Nenhuma informação no momento

As tecnologias de seguro geram economia para as seguradoras e colaboram para a sustentabilidade ambiental

25, Abr. 2022

Fonte: Insurtalks

Há algumas décadas as mudanças climáticas já estão sendo debatidas por vários setores da sociedade.

De uns anos para cá, o debate se intensificou na sociedade e, ainda mais, no ramo segurador.

Embora possa aparentar que os problemas ecológicos são alheios ao trabalho dos corretores, executivos e parceiros de negócios da área, a indústria de seguros tem um papel importante a desempenhar na proteção ambiental.

Os corretores, por exemplo, precisam esclarecer a necessidade de seguro ambiental para seus clientes comerciais, sobretudo os que estão envolvidos com fabricação e distribuição de produtos.

Ademais, as alterações climáticas afetam as considerações de seguro e os custos para os segurados.

A emissão de gases de efeito estufa é um grande problema

De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, o maior contribuinte para os gases de efeito estufa é o transporte motorizado, baseado na queima de combustíveis fósseis (carros, motos, caminhões, por exemplo). Na indústria privada _ área que engloba o setor de seguros _ é necessário encontrar caminhos para reduzir a alta emissão de carbono causada pelo transporte usado nas inspeções presenciais, além de soluções proativas que revertam rapidamente os danos causados por eventos climáticos catastróficos, como incêndios e inundações.

Quais as barreiras?

Os obstáculos iniciais dizem respeito à dificuldade para as empresas conseguirem viabilizar atividades que são centradas no ser humano em operações remotas, mantendo o mesmo nível de confiabilidade e de eficácia.

Há exemplo no ramo imobiliário

Comprar ou alugar um imóvel é um processo que demanda tempo e disponibilidade dos clientes e dos corretores. Costuma envolver burocracias que são resolvidas em cartórios e imobiliárias.

Pensando em eliminar as burocracias, a startup do mercado imobiliário Quinto Andar surgiu em 2012 com a proposta ousada de  alugar e vender imóveis diretamente pela sua plataforma virtual.

Desde o momento do cadastro de um novo imóvel, passando pelas fotos e vídeos profissionais, até a assinatura do contrato, tudo é feito online.

Para garantir uma experiência segura em todas as etapas do processo de aluguel e venda, a empresa utiliza a tecnologia.

São quatro níveis de autenticação do usuário e há um acervo probatório de ambas as partes. Também são usadas senhas e Token (chave de segurança), por exemplo. E o contrato assinado fica armazenado por 5 anos.

A empresa certificadora contratada pelo QuintoAndar é a líder mundial em sistema de assinaturas eletrônicas e possui o ISO 27001-2013.

O ato de reconhecer firma em cartório que, em tese, envolveria a obrigatória presença do locatário, acontece sem deslocamentos, já que o QuintoAndar exige uma documentação capaz de confirmar a autoria da assinatura.

Isso facilita a vida do corretor de imóveis porque sobra mais tempo durante o processo de locação para fazer demonstrações virtuais de imóveis para os clientes, economiza o dinheiro da locomoção e ainda colabora ainda com a diminuição da liberação de gases por conta do uso de transporte.

E no ramo segurador?

Durante a pandemia de Covid-19, a insurtech Planetun liberou gratuitamente seus aplicativos web que permitem a vistoria ou inspeção remota para as empresas que ainda não possuem esta tecnologia. A ideia era eliminar o deslocamento e o contato físico para não disseminar o vírus.

Com a solução da Planetun é possível que o usuário realize a vistoria ou inspeção do seu bem, automóvel ou residência remotamente com poucos cliques no celular. O cliente recebe um link que dá acesso a um aplicativo web e segue as instruções da ferramenta, enviando as fotos necessárias para o processo diretamente para a avaliação da seguradora.

Parceria com empresa de soluções digitais

A Bradesco Seguros, empresa que investe continuamente em ferramentas digitais e otimização de processos, com objetivo de oferecer experiências ainda melhores aos clientes e corretores,começou a fazer inspeções online após a pandemia e notou todo o potencial da ação.

Em parceria com a BRQ Digital Solutions, uma das maiores empresas de transformação digital do país, passou a utilizar a solução desenvolvida por eles chamada Inspectos, uma plataforma inteligente de inspeção de produtos 100% digital que possibilita desde a gestão da operação até a análise de fraudes operacionais. 

Assim, a nova tecnologia possibilitou uma inspeção de produtos simples e rápida, podendo ser realizada pelo próprio cliente (autosserviço). Uma alternativa segura e ágil ao método de inspeção visual que exige um vistoriador técnico.

Rodrigo Herzog, Superintendente Executivo da Bradesco Auto e Ramos Elementares – empresa do Grupo Bradesco Seguros, afirmou: “Rapidamente, transformamos nossa operação de vistoria nos segmentos de seguros auto, residencial e empresarial, para nos adaptarmos ao novo cenário imposto em virtude da pandemia de Covid-19. Desta forma, intensificamos o modelo de autovistoria de veículos e imóveis. Percebemos que essa maior agilidade e segurança na prestação do serviço aumentou ainda mais a satisfação de nossos segurados”.

