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O futuro pertencerá às seguradoras que mantiverem o foco na experiência do cliente

26, Abr. 2022

Fonte: Insurtalks

É uma situação comum para quem frequenta praias encontrar vendedores de cangas, de biquínis, de bijuterias artesanais, de bolas de vôlei, dentre outros artefatos úteis para esse tipo de lazer.

O que seria incomum, e num certo ponto até excêntrico, seria vender cangas e biquínis em um campo de golfe ou num centro hípico.

Sendo assim, é fácil deduzir que há lugares propícios para vender determinados produtos e serviços.

Claro que, no exemplo ilustrado acima, são produtos de fácil dedução quanto aos pontos de venda, canais de distribuição, público-alvo, necessidade de urgência na obtenção, preço e tudo mais.

No entanto, justamente por serem produtos de fácil aquisição e com uma alta possibilidade de vendagem, o que determina o sucesso ou o fracasso para os profissionais de vendas da área é a questão mais primordial de todas: a satisfação dos clientes.

‍No ramo segurador, alguns produtos são mais complexos

Obviamente, nem sempre é tão simples determinar estratégias e métricas devido à complexidade que envolve certos produtos e serviços.

Na área de seguros, há produtos mais simples de adquirir e outros, nem tanto.

 O seguro de automóvel costuma ser um tipo de fácil “manejo”para os segurados.

Após a aquisição, se o consumidor estiver satisfeito, o que mudará nos anos seguintes vai depender de poucos fatores _ aquisição de um novo carro, mudança na apólice, alteração nos preços.

Ou seja, tudo o que poderá mudar está relacionado a fatores parecidos com contas de consumo comuns, como a conta de luz, por exemplo. O valor dela é alterado de tempos em tempos pelo próprio provedor de energia elétrica, o tipo de ligação é de acordo com o perfil de cada cliente e o valor também muda de acordo com a necessidade de consumo do cliente.

Já o seguro comercial, é uma espécie de serviço no qual há mais partes propensas à variação e, por isso mesmo, é mais complexo. Muitas são as alterações possíveis: o negócio pode se expandir, a folha de pagamento pode mudar, pode ser necessário adicionar mais veículos, entrar em um novo serviço ou linha de produtos.

Então, para o segurado que for adquirir, é necessário ter mais ajuda para garantir que as coberturas sejam adequadas e alinhadas com suas expectativas.

‍O que fazer para garantir a satisfação dos clientes?

Jeff Bezos, CEO da Amazon, declarou: “Tínhamos três grandes ideias na Amazon. Estas foram colocadas em prática nos últimos 18 anos e são a razão pela qual somos tão bem-sucedidos: coloque o cliente em primeiro lugar. Inove. E seja paciente”.

Essa é uma estratégia compartilhada por um case de sucesso mundial. O CEO se tornou um dos homens mais ricos do mundo acumulando uma fortuna de US$ 123,9 bilhões seguindo os passos mencionados acima.

Portanto, não é balela que a maior vantagem competitiva de uma empresa é um cliente satisfeito.

‍Sabendo para aonde quer ir, fica mais fácil estabelecer como chegar

Partindo da certeza de que o alcance e manutenção da satisfação do segurado é condição primária para atingir o sucesso, fica a pergunta: como alcançar essa meta?

Se o resultado desejado já está estabelecido e falta saber qual será o caminho para alcançá-lo, a melhor maneira é a mesma utilizada para encontrar e se localizar em caminhos desconhecidos pelo mundo: usando um mapa.

No caso específico das empresas, esse mapa seria uma estratégia de GTM (Go-To-Marketing).

Esse tipo de estratégia é um plano de ação tático que delineia as etapas necessárias para ter sucesso em um novo mercado ou com um novo cliente.

Ela pode se aplicar a novos produtos e serviços, até o relançamento da empresa ou marca, ou, ainda, à transferência de um produto atual para um novo mercado.

É importante ressaltar que esse “mapa de estratégia” deve ser uma ferramenta fácil de ser usada e compartilhada, já que precisa ser abrangente o suficiente para ser valiosa e também ágil e fluida para ser atualizada à medida que você recebe feedback do cliente.

