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Cinco tendências que moldam o setor de seguros em 2022

15, Fev. 2022

Cinco tendências que moldam o setor de seguros em 2022

Por Insurtalks - Fonte: Digital Insurance

Aqui estão cinco tendências principais que moldarão o setor em 2022:

1. Nichos são alavancas estratégicas de crescimento

A geografia não importa mais, pois os agentes buscam novas oportunidades de negócios em áreas especializadas de especialização que vão além das fronteiras regionais. Para expandir seus negócios, as agências precisam identificar e resolver problemas para um setor econômico carente que tenha suas próprias necessidades e requisitos exclusivos. Desenvolver um nicho especializado pode atrair clientes-alvo, não importa onde eles estejam localizados.

Agentes de nicho normalmente desfrutam de menor concorrência e potencial para lucros acima da média. Sua experiência é percebida como um grande valor agregado por seus clientes, que são mais propensos a encaminhá-los para outras pessoas que precisam do mesmo seguro especializado.

Um exemplo de encontrar setores de nicho que precisam de seguro é algo como lavanderias. Este é um mercado especializado que muitas vezes pode ser subseguro. Otimização de mecanismos de busca, pacotes de seguros personalizados e uma reputação como os especialistas provaram ser bem-sucedidos na construção de uma carteira de clientes de lavanderia.

2. Melhor prevenir do que remediar

Os ataques cibernéticos atingiram números recordes em 2021. Espera-se que esse aspecto negativo da era digital aumente apenas em 2022, destacando a importância dos agentes garantirem que os clientes tenham proteção de seguro para violações de dados.

A não divulgação de informações relevantes sobre  o seguro cibernético  pode levar os agentes ao tribunal de Erros e Omissões (E&O). As agências de seguros devem ser proativas durante o processo de renovação para garantir que os clientes conheçam todas as suas opções e estejam cientes das responsabilidades de cobertura. Por quê? Porque quando as perdas acontecem, aqueles que se sentem enganados e não adequadamente aconselhados vão procurar alguém para culpar – e  o litígio  é o recurso. Qualquer quebra de contrato, divulgações impróprias, conselhos inadequados ou práticas discriminatórias podem desencadear uma ação judicial.

Pense nos três 'T's — personalizados, direcionados e oportunos. Os clientes devem receber informações relevantes que se apliquem às suas circunstâncias, recomendações específicas e estar em dia quando as apólices forem renovadas. A documentação é fundamental. Mantenha registros de todas as comunicações e forneça conselhos por meio de vários canais – mensagens automatizadas, e-mails, pop-ups de sites, para provar que os clientes foram oferecidos e estão cientes das ofertas.

3. Esteja atento à experiência do cliente

‍Com base no que vimos no ano passado em retenção de clientes, prevemos que pelo menos 25% dos agentes ativos diminuirão estrategicamente os esforços de novos negócios em 2022 para se concentrar na experiência do cliente e aumentar as taxas de retenção. Agentes com foco no longo prazo estão priorizando cada vez mais a experiência do cliente para aumentar os resultados dos negócios existentes.

Mil clientes engajados e satisfeitos que compram três apólices são mais lucrativos do que dois mil clientes frustrados comprando uma. Esses clientes altamente satisfeitos também são mais propensos a indicar amigos, familiares e colegas.

O aumento da retenção em escala depende da automação. Os principais eventos no ciclo de vida do cliente – integração, renovação, vendas cruzadas de cultivo contínuo – exigem comunicações relevantes no momento certo. Também é importante medir a satisfação do cliente. Isso dá às agências oportunidades de pedir referências a clientes atuais satisfeitos e entrar em contato com clientes insatisfeitos para abordar a melhoria.

4. Mais agentes independentes significam mais concorrência

‍Com a transferência bem-sucedida de seus cativos para agentes independentes da Nationwide concluída no ano passado, prevemos que pelo menos mais três grandes operadoras liberarão seus cativos em 2022. Mesmo que as operadoras não iniciem a mudança, mais agentes deixarão suas operadoras para iniciar seu próprio negócio este ano ou ingressar em agências independentes existentes. Dá mais opções para agentes e clientes. Muitos agentes estão dando as boas-vindas a essa mudança, pois observamos que ex-agentes Nationwide estão relatando um aumento na receita após a transição. Agentes independentes são agora empresários em vez de empregados, com potencial para maior renda e orgulho de possuir relacionamentos.

Quase todos os lançados mantiveram relações de parceria com a Nationwide. O mercado de seguros de propriedade e acidentes, em particular, está passando por uma transformação dramática que requer agilidade que os AIs podem apoiar melhor. Novos players, mudanças nas expectativas dos consumidores, consolidação e novos modelos de atendimento estão pressionando as operadoras a encontrar maneiras de melhorar a experiência do cliente e do agente.

5. As Seguradoras estão investindo dinheiro nas insurtechs

‍Otimismo é a palavra de ordem para 2022, com a sociedade se adaptando ao novo normal de trabalho remoto e transações online de consumo. Esses comportamentos solidificados estão acelerando a adoção e a inovação tecnológica. Para acompanhar, as seguradoras fizeram  grandes investimentos  em insurtechs no ano passado e estão a caminho de quebrar recordes em 2022. Um relatório recente descobriu que a  USAA  fez a maioria dos investimentos em startups, seguida pela American Family (principalmente por meio de seu braço financeiro American Family Ventures).

E, se  as tendências continuarem , o setor pode esperar menos negócios, mas os que acontecerem serão de valores maiores. As operadoras investirão em startups que apoiam o canal de distribuição de agência independente, bem como insurtechs digitais puras. Como resultado, todo o setor acelerará a transformação digital para permanecer competitivo. Esperamos ver muitas mudanças à medida que os  investimentos em insurtech  estimulam a inovação nos próximos meses, impactando todas essas tendências.

Os últimos anos de crise testaram o setor de seguros, mas estamos vendo fortes sinais de resiliência e adaptabilidade. Agências e operadoras estão adotando tecnologia moderna em um ritmo mais rápido do que já vimos e usando essas ferramentas para tornar seus negócios mais eficientes, responsivos e criativos no atendimento aos consumidores. Pode ser difícil fazer previsões devido ao ritmo acelerado das mudanças nos últimos anos, mas esses insights devem fornecer alguns guias para ajudar os agentes a prosperar, não importa o que esteja por vir.


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2021/12/edicao-272/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed39_2021.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-169/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2021/12/20/elementor-43925/

Revista de Seguros: https://www.cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-918-8A8AA8A37E8E18A1017EC49F825E169D.html

Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n63.html

Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html


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