista de Seguros: https://www.cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-927

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/publicacao

Revista Insurtalks:  https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-8/full-view.html

Revista Brasil Energia:  https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/136007/Bia485/4/index.html

Portal CQCS: https://cqcs.com.br/