Nenhuma informação no momento

Goldman Sachs prevê endurecimento do setor de resseguro até 2024

21, Fev. 2022

Os analistas veem que o ciclo de resseguros entre 2022 e 2023 será impulsionado mais pela aversão ao risco do que pela falta de capital

Por Denise Bueno – Sonho Seguro

Fonte: Reinsurance News

Analistas do Goldman Sachs previram que uma combinação de inflação geral subjacente mais alta e o impacto das mudanças climáticas levará a um maior endurecimento do mercado de resseguros entre 2022 e 2024, com ROEs melhores, com um ciclo melhor, já que o mercado recupera as perdas dos recentes catástrofes e COVID.

Olhando para as maiores resseguradoras europeias, o Goldman Sachs, portanto, espera que os ROEs gerados nos próximos três anos sejam para ROEs de ciclo de pico, assumindo perdas climáticas normais.

Curiosamente, os analistas veem que o ciclo de resseguros entre 2022 e 2023 será impulsionado mais pela aversão ao risco do que pela falta de capital, já que a oferta de resseguros continua atendendo confortavelmente à demanda.

Em vez disso, muitas resseguradoras têm um apetite de risco mais moderado após vários anos de perdas por catástrofes elevadas, além do impacto do COVID, o que significa que as resseguradoras europeias têm lutado para atingir suas metas de lucratividade desde 2017. 

“Acreditamos que podemos ver os preços subirem em 2022, principalmente se a capacidade/capital for limitado devido a um declínio no resseguro disponível em janeiro”, afirmam. “Além disso, acreditamos que a mudança climática e o clima mais volátil serão um fator importante de médio prazo para as resseguradoras, pois são os credores/seguradores de último recurso contra perdas climáticas, e seu capital será ainda mais valioso em um mercado mais volátil.” 

Olhando especificamente para o mercado de Londres, o Goldman Sachs acredita que as taxas de resseguro estão atrasadas, dada a importância do capital de terceiros neste mercado, que até certo ponto modera os aumentos de preços, pois o capital pode entrar no mercado mais rapidamente. 

Além disso, muitos dos novos participantes neste mercado estão se concentrando em resseguros, já que uma start-up de resseguros precisa de pequenos departamentos de subscrição e sinistros, pois eles subscrevem riscos de grande valores/alta gravidade/baixa frequência.

Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2021/12/edicao-272/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238-2/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed39_2021.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-169/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/02/11/trofeu-gaivota-de-ouro-2021-premia-players-que-inovaram-no-mercado-segurador/

Revista de Seguros: https://www.cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-918-8A8AA8A37E8E18A1017EC49F825E169D.html

Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n63.html

Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html

Webinário - A Importância e Benefícios no Investimento em Educação Corporativa

Inscreva-se:https://www.sympla.com.br/evento-online/webinario-a-importancia-e-beneficios-no-investimento-em-educacao-corporativa/1470344