Nenhuma informação no momento

Seguradoras vão colaborar para o sucesso dos Corretores nos desafios de 2022

04, Fev. 2022

Seguradoras vão colaborar para o sucesso dos Corretores nos desafios de 2022

Fonte: CQCS

O ano de 2021 trouxe muitas dificuldades em diversas esferas da sociedade, mas mesmo com elas, o mercado de seguros mostrou a sua força e se adaptou às novas demandas nesse período de pandemia. Porém, mais um ano está começando, e com ele novos desafios. Houve um crescimento grande por produtos de vida e saúde e o mercado precisou entender as novas necessidades das pessoas para criar soluções que atendessem a elas. Junto a isso, a maior digitalização dos processos deve seguir como uma tendência, encurtando jornadas tanto de clientes quanto de corretores e reduzindo a burocracia.

“Entendemos que 2022 será um ano bastante desafiador, ao mesmo tempo que cheio de oportunidades. Temos uma expectativa de crescer mais de 25% em relação a 2021. É um objetivo audacioso, mas acreditamos muito neste mercado, nos nossos parceiros e no nosso time. Para crescermos de forma tão desafiadora, estamos investindo na diversificação de nosso portfólio, aumentando a equipe, ampliando nossa presença com aberturas de novos escritórios no país, ajustando processos e mantendo forte os investimentos em tecnologia, sempre buscando tornar as jornadas cada vez mais simples e leves. Também estamos intensificando nossa atuação no varejo com produtos massificados para pessoas físicas e jurídicas, como os produtos residencial e empresarial, lançados no final de 2021”, comentou o diretor comercial da Pottencial Seguradora, Cláudio Leindecker.

De acordo com ele, para que o dia a dia do corretor seja facilitado, a Pottencial está investindo em soluções e tecnologias. “Mais de 50% da nossa equipe é dedicada à área de tecnologia. São pessoas focadas em desenvolver e entregar soluções que ofereçam agilidade e facilidade, não só no momento de contratação de um seguro, mas durante toda a jornada do cliente”, explicou.

Para enfrentar os desafios desse ano, o corretor também precisa se preparar. De acordo com o Diretor Comercial da CAPEMISA Seguradora, Fábio Lessa, o Corretor deve ser um verdadeiro influenciador, aproveitando as oportunidades de inovação oferecidas. “Ele pode se beneficiar dos investimentos em tecnologias desenvolvidos pelas empresas, que pensam em soluções práticas, alinhadas às suas necessidades. É preciso ter técnica e conhecimento para que se consiga diferenciar”, disse Lessa.

Segundo ele, a companhia modernizou suas plataformas de cotação e gestão dos Seguros, acelerou os encontros remotos e contribuiu para gerar desenvolvimento comercial aos Corretores. “Um exemplo é o projeto ‘Visita ao Oceano Azul’, onde mais 1.100 corretores foram impactados em 2021 e mais da metade deles aumentou sua produtividade após o encontro. Na visita, são mapeadas técnicas de como abordar os clientes e utilização de gatilhos mentais, além da apresentação de pesquisas de oportunidades regionalizadas e sugestões preciosas sobre como conduzir uma negociação”, explicou.

Dentre os desafios do ano de 2022, estão também os diferentes segmentos do mercado segurador. O Diretor de Vendas da Omint Seguros, José Florippes, falou sobre os desafios e oportunidades do ramo de vida e saúde. “Pesquisas revelam que o plano de saúde lidera a preferência dos benefícios entre os profissionais contratados no modelo CLT. De acordo com a fintech Onze, o plano de saúde ganha destaque entre os três mais desejados, com 57% de avaliação. E ele segue em evidência ao questionar quais benefícios importariam diante de uma nova oportunidade de emprego: o plano de saúde encabeça a preferência de 60%”, explicou Florippes.

Segundo ele, diante desse cenário, o corretor encontrará clientes muito mais exigentes, pois agora reconhecem e entendem a importância de ter um seguro de vida, além do contexto que exige muito mais segurança com informações, com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Contudo, ele também encontrará um mercado em crescimento.

Para entender e melhorar seus processos, a empresa realiza periodicamente pesquisas anuais junto à base de corretores. Estas informações servem para aperfeiçoar as soluções e a revitalizar o que for necessário. Um exemplo foram as mudanças implementadas no produto vida individual em 2021. “Na Omint, o relacionamento com as assessorias e corretores parceiros é ponto fundamental e inerente para construirmos uma via de mão dupla, que gere evolução constante. Isso acontece por meio de treinamentos, pesquisas e até conversas no dia a dia, isso tudo para que a gente consiga entender as principais demandas e dores desses profissionais, dos seus clientes e prospects. Entre essas iniciativas estão as reuniões de treinamento de seguros que já alcançaram cerca de 2 mil corretores participantes”, destacou o executivo. 

O Vice-presidente de Subscrição, Comercial e Marketing da AXA no Brasil, Igor Di Beo também comentou sobre esses desafios e oportunidades sobre seguros Massificados. “Em seguros Massificados, como Condomínio e Empresarial, a mudança de hábitos trazida pela pandemia, e que deve seguir em 2022 com modelos de trabalho híbridos, deslocou os riscos e os sinistros do escritório e dos condomínios comerciais para os condomínios residenciais e residências. Na AXA, nós temos trabalhado continuamente em melhorias no produto e nos serviços para Condomínios e estamos muito atentos à estratégia de preços para entregar um produto muito competitivo, que oferece vantagens tanto para o segurados quanto para o corretor”, comentou Di Beo.

Para dar suporte ao trabalho do corretor, a companhia tem apostado em algumas ações. “Temos investido muito em digitalização e otimização da esteira, para regular e indenizar rápido e com eficiência. Também apostamos muito numa relação aberta e direta entre corretor e nossa área de sinistros para sinistros mais complexos, além da melhoria constante em processos, para que nossas equipes possam se concentrar nas oportunidades e no interesse dos clientes”, apontou.

De acordo com ele, o setor de seguros vem evoluindo muito rapidamente nos últimos anos, com uma agenda muito forte de inovação pautada pela Susep e pelo mercado. “Isso exige de todos nós soluções mais ágeis, digitais e de baixo custo em produtos massificados e escaláveis, e do outro lado, no médio e no grande risco, expertise consultiva e proximidade com o cliente”, comentou.

https://www.cqcs.com.br/noticia/seguradoras-vao-colaborar-para-o-sucesso-dos-corretores-nos-desafios-de-2022/


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2021/12/edicao-272/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed39_2021.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-169/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2021/12/20/elementor-43925/

Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n63.html