Preços do seguro na América Latina registram queda de 5%
Fonte: Revista Apólice
https://revistaapolice.com.br/2025/10/precos-do-seguro-na-america-latina-registram-queda-de-5/
Preços dos seguros na América Latina caíram 5% no segundo trimestre, marcando uma tendência global de moderação de preços
Taxa de Seguro cibernético reduziu 17%, abrindo oportunidades para limites mais altos e melhor cobertura
De acordo com o Relatório Global do Mercado de Seguros publicado pela Marsh, consultoria de riscos e corretora de seguros líder mundial e um dos negócios da Marsh McLennan, as taxas de seguro comercial na América Latina diminuíram 5% no segundo trimestre de 2025, em comparação com 4% globalmente.
Todas as regiões apresentaram quedas na taxa composta anual no segundo trimestre, variando de 4% a 11%, exceto os Estados Unidos, onde a taxa permaneceu estável. O segundo trimestre marca a quarta queda trimestral global consecutiva, após sete anos de aumentos trimestrais, e é uma continuação da tendência de moderação da taxa observada pela primeira vez no primeiro trimestre de 2021.
As taxas de seguros patrimonial e acidentes caíram 7%, impulsionadas pelo aumento da concorrência.
- No geral, as tarifas caíram em toda a região, incluindo uma queda de 15% a 20% no Peru, um período marcado pelo aumento da concorrência e da capacidade.
- Empresas locais no Peru e na Colômbia permaneceram cautelosas em relação a riscos complexos e altas taxas de perdas.
- No México e no Peru, as seguradoras têm dado maior ênfase à qualidade do risco e à avaliação de ativos, bem como à cobertura para greves, tumultos e comoções civis (SRCC) e sabotagem e terrorismo (S&T), devido às incertezas políticas e sociais.
Os preços do seguro de responsabilidade civil caíram 1% pela primeira vez em mais de três anos.
- Tendências de queda foram observadas em toda a região.
- Houve altos níveis de concorrência na Colômbia e no México, com muitas renovações realizadas a taxas fixas ou reduzidas, especialmente para empresas com frequência de sinistros baixa e média.
- O seguro de responsabilidade civil automotiva apresentou taxas atraentes e interesse crescente de seguradoras em negócios anteriormente não listados, embora as seguradoras tenham permanecido cautelosas com clientes com altos índices de sinistros, especialmente no Peru.
Os seguros de linhas financeiras e profissionais caíram 8%, marcando o sétimo trimestre consecutivo de declínio em meio à concorrência nos mercados regionais e globais.
- O mercado de Responsabilidade Civil de Diretores e Executivos (D&O) permaneceu altamente competitivo. As renovações se beneficiaram do aumento da capacidade e dos preços competitivos, facilitando as negociações sobre limites e coberturas.
- As seguradoras estavam cautelosas em conceder reduções substanciais nas taxas para exposições percebidas como de alto risco. No entanto, continuaram a oferecer taxas atrativas para reter clientes em meio à dinâmica de mercado em constante evolução.
Os preços dos seguros cibernéticos diminuíram 17%.
- As taxas de seguro cibernético caíram mais de 10% em todos os países da região, com alguns segurados na Colômbia e no México sofrendo reduções de 30%.
- Reduções de franquia eram comuns, influenciadas pelo mercado internacional de resseguros e criando oportunidades para os clientes considerarem limites mais altos.
“A crescente competição entre seguradoras a nível global e regional, impulsionada por objetivos de crescimento ambiciosos, está provocando uma redução dos preços e uma melhoria das opções de cobertura. Neste contexto, e perante os novos desafios e incertezas decorrentes de fatores geopolíticos como tarifas e conflitos transfronteiriços, as organizações dispõem de diversas estratégias de financiamento tradicionais e alternativas atraentes para gerir os seus riscos. Por isso, é fundamental que os clientes trabalhem em estreita colaboração com consultores especializados para avaliar as suas exposições e o seu apetite pelo risco, bem como para identificar áreas onde é possível expandir a cobertura em comparação com períodos anteriores”, diz Ernesto Díaz, Líder Regional de Placement para Marsh América Latina e Caribe.
Brasil
No cenário nacional, o momento atual reflete as mesmas tendências observadas na região e globalmente. Esse ambiente favorável, aliado às boas renovações de contratos de resseguro, às perspectivas de crescimento do mercado brasileiro e ao aumento do número de seguradoras atuando no país, resulta na ampliação da capacidade do mercado, acompanhada de uma redução nas taxas.
“Este é um momento oportuno para os clientes avaliarem suas exposições ao risco. A queda nos preços oferece uma excelente oportunidade para revisar e contratar seguros de forma mais adequada, garantindo que os limites de cobertura estejam alinhados à exposição real. Essa atenção é fundamental para evitar surpresas desagradáveis no momento de um sinistro”, explica Silvana Speranza, Diretora de Placement da Marsh Brasil.
Por outro lado, segundo a especialista, fatores externos, como movimentações relacionadas às tarifas de exportação e conflitos geopolíticos, podem influenciar os valores de estoques segurados e os valores patrimoniais de forma geral. Essas variáveis representam pontos de atenção essenciais na contratação e manutenção de seguros, devendo ser revisadas periodicamente pelos segurados para assegurar uma proteção adequada.
A executiva também destaca que, no Brasil, as mudanças previstas na nova legislação do setor de seguros (Lei 15.040/24), que entrará em vigor em dezembro, trarão transformações importantes para o mercado. Essas alterações demandarão adaptações para todo o setor, mas que serão positivas trazendo mais transparência e eficiência nas relações contratuais.
https://revistaapolice.com.br/2025/10/precos-do-seguro-na-america-latina-registram-queda-de-5/
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os associados ABGR têm 20% de desconto em todos os cursos da Conhecer Seguros.
São diversos treinamentos sobre Seguros, Gestão e Finanças, com professores especialistas. Acesse o site e aproveite mais esse benefício: https://conhecerseguros.com.br/.../SiteCurso/CarregaCursos
Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!
Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados
Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos
Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br
Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros:
Revista Apólice: https://revistaapolice.com.br/2025/09/apolice-312-o-encontro-do-conhecimento/
Revista Cobertura: https://revistacobertura.com.br/noticias/cobertura-especial-noticias/revista-cobertura-edicao-279/#1
Revista Insurance Corp: https://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed61_2025.pdf
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2025/08/29/revista-seguro-total-edicao-251-os-efeitos-do-tarifaco-no-mercado-segurador-brasileiro/
Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-198/
Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-15/full-view.html
Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-934
Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-c-nseg-n-123
Revista Brasil Energia: https://brasilenergia.com.br/flip/1087
Risco Seguro Brasil: https://riscosegurobrasil.beehiiv.com/
Portal CQCS: https://cqcs.com.br/categoria/noticia/