Nenhuma informação no momento

Tendências de risco para as usinas de geração eólica e solar e transmissoras de energia

25, Abr. 2022

Autor: Rodrigo Rolo - Líder da Prática de Power da Marsh Brasil

Além de alguns incidentes que o mercado de energia já costumava enfrentar, outras ameaças lançam ainda mais desafios na gestão das carteiras de seguro e resseguro do setor.

Ao longo dos anos, situações indesejadas como incêndios, quebra de máquinas, danos elétricos e alagamentos, eram as grandes responsáveis pelas interrupções das atividades de usinas de geração de energia eólica e solar, bem como transmissoras de energia, em âmbito global. Atualmente, além de todos esses fatores, outros dois tipos de riscos têm sido apontados como tendência, necessitando de um olhar mais atento.

Mudanças climáticas severas

Logo no início de 2021, as baixas temperaturas deixaram mais de 4 milhões de pessoas sem eletricidade no sul dos Estados Unidos. No estado do Texas, a transmissão de energia, produzida por usinas movidas a carvão, gás, painéis solares e eólicos, foi interrompida por cerca de 3 dias devido ao acúmulo de neve.

A discussão, no entanto, pode ser mais complexa quando entendemos que não é somente uma falta de estrutura dos negócios para lidarem com condições extremas, mas sim um problema ainda maior relacionado ao aumento dos gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera e o aquecimento global, alertando para uma mobilização focada na redução de emissão de carbono o mais urgente possível. Nos Estados Unidos, o setor de energia elétrica tem sido responsabilizado por 26,9% da emissão de gases do efeito estufa.

Ainda considerando as variações climáticas, cada vez mais frequentes e de difícil previsibilidade, é fundamental que as geradoras e transmissoras de energia tomem contato e tenham conhecimento da grande proteção que a contratação de um seguro paramétrico climático pode trazer às receitas da sua operação, esteja o risco atrelado à irradiação solar, intensidade dos ventos, hidrologia, entre outros. Esta modalidade de seguro, muito difundida no setor agropecuário, ainda tem presença bastante tímida no setor elétrico brasileiro.

Ataques cibernéticos

Apesar de fazerem parte de uma evolução necessária, possibilitando a automação e operações de grandes instalações de forma remota e centralizada, as novas tecnologias, como inteligência artificial (IA), robótica, machine learning e Internet das Coisas (IoT), acabaram expondo a segurança das empresas de forma perigosa aos riscos, ameaças e ataques cibernéticos.

O impacto desses incidentes, que muitas vezes podem causar paralisações parciais ou total dos serviços, atinge não somente os negócios, gerando multas regulatórias e prejudicando a reputação das empresas, mas a sociedade como um todo.

Nos últimos anos, as perdas cibernéticas globais aumentaram assustadoramente e devem continuar aumentando. Este ano, girou em torno de US$ 6 trilhões, um crescimento de 1.400% desde 2015.

Diante disso, empresas de energia em todo o mundo têm investido ou planejado investimentos em segurança digital. Mas é importante ressaltar que nem sempre os riscos cibernéticos estão relacionados a fontes externas, muitas perdas de dados acontecem por erros administrativos, exclusões acidentais e danificação de hardware.

Amenizando os danos com soluções específicas

É fundamental que as usinas de geração de energia bem como transmissoras tenham suas apólices de seguros muito bem desenhadas para reduzir os impactos que os eventuais danos materiais em seus ativos possam gerar aos resultados da companhia e à comunidade. Todo o processo, desde a geração e transmissão até a distribuição e comercialização de energia, deve ser atentamente estudado e os riscos minimizados para que este relevante segmento de infraestrutura continue se desenvolvendo de forma sustentável.


ABGR apoia evento on-line organizado pelo IBEF RJ - RISCOS CIBERNÉTICOS- Dia 28/04 das 19h30 às 21h00

Garanta já sua participação e inscreva-se em:https://agenda.ibefrio.org.br/curso/riscosciberneticos/?fbclid=IwAR0O0C69zO47MaVoy1aepZjMITuyYwhfHtlJvqtvjhFuzyPoXCh2Kau3H_U

Em um estudo realizado com 2,6 mil executivos em 89 países, o Brasil destacou os incidentes cibernéticos como o principal fator de preocupação em 2022, conforme 44% dos respondentes.

Neste evento teremos profissionais de diferentes especialidades para uma visão abrangente sobre o tema Riscos Cibernéticos: Cyber Security, DPO, Seguro Cyber e LGPD

Contaremos com a presença dos palestrantes José Fontenelle, Paula Caixeta Rodrigues de Oliveira, William Rocha e a moderadora Marcia Ribeiro.

Evento Gratuito, com Certificado de Participação! 


Series of live conversations with Lloyd’s leaders, underwriters, and distribution partners.

Subscribers will receive calendar invitations with Zoom links in advance of each session:

 https://communications.lloyds.com/49/3587/landing-pages/subscribe-form-blank.asp


O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de  Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR,  representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)

  


Diretor presidente e Assessora da ABGR participam de evento promovido pelo CVG-RJ em homenagem ao superintendente da Susep.

                           


Encontro entre representantes da RIMS e ABGR.

       


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 

      


Acompanhe a programação e participe gratuitamente dos próximos eventos FIA Business School:

25/04 às 19 horasPANORAMA REGULATÓRIO E TENDÊNCIAS EM ESG

CONVIDADOS: Juliana Gomes Ramalho Monteiro, Lina Pimentel Garcia

COORDENAÇÃO: João Mauricio Boaventura


26/04 às 19 horas: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

CONVIDADOS: Bárbara Torres e Ricardo Almeida de Mattos


COORDENAÇÃO: GPRO


09/05 às 19 horas: NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS NA AGENDA ESG – DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO NO BRASIL

CONVIDADO: RAFAEL CHANG

COORDENAÇÃO: João Mauricio Boaventura


20/05 às 19 horas: EQUILÍBRIO DE GÊNERO: UM CAMINHO A SER TRILHADO

CONVIDADAS: Heliani Berlato dos Santos, Raquel Santos Soares Menezes e Christiane Leles Rezende De Vita

COORDENAÇÃO: PENSA


Saiba mais e inscreva-se em : http://www1.fia.com.br/conteudo/2019/agenda-de-eventos/?utm_campaign=agenda_de_eventos_-_0404&utm_medium=email&utm_source=RD+Station





MBA ENS - Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação

Informe-se e inscreva-se em :

http://mba.ens.edu.br/curso/gestao-juridica-em-contratos-de-seguro-e-inovacao-ead?utm_source=linkedin&utm_medium=post-impulsionado&utm_content=2022-01-26

    

Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/03/edicao-274/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238-2-2/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed40_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-170/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/03/03/transacoes-movimentam-o-mercado-segurador/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-918-8A8AA8A37E8E18A1017EC49F825E169D.html

Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n69.html

Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132866/Bia