Cinco tendências que moldam o setor de seguros em 2022
15, Fev. 2022
Cinco tendências que moldam o setor de seguros em 2022
Por Insurtalks - Fonte: Digital Insurance
Aqui estão cinco tendências principais que moldarão o setor
em 2022:
1. Nichos são alavancas estratégicas de crescimento
A geografia não importa mais, pois os agentes buscam novas
oportunidades de negócios em áreas especializadas de especialização que vão
além das fronteiras regionais. Para expandir seus negócios, as agências
precisam identificar e resolver problemas para um setor econômico carente que
tenha suas próprias necessidades e requisitos exclusivos. Desenvolver um nicho
especializado pode atrair clientes-alvo, não importa onde eles estejam
localizados.
Agentes de nicho normalmente desfrutam de menor concorrência
e potencial para lucros acima da média. Sua experiência é percebida como um
grande valor agregado por seus clientes, que são mais propensos a encaminhá-los
para outras pessoas que precisam do mesmo seguro especializado.
Um exemplo de encontrar setores de nicho que precisam de
seguro é algo como lavanderias. Este é um mercado especializado que muitas
vezes pode ser subseguro. Otimização de mecanismos de busca, pacotes de seguros
personalizados e uma reputação como os especialistas provaram ser bem-sucedidos
na construção de uma carteira de clientes de lavanderia.
2. Melhor prevenir do que remediar
Os ataques cibernéticos atingiram números recordes em 2021.
Espera-se que esse aspecto negativo da era digital aumente apenas em 2022,
destacando a importância dos agentes garantirem que os clientes tenham proteção
de seguro para violações de dados.
A não divulgação de informações relevantes sobre o seguro cibernético pode levar os agentes ao tribunal de Erros e
Omissões (E&O). As agências de seguros devem ser proativas durante o
processo de renovação para garantir que os clientes conheçam todas as suas
opções e estejam cientes das responsabilidades de cobertura. Por quê? Porque
quando as perdas acontecem, aqueles que se sentem enganados e não adequadamente
aconselhados vão procurar alguém para culpar – e o litígio
é o recurso. Qualquer quebra de contrato, divulgações impróprias,
conselhos inadequados ou práticas discriminatórias podem desencadear uma ação
judicial.
Pense nos três 'T's — personalizados, direcionados e
oportunos. Os clientes devem receber informações relevantes que se apliquem às
suas circunstâncias, recomendações específicas e estar em dia quando as
apólices forem renovadas. A documentação é fundamental. Mantenha registros de
todas as comunicações e forneça conselhos por meio de vários canais – mensagens
automatizadas, e-mails, pop-ups de sites, para provar que os clientes foram
oferecidos e estão cientes das ofertas.
3. Esteja atento à experiência do cliente
Com base no que vimos no ano passado em retenção de
clientes, prevemos que pelo menos 25% dos agentes ativos diminuirão
estrategicamente os esforços de novos negócios em 2022 para se concentrar na
experiência do cliente e aumentar as taxas de retenção. Agentes com foco no
longo prazo estão priorizando cada vez mais a experiência do cliente para
aumentar os resultados dos negócios existentes.
Mil clientes engajados e satisfeitos que compram três
apólices são mais lucrativos do que dois mil clientes frustrados comprando uma.
Esses clientes altamente satisfeitos também são mais propensos a indicar
amigos, familiares e colegas.
O aumento da retenção em escala depende da automação. Os
principais eventos no ciclo de vida do cliente – integração, renovação, vendas
cruzadas de cultivo contínuo – exigem comunicações relevantes no momento certo.
Também é importante medir a satisfação do cliente. Isso dá às agências
oportunidades de pedir referências a clientes atuais satisfeitos e entrar em contato
com clientes insatisfeitos para abordar a melhoria.
4. Mais agentes independentes significam mais concorrência
Com a transferência bem-sucedida de seus cativos para
agentes independentes da Nationwide concluída no ano passado, prevemos que pelo
menos mais três grandes operadoras liberarão seus cativos em 2022. Mesmo que as
operadoras não iniciem a mudança, mais agentes deixarão suas operadoras para
iniciar seu próprio negócio este ano ou ingressar em agências independentes
existentes. Dá mais opções para agentes e clientes. Muitos agentes estão dando
as boas-vindas a essa mudança, pois observamos que ex-agentes Nationwide estão
relatando um aumento na receita após a transição. Agentes independentes são
agora empresários em vez de empregados, com potencial para maior renda e
orgulho de possuir relacionamentos.
Quase todos os lançados mantiveram relações de parceria com
a Nationwide. O mercado de seguros de propriedade e acidentes, em particular,
está passando por uma transformação dramática que requer agilidade que os AIs
podem apoiar melhor. Novos players, mudanças nas expectativas dos consumidores,
consolidação e novos modelos de atendimento estão pressionando as operadoras a
encontrar maneiras de melhorar a experiência do cliente e do agente.
5. As Seguradoras estão investindo dinheiro nas insurtechs
Otimismo é a palavra de ordem para 2022, com a sociedade se
adaptando ao novo normal de trabalho remoto e transações online de consumo.
Esses comportamentos solidificados estão acelerando a adoção e a inovação
tecnológica. Para acompanhar, as seguradoras fizeram grandes investimentos em insurtechs no ano passado e estão a
caminho de quebrar recordes em 2022. Um relatório recente descobriu que a USAA
fez a maioria dos investimentos em startups, seguida pela American
Family (principalmente por meio de seu braço financeiro American Family
Ventures).
E, se as tendências
continuarem , o setor pode esperar menos negócios, mas os que acontecerem serão
de valores maiores. As operadoras investirão em startups que apoiam o canal de
distribuição de agência independente, bem como insurtechs digitais puras. Como
resultado, todo o setor acelerará a transformação digital para permanecer
competitivo. Esperamos ver muitas mudanças à medida que os investimentos em insurtech estimulam a inovação nos próximos meses,
impactando todas essas tendências.
Os últimos anos de crise testaram o setor de seguros, mas estamos vendo fortes sinais de resiliência e adaptabilidade. Agências e operadoras estão adotando tecnologia moderna em um ritmo mais rápido do que já vimos e usando essas ferramentas para tornar seus negócios mais eficientes, responsivos e criativos no atendimento aos consumidores. Pode ser difícil fazer previsões devido ao ritmo acelerado das mudanças nos últimos anos, mas esses insights devem fornecer alguns guias para ajudar os agentes a prosperar, não importa o que esteja por vir.
Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros
Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2021/12/edicao-272/
Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238/#1
Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed39_2021.pdf
Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-169/
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2021/12/20/elementor-43925/
Revista de Seguros: https://www.cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-918-8A8AA8A37E8E18A1017EC49F825E169D.html
Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n63.html
Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html
Webinário - A Importância e Benefícios no Investimento em Educação Corporativa