Nenhuma informação no momento

Ômicron aumenta expectativa de sinistralidade no mercado de seguros

03, Fev. 2022

Ômicron aumenta expectativa de sinistralidade no mercado de seguros

Fonte:CQCS 

A nova onda de coronavírus, causada pela variante ômicron, deve aumentar a sinistralidade no segmento de seguros de vida. As informações são do site Valor Econômico, em matéria publicada dia 02/02.

Mesmo com boa parte da população vacinada e indícios de que essa variante pode ser mais leve, o setor não espera o mesmo impacto brutal que a pandemia teve nos resultados no início de 2021.

Bernardo Castello, membro das comissões de Produtos de Risco e por Sobrevivência da Fenaprevi, explicou ao Valor que o aumento na sinistralidade nos seguros de vida tem correlação direta com a curva de mortes.

Entretanto, como leva um tempo entre o óbito, o aviso às seguradoras e o efetivo pagamento, há um descasamento de dois ou três meses. Ou seja, se a onda atual atingir um pico em meados de fevereiro, como preveem os especialistas, as seguradoras seriam mais afetadas entre abril e maio.

Eduardo Domeque, diretor de seguros do Itaú, acredita que o impacto da atual onda para as seguradoras será menor do que em 2021. A situação atual indica um aumento na sinistralidade dos seguros de vida durante o primeiro semestre. Apesar de o cenário indicar que a porcentagem de óbitos em relação ao número de infectados deve ser menor do que a observada em 2020 e 2021, o alto número de infectados tem potencial para impactar a sinistralidade. Ainda assim, acreditamos que o impacto na sinistralidade ocorrerá de forma mais leve do que o observado nos anos anteriores”, disse.

Raphael Barreto, diretor financeiro da MAG (Mongeral Aegon), diz que hoje o Brasil vive uma pandemia de não-vacinados, que são entre 70% e 80% das internações e mortes. “Tivemos as festas de fim de ano e houve uma contaminação muito grande. A grande pergunta é até onde essa curva de mortes vai. Não acho que vá ser tão grave quanto foi em 2021, mas hoje vemos os casos aumentando”.

Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2021/12/edicao-272/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed39_2021.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-169/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2021/12/20/elementor-43925/

Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n63.html