A economia para as seguradoras

A economia para os players do ramo segurador ocorre por conta da economia de carbono. Com o uso de uma mídia autenticada, as organizações diminuem ou substituem completamente a necessidade de uma empresa viajar para um local e inspecionar as operações.

 A partir do momento que deixa de fazer uso intenso de transportes que utilizam combustíveis fósseis como fontes de energia, essas instituições passam a economizar por reduzirem o gasto financeiro com combustíveis.

A tecnologia para inspeção de seguros continua avançando pelo mundo

A Truepic, principal plataforma de verificação de fotos e vídeos, tem um sistema de inteligência tão elaborado que já recebeu investimento até da Microsoft para detectar e eliminar deepfakes.A empresa e seus parceiros descobriram que fotos, vídeos e informações autenticadas podem substituir a necessidade de inspeções centradas no ser humano. Essa mídia fornece horários, datas, locais, orientação/direções e pixels autenticados confirmados por mais de dezenas de testes de visão computacional e detecção de fraudes em tempo real para o setor privado.

A instituição fez parceria com a EXL Service, uma empresa líder em análise de dados e operações e soluções digitais, para ajudá-los a usar a mídia autenticada para digitalizar inspeções de seguros pessoais.

Economizar e ajudar o planeta

A necessidade de diminuir a emissão de poluentes já é um problema que a indústria de seguros está consciente, dados tantos estudos e debates sobre o tema que já despertaram o alerta há tantos anos. O que ainda falta é mais engajamento dos players com a proatividade na hora de agir. Redefinir o desenho burocrático já impresso na cadeia dos processos do mercado é difícil, mas é possível.

Com tantas tecnologias inovadoras disponíveis, tanto investimento no setor, é viável desenvolver métodos eficazes e duradouros para lidar melhor com a realidade que veio para ficar.

Portanto, conforme os exemplos citados acima, as seguradoras precisam se colocar na posição de gestoras de riscos advindos dos impactos das mudanças climáticas para conseguir viabilizar meios que colaborem com a redução dos danos ao meio ambiente e, ainda, diminuir gastos decorrentes de uma cadeia de processos arcaica.


ABGR apoia evento on-line organizado pelo IBEF RJ - RISCOS CIBERNÉTICOS- Dia 28/04 das 19h30 às 21h00

Garanta já sua participação e inscreva-se em:https://agenda.ibefrio.org.br/curso/riscosciberneticos/?fbclid=IwAR0O0C69zO47MaVoy1aepZjMITuyYwhfHtlJvqtvjhFuzyPoXCh2Kau3H_U

Em um estudo realizado com 2,6 mil executivos em 89 países, o Brasil destacou os incidentes cibernéticos como o principal fator de preocupação em 2022, conforme 44% dos respondentes.

Neste evento teremos profissionais de diferentes especialidades para uma visão abrangente sobre o tema Riscos Cibernéticos: Cyber Security, DPO, Seguro Cyber e LGPD

Contaremos com a presença dos palestrantes José Fontenelle, Paula Caixeta Rodrigues de Oliveira, William Rocha e a moderadora Marcia Ribeiro.

Evento Gratuito, com Certificado de Participação! 


Series of live conversations with Lloyd’s leaders, underwriters, and distribution partners.

Subscribers will receive calendar invitations with Zoom links in advance of each session:

 https://communications.lloyds.com/49/3587/landing-pages/subscribe-form-blank.asp


O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de  Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR,  representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)

  


Diretor presidente e Assessora da ABGR participam de evento promovido pelo CVG-RJ em homenagem ao superintendente da Susep.

                           


Encontro entre representantes da RIMS e ABGR.

       


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 

      


Acompanhe a programação e participe gratuitamente dos próximos eventos FIA Business School:

25/04 às 19 horasPANORAMA REGULATÓRIO E TENDÊNCIAS EM ESG

CONVIDADOS: Juliana Gomes Ramalho Monteiro, Lina Pimentel Garcia

COORDENAÇÃO: João Mauricio Boaventura


26/04 às 19 horas: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

CONVIDADOS: Bárbara Torres e Ricardo Almeida de Mattos


COORDENAÇÃO: GPRO


09/05 às 19 horas: NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS NA AGENDA ESG – DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO NO BRASIL

CONVIDADO: RAFAEL CHANG

COORDENAÇÃO: João Mauricio Boaventura


20/05 às 19 horas: EQUILÍBRIO DE GÊNERO: UM CAMINHO A SER TRILHADO

CONVIDADAS: Heliani Berlato dos Santos, Raquel Santos Soares Menezes e Christiane Leles Rezende De Vita

COORDENAÇÃO: PENSA


Saiba mais e inscreva-se em : http://www1.fia.com.br/conteudo/2019/agenda-de-eventos/?utm_campaign=agenda_de_eventos_-_0404&utm_medium=email&utm_source=RD+Station





MBA ENS - Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação

Informe-se e inscreva-se em :

http://mba.ens.edu.br/curso/gestao-juridica-em-contratos-de-seguro-e-inovacao-ead?utm_source=linkedin&utm_medium=post-impulsionado&utm_content=2022-01-26

    

Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/03/edicao-274/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238-2-2/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed40_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-170/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/03/03/transacoes-movimentam-o-mercado-segurador/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-918-8A8AA8A37E8E18A1017EC49F825E169D.html

Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n69.html

Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132866/Bia