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3 razões para Insurtechs e Corretores colaborarem

21, Mar. 2022

Via Insurtalks - Fonte: Insurance Thought Leadership

No ano passado, as insurtechs receberam US$ 10 bilhões em investimentos em todo o mundo. E, à medida que a distribuição direta ao consumidor (D2C) se torna cada vez mais popular, alguns analistas até questionam se as insurtechs substituirão completamente o Corretores de seguros .

Mas os corretores agregam valor que a tecnologia não consegue replicar. Agentes independentes, em particular, têm a combinação de contato humano, conhecimento do setor e acesso à Seguradoras necessária para construir e reter relacionamentos com os clientes. Em vez de marginalizá-los, as insurtechs D2C devem fazer parceria com agentes para aumentar a receita e maximizar a satisfação do cliente.

Aqui, vamos nos aprofundar em três maneiras pelas quais insurtechs e corretores podem se beneficiar da união de forças.

Nº 1: Corretores constroem a confiança e a lealdade do cliente

No setor de seguros, a confiança e a lealdade do consumidor não são apenas importantes – são essenciais.

Os clientes seguram propriedades valiosas para eles e contam com a seguradora com a qual estão trabalhando para encontrar a melhor cobertura. Como parte do processo, os clientes devem divulgar informações pessoais. Eles estão confiando em seu provedor de seguros para lidar com isso com cuidado. Confiança e lealdade andam de mãos dadas – uma quebra de confiança afastará os clientes.

Aqui está o problema: os consumidores não confiam exatamente nos serviços de seguro digital. Quando se trata de reivindicações, por exemplo, a pesquisa da Accenture mostra que…

  • 49% confiam muito em profissionais humanos.
  • 12% consideram os serviços automatizados igualmente confiáveis.
  • 7% confiam em chatbots em um nível semelhante.

Para insurtechs D2C digitais, esses números devem ser alarmantes. Mesmo com o crescimento explosivo das insurtechs, a baixa confiança do consumidor significa um futuro de alta rotatividade de clientes.

Para evitar esse resultado, as insurtechs da D2C precisam de uma maneira de construir conexões pessoais que gerem confiança. O caminho mais simples? Parceria com Corretores de Seguros.

Desde a primeira consulta, Corretores e clientes estabelecem um relacionamento que se fortalece com o tempo.

Com cada conexão pessoal que fazem, os corretores também ajudam as insurtechs da D2C a construir uma base de clientes mais fiel.

Do jeito que está, as insurtechs totalmente digitais dão aos clientes poucas razões para ficar por aqui. Se os preços ou as ofertas de produtos mudarem, os clientes não hesitarão em mudar de fornecedor. Os corretores, no entanto, podem criar esse elo crucial entre clientes e insurtechs. Quando os clientes sentem uma conexão, é mais provável que permaneçam leais ao agente – e à empresa – com quem estão trabalhando.

Nº 2: Corretores fornecem orientação profissional personalizada

As insurtechs são excelentes em inovação digital, e a tecnologia certa pode proporcionar uma experiência de usuário suave e conveniente. Mas quando os clientes têm dúvidas sobre sua cobertura, as ferramentas digitais não podem oferecer muito além da orientação geral.

Por exemplo, pense em uma insurtech que depende de chatbots de IA para responder às perguntas dos clientes. Se um proprietário perguntar: “Preciso de seguro contra inundações?”, a capacidade de resposta do chatbot é limitada. Neste caso, pode ser capaz de fornecer uma resposta geral. Mas o que acontece quando o cliente não sabe o suficiente para fazer uma pergunta em primeiro lugar? Aqui, o chatbot não pode atender às necessidades do cliente.

Os corretores podem ajudar as insurtechs da D2C a superar essas deficiências.

Por exemplo, com o seguro contra enchentes, o corretores pode verificar se a casa do cliente está em uma várzea – e quando o mapa da várzea foi atualizado pela última vez.

A melhor parte dessa interação: ela direciona o cliente para informações que ele não sabia que precisava. Isso contribui para um cliente mais bem informado e cria confiança na experiência do corretor.

Nesse modelo, quando o preço ou as ofertas de produtos mudam, o corretor pode educar o cliente sobre suas opções – e o cliente confia no agente para orientá-lo para o que faz sentido.

Nº 3: Os corretores precisam das ferramentas digitais que as Insurtechs podem oferecer

À medida que as insurtechs amadureceram, a narrativa reinante da indústria foi enquadrada em termos de oposição – uma batalha entre insurtechs D2C e corretores.

A realidade, porém, é que essas duas partes não precisam competir. Os corretores podem ajudar as insurtechs a construir confiança, e as insurtechs podem ajudar os agentes a simplificar e digitalizar suas operações.

As insurtechs podem aproveitar seus recursos tecnológicos para abordar pontos críticos de problemas dos corretores. A tecnologia certa (incluindo as seguintes) pode capacitar os agentes a fornecer uma experiência de usuário perfeita, semelhante ao que as próprias insurtechs fornecem:

  • Software de classificação.
  • Um sistema de gestão.
  • Infraestrutura de TI robusta.
  • Ferramentas de distribuição omnichannel.
  • Suporte de marketing digital orientado a dados.

Os corretores habilitados para tecnologia podem ajudar mais clientes a encontrar as melhores políticas disponíveis. Com cada cliente que atendem, os agentes vão construir e aprofundar relacionamentos que deixam todos felizes – corretores, insurtechs e clientes.

Parcerias de alta potência são o futuro do seguro

Em uma indústria em rápida mudança, nem as insurtechs nem os corretores de seguros podem se dar ao luxo de operar em um silo. Sem um toque mais humano, as insurtechs terão dificuldades para construir as conexões que criam clientes ao longo da vida. Enquanto isso, os agentes precisam de ferramentas digitais para superar suas ineficiências.

Para ambas as partes, um futuro de crescimento exigirá parcerias com tecnologia. Trabalhar em conjunto pode criar caminhos mais eficientes para relacionamentos mais fortes com os clientes que fazem com que os clientes voltem .

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