3 razões para Insurtechs e Corretores colaborarem
21, Mar. 2022
Via Insurtalks - Fonte: Insurance Thought Leadership
No ano passado, as insurtechs receberam US$
10 bilhões em investimentos em todo o mundo. E, à medida que a
distribuição direta ao consumidor (D2C) se torna cada vez mais popular, alguns
analistas até questionam se as insurtechs substituirão completamente o
Corretores de seguros .
Mas os corretores agregam valor que a tecnologia não
consegue replicar. Agentes independentes, em particular, têm a combinação de
contato humano, conhecimento do setor e acesso à Seguradoras necessária para
construir e reter relacionamentos com os clientes. Em vez de marginalizá-los,
as insurtechs D2C devem fazer parceria com agentes para aumentar a receita e
maximizar a satisfação do cliente.
Aqui, vamos nos aprofundar em três maneiras pelas quais
insurtechs e corretores podem se beneficiar da união de forças.
Nº 1: Corretores constroem a confiança e a lealdade do
cliente
No setor de seguros, a confiança e a lealdade do consumidor
não são apenas importantes – são essenciais.
Os clientes seguram propriedades valiosas para eles e contam
com a seguradora com a qual estão trabalhando para encontrar a melhor
cobertura. Como parte do processo, os clientes devem divulgar informações
pessoais. Eles estão confiando em seu provedor de seguros para lidar com isso
com cuidado. Confiança e lealdade andam de mãos dadas – uma quebra de confiança
afastará os clientes.
Aqui está o problema: os consumidores não confiam exatamente
nos serviços de seguro digital. Quando se trata de reivindicações, por exemplo,
a pesquisa
da Accenture mostra que…
- 49%
confiam muito em profissionais humanos.
- 12%
consideram os serviços automatizados igualmente confiáveis.
- 7%
confiam em chatbots em um nível semelhante.
Para insurtechs D2C digitais, esses números devem ser
alarmantes. Mesmo com o crescimento explosivo das insurtechs, a baixa confiança
do consumidor significa um futuro de alta rotatividade de clientes.
Para evitar esse resultado, as insurtechs da D2C precisam de
uma maneira de construir conexões pessoais que gerem confiança. O caminho mais
simples? Parceria com Corretores de Seguros.
Desde a primeira consulta, Corretores e clientes estabelecem
um relacionamento que se fortalece com o tempo.
Com cada conexão pessoal que fazem, os corretores também
ajudam as insurtechs da D2C a construir uma base de clientes mais fiel.
Do jeito que está, as insurtechs totalmente digitais dão aos
clientes poucas razões para ficar por aqui. Se os preços ou as ofertas de
produtos mudarem, os clientes não hesitarão em mudar de fornecedor. Os
corretores, no entanto, podem criar esse elo crucial entre clientes e
insurtechs. Quando os clientes sentem uma conexão, é mais provável que
permaneçam leais ao agente – e à empresa – com quem estão trabalhando.
Nº 2: Corretores fornecem orientação profissional
personalizada
As insurtechs são excelentes em inovação digital, e a
tecnologia certa pode proporcionar uma experiência de usuário suave e
conveniente. Mas quando os clientes têm dúvidas sobre sua cobertura, as
ferramentas digitais não podem oferecer muito além da orientação geral.
Por exemplo, pense em uma insurtech que depende de chatbots
de IA para responder às perguntas dos clientes. Se um proprietário perguntar:
“Preciso de seguro contra inundações?”, a capacidade de resposta do chatbot é
limitada. Neste caso, pode ser capaz de fornecer uma resposta geral. Mas o que
acontece quando o cliente não sabe o suficiente para fazer uma pergunta em
primeiro lugar? Aqui, o chatbot não pode atender às necessidades do cliente.
Os corretores podem ajudar as insurtechs da D2C a superar
essas deficiências.
Por exemplo, com o seguro contra enchentes, o corretores
pode verificar se a casa do cliente está em uma várzea – e quando o mapa da
várzea foi atualizado pela última vez.
A melhor parte dessa interação: ela direciona o cliente para
informações que ele não sabia que precisava. Isso contribui para um cliente
mais bem informado e cria confiança na experiência do corretor.
Nesse modelo, quando o preço ou as ofertas de produtos
mudam, o corretor pode educar o cliente sobre suas opções – e o cliente confia
no agente para orientá-lo para o que faz sentido.
Nº 3: Os corretores precisam das ferramentas digitais que
as Insurtechs podem oferecer
À medida que as insurtechs amadureceram, a narrativa
reinante da indústria foi enquadrada em termos de oposição – uma batalha entre
insurtechs D2C e corretores.
A realidade, porém, é que essas duas partes não precisam
competir. Os corretores podem ajudar as insurtechs a construir confiança, e as
insurtechs podem ajudar os agentes a simplificar e digitalizar suas operações.
As insurtechs podem aproveitar seus recursos tecnológicos
para abordar pontos críticos de problemas dos corretores. A tecnologia certa
(incluindo as seguintes) pode capacitar os agentes a fornecer uma experiência
de usuário perfeita, semelhante ao que as próprias insurtechs fornecem:
- Software
de classificação.
- Um
sistema de gestão.
- Infraestrutura
de TI robusta.
- Ferramentas
de distribuição omnichannel.
- Suporte
de marketing digital orientado a dados.
Os corretores habilitados para tecnologia podem ajudar mais clientes a encontrar as melhores políticas disponíveis. Com cada cliente que atendem, os agentes vão construir e aprofundar relacionamentos que deixam todos felizes – corretores, insurtechs e clientes.
Parcerias de alta potência são o futuro do seguro
Em uma indústria em rápida mudança, nem as insurtechs nem os
corretores de seguros podem se dar ao luxo de operar em um silo. Sem um toque
mais humano, as insurtechs terão dificuldades para construir as conexões que
criam clientes ao longo da vida. Enquanto isso, os agentes precisam de
ferramentas digitais para superar suas ineficiências.
Para ambas as partes, um futuro de crescimento exigirá parcerias com tecnologia. Trabalhar em conjunto pode criar caminhos mais eficientes para relacionamentos mais fortes com os clientes que fazem com que os clientes voltem .
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Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-918-8A8AA8A37E8E18A1017EC49F825E169D.html
Conjuntura CNseg :
Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html
Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132307/Bia473/index.html
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