Nenhuma informação no momento

Como a automação melhora as decisões estratégicas das seguradoras?

19, Abr. 2022

Fonte: Insurtalks

Imaginem uma casa duplex com uma área total de 350 m², quintal, piscina, 2 salas e 15 outros cômodos, mas com apenas 1 quarto.

Com certeza é até difícil imaginar que algo assim existe porque o espaço sugere que é possível morar uma família de, no mínimo, 4 pessoas. No entanto, a área útil foi bastante invalidada pela restrição do número de pessoas imposta por uma barreira evidente.

Ou seja, o imóvel que permitiria muitas possibilidades, teve sua grandiosidade desperdiçada por ficar limitado a um problema tão simplório: os cômodos não foram divididos de forma tática.

Assim também funciona a automação das informações para as seguradoras: elas sofrerão um grande desperdício se não forem aproveitadas de maneira estratégica.

‍Quantidade versus Qualidade

A quantidade de informações disponíveis não costuma mais ser uma questão problemática para as seguradoras, já que há algum tempo elas investem em banco de dados ativos.

O desafio é garimpar essas informações coletadas de modo que elas consigam colaborar nas tomadas de decisões que influenciam a melhoria do negócio.

‍Os dados nos lugares certos

Na situação hipotética mencionada parágrafos atrás (o imóvel gigantesco com apenas um quarto), há como vislumbrar uma solução óbvia: transformar cômodos sobressalentes ou inutilizados em quartos. Há também como construir mais quartos, mas é sempre melhor aproveitar aquilo que já está tem.

O bom aproveitamento dos dados coletados funciona de forma parecida.

Se já existe a fonte para adquiri-los e ela fornece quantidade suficiente de informação, a problemática reside em aproveitá-las da melhor maneira.

Para isso, o primeiro passo é saber filtrar os dados para que eles sejam alocados do jeito mais funcional: cada tipo de informação no seu lugar de interesse. Catalogar qual o tipo de informação é imprescindível para a área contábil, qual é para a área jurídica, por exemplo.

‍Como distribuir as informações corretamente?

Para inserção desse tipo de recurso, a automação precisa ser estruturada para monitorar os dados à medida que eles chegam, onde as informações são extraídas, para que a distribuição dos dados seja feita de acordo com os lugares pertinentes.

‍A granularidade de dados

De acordo com a empresa de Business Intelligence Five Acts, “a granularidade de dados é a concepção em tratamento e gestão de dados segundo a qual eles são armazenados e tratados em unidades maiores ou menores. Portanto, diz respeito à escala pela qual um sistema deverá alocá-los para posteriores pesquisas, entre outros usos”.

Como exemplo, a empresa citou um banco de dados com cadastro de clientes.

Cada perfil pode conter uma unidade de dados em que constam endereço, idade,sexo, estado civil e se a pessoa tem filhos. Nessa situação, há um conjunto de dados que poderiam ser ainda mais granulares, caso cada informação dessas fosse armazenada e acessada de forma independente.

Quanto mais detalhada é a informação apresentada, mais fino é o nível de granularidade. E vice-versa.

‍É preciso saber definir a modelagem de dados

Pelo exposto acima, é possível saber que há sistemas que oferecem níveis diversos de refinamento de dados que, ao serem acionados, trazem retorno de acordo com a intenção de quem busca.

A granularidade fina (ou menor granularidade) de dados é a que apresenta informações mais esmiuçadas; já a granularidade maior, (ou grossa) significa um menor grau de detalhamento dos dados.

Sendo assim, é imprescindível escolher adequadamente um sistema de automação onde os algoritmos de aprendizado da IA ajuste os moldes para a modelagem de dados de acordo com o lugar para o qual ela está sendo destinada.

Então, se aquele determinado dado é vital para a área de vendas, é preciso enviá-lo o mais bem detalhado possível para amparar qualquer resolução do setor.

Já se for para a área contábil, talvez não seja de interesse saber o perfil comportamental detalhado do segurado. os algoritmos de aprendizado da IA ajustem os modelos

‍A jornada de automação das seguradoras é contínua

A automação bem estruturada permite realizar a entrega de informações de forma rápida e eficiente e colabora de forma definitiva para a tomada de decisões importantes nas entidades seguradoras.

Ainda que as instituições do ramo segurador já estejam investindo há anos nas tecnologias que permitem otimizar toda a cadeia do processo de sinistro, todos os dias há avanços nas áreas de IA, TI e IoT que ensejam uma jornada contínua em busca de melhorias constantes em todos os procedimentos que envolvem o seguro, as seguradoras, os corretores e os segurados.


O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de  Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR,  representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)

  


Diretor presidente e Assessora da ABGR participam de evento promovido pelo CVG-RJ em homenagem ao superintendente da Susep.

                           


Encontro entre representantes da RIMS e ABGR.

       


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 

      


Acompanhe a programação e participe gratuitamente dos próximos eventos FIA Business School:

25/04 às 19 horasPANORAMA REGULATÓRIO E TENDÊNCIAS EM ESG

CONVIDADOS: Juliana Gomes Ramalho Monteiro, Lina Pimentel Garcia

COORDENAÇÃO: João Mauricio Boaventura


26/04 às 19 horas: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

CONVIDADOS: Bárbara Torres e Ricardo Almeida de Mattos


COORDENAÇÃO: GPRO


09/05 às 19 horas: NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS NA AGENDA ESG – DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO NO BRASIL

CONVIDADO: RAFAEL CHANG

COORDENAÇÃO: João Mauricio Boaventura


20/05 às 19 horas: EQUILÍBRIO DE GÊNERO: UM CAMINHO A SER TRILHADO

CONVIDADAS: Heliani Berlato dos Santos, Raquel Santos Soares Menezes e Christiane Leles Rezende De Vita

COORDENAÇÃO: PENSA


Saiba mais e inscreva-se em : http://www1.fia.com.br/conteudo/2019/agenda-de-eventos/?utm_campaign=agenda_de_eventos_-_0404&utm_medium=email&utm_source=RD+Station





MBA ENS - Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação

Informe-se e inscreva-se em :

http://mba.ens.edu.br/curso/gestao-juridica-em-contratos-de-seguro-e-inovacao-ead?utm_source=linkedin&utm_medium=post-impulsionado&utm_content=2022-01-26


    


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/03/edicao-274/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238-2-2/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed40_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-170/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/03/03/transacoes-movimentam-o-mercado-segurador/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-918-8A8AA8A37E8E18A1017EC49F825E169D.html

Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n69.html

Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132866/Bia474/index.html