Nenhuma informação no momento

Seguradoras e startups desenvolvem novas soluções para o mercado segurador

13, Abr. 2022

Fonte: Insurtalks

É de interesse geral que as empresas de todos os ramos se tornem cada vez mais capazes de inovar, já que a modernização de mercadorias e utilidades geram benefícios para os consumidores e para as próprias empresas.

Na medida que determinada Companhia passa a ofertar produtos e serviços mais avançados que aqueles de padrão convencional, a demanda aumenta em busca da novidade e daquilo que está mais adequado à atualidade.

Para os clientes, o resultado é a aquisição de produtos e utilização de serviços mais avançados e funcionais.

Como as soluções são desenvolvidas?

Há várias maneiras de alcançar saídas. Depende do problema, do contexto no qual está inserido e de diversos outros fatores. 

A SulAmérica, por exemplo, ganhou o Prêmio Valor Inovação Brasil 2021, destinado às empresas mais inovadoras do país, devido a alguns projetos.

Dentre as iniciativas, estão o  “Bio Feedback”, uma solução de aferição de indicadores de saúde por meio da imagem do paciente durante uma consulta médica digital e também o uso de IA (inteligência artificial), como foco na prevenção e predição de doenças graves, além da recomendação de programas de saúde preventivos para os clientes.

Essa é uma das formas de desenvolver soluções, mas não é a única.

Algumas seguradoras estão buscando parcerias com startups para oferecer novos mecanismos para resolução de problemas.

As aceleradoras de startups

Quando um indivíduo tem uma ideia de empreendimento e decide realizar a arriscada travessia de colocá-la em prática sozinho, algumas vezes ele pode desistir por conta das dificuldades colossais que enfrentará para conseguir levar o projeto adiante.

Com a ideia de dar suporte aos empreendedores e elevar uma empresa do estágio em que está a outro bem mais elevado em pouco tempo, surgiram as aceleradoras de startups.

As aceleradoras têm foco em conseguir ajudar os empreendedores a se consolidarem no mercado e obterem bons lucros.

Estimulando o empreendedorismo

A Porto Seguro tem um programa chamado Oxigênio Aceleradora que visa atrair startups sem precisar realizar um investimento em troca de participação societária.

O foco é trabalhar a inovação nas soluções que possam gerar valor nos mercados em que a Porto Seguro atua como: seguros, produtos financeiros, crédito, saúde, automotivos e serviços.

Há interesse também em novos canais, combate a fraudes, inteligência artificial e outros.

Segundo Italo Flammia, diretor da Oxigênio Aceleradora, “O  objetivo principal da iniciativa é estimular o empreendedorismo, oferecendo suporte para que as startups possam aprimorar suas soluções. Possivelmente, se identificarmos produtos que tragam um diferencial para o portfólio da Porto Seguro, essa startup pode vir até a se tornar uma parceira da companhia”.

Incorporando tradição e inovação

A Alfa Seguros lançou um programa de inovação aberta chamado Alfa Collab.

O programa,idealizado pelo conglomerado Alfa e implementado por meio de engajamento de startups, tem como objetivo obter ganhos de eficiência e diferenciação competitiva e visa incorporar a inovação e a tradição.

Francisco Perez, Diretor de Novos Negócios,que o Alfa Collab se diferencia de uma aceleradora convencional por ser um programa vocacionado à promoção de negócios. “Em geral, as aceleradoras convencionais privilegiam a transmissão de conhecimentos e qualificação, para então buscar investidores ao final do processo. No Alfa Collab, todas as ações, mentorias e interações serão focadas desde o início no desenvolvimento de negócios.”

Acelerando para o futuro

As aceleradoras de startups se mostraram, até hoje, como soluções eficazes para todas as partes envolvidas na parceria.

As startups contam com a mentoria das seguradoras em várias áreas de conhecimento, além das rodadas de negócios, do capital aplicado pelas empresas de seguros, das atividades disponibilizadas para melhoria das capacitações e vários outros benefícios.

Para as seguradoras, há as vantagens decorrentes de usufruir das soluções desenvolvidas pelas startups.

A previsão é que haja cada dia mais projetos para impulsionar as startups no futuro porque o resultado dessa parceria beneficia a todos e ainda fomenta a inovação no Brasil.


O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de  Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR,  representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)

  


Diretor presidente e Assessora da ABGR participam de evento promovido pelo CVG-RJ em homenagem ao superintendente da Susep.

                           


Encontro entre representantes da RIMS e ABGR.

       


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 

      


Acompanhe a programação e participe gratuitamente dos próximos eventos FIA Business School:

Saiba mais e inscreva-se em : http://www1.fia.com.br/conteudo/2019/agenda-de-eventos/?utm_campaign=agenda_de_eventos_-_0404&utm_medium=email&utm_source=RD+Station





MBA ENS - Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação

Informe-se e inscreva-se em :

http://mba.ens.edu.br/curso/gestao-juridica-em-contratos-de-seguro-e-inovacao-ead?utm_source=linkedin&utm_medium=post-impulsionado&utm_content=2022-01-26


    


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/03/edicao-274/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238-2-2/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed40_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-170/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/03/03/transacoes-movimentam-o-mercado-segurador/

Revista de Seguroshttps://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-918-8A8AA8A37E8E18A1017EC49F825E169D.html

Conjuntura CNseg : https://www.cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n68.html

Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132307/Bia473/index.html