‍Reconhecimento dos players que mantiveram o foco no Customer Experience

O Reclame Aqui_ maior plataforma de solução de conflitos entre consumidores e empresas da América Latina_ oferece, há mais de uma década, um prêmio para 149 empresas que têm o melhor atendimento para o consumidor brasileiro.  Segue abaixo alguns dos destaques:

A Minuto Seguros foi a ganhadora na categoria “Seguros online”;

A SulAmérica ganhou na categoria “Planos de saúde”

A Bradesco Seguros venceu na categoria “Seguros gerais”

‍Mais reconhecimento com o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente.

A revista Consumidor Moderno, plataforma digital que acompanha a evolução do consumidor na sociedade e no mercado, criou um prêmio há mais de 20 anos para reconhecer os players que se destacam pela excelência no atendimento e na experiência durante essa jornada.

No ano de 2021, a ganhadora na categoria “Seguros, Ramos Gerais” foi a Tokio Marine devido à excelência em serviços ao cliente.

Na ocasião, José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine, afirmou: “Ser reconhecida como a seguradora com o melhor atendimento, especialmente considerando um cenário tão difícil como o atual, nos traz muita satisfação. Nos últimos quatro meses, estamos trabalhando com o desafio de preservar a saúde dos nossos colaboradores e manter a integralidade da nossa operação, sem deixar cair os níveis de satisfação dos corretores, assessorias e clientes. São desafios que estamos encarando com muita dedicação e o valor desse trabalho é multiplicado diante de um prêmio como esse”. E, ainda acrescentou: “O bom desempenho nesta área está atrelado às metas de todos os departamentos da companhia, indistintamente. Os resolvedores – como chamamos nossos colaboradores – são estimulados e têm autonomia para atuar na resolução dos problemas do cliente, bem como para contribuir com o processo de melhoria contínua dos nossos produtos e serviços, tornando essa relação sempre virtuosa”

‍A jornada do cliente precisa ser irretocável

Há muitos pontos de contato que afetam a Experiência do Cliente positiva ou negativamente.

Na Era Digital, os consumidores estão mais exigentes, mais intolerantes às pequenas falhas que podem ocorrer em qualquer processo.

Daí a importância máxima de estabelecer estratégias que visem preencher as expectativas do segurado nas diferentes etapas da sua jornada como consumidor.

Para isso, é preciso envolver os responsáveis pela criação dos produtos, pelo estudo dos canais de distribuição, os corretores de seguros, os parceiros e todos os demais colaboradores do negócio de seguros para alcançar o foco total na experiência do cliente e tornar a jornada do segurado perfeita.

Dessa maneira, as seguradoras poderão criar serviços baseados nas necessidades específicas de cada segurado e melhorar os negócios do ramo segurador.


A ABGR apoia evento on-line organizado pelo IBEF RJ - RISCOS CIBERNÉTICOS

Dia 28/04 das 19h30 às 21h00

Garanta já sua participação e inscreva-se em:https://agenda.ibefrio.org.br/curso/riscosciberneticos/?fbclid=IwAR0O0C69zO47MaVoy1aepZjMITuyYwhfHtlJvqtvjhFuzyPoXCh2Kau3H_U

Em um estudo realizado com 2,6 mil executivos em 89 países, o Brasil destacou os incidentes cibernéticos como o principal fator de preocupação em 2022, conforme 44% dos respondentes.

Neste evento teremos profissionais de diferentes especialidades para uma visão abrangente sobre o tema Riscos Cibernéticos: Cyber Security, DPO, Seguro Cyber e LGPD

Contaremos com a presença dos palestrantes José Fontenelle, Paula Caixeta Rodrigues de Oliveira, William Rocha e a moderadora Marcia Ribeiro.

Evento Gratuito, com Certificado de Participação! 


Series of live conversations with Lloyd’s leaders, underwriters, and distribution partners.

Subscribers will receive calendar invitations with Zoom links in advance of each session:

 https://communications.lloyds.com/49/3587/landing-pages/subscribe-form-blank.asp


O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de  Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR,  representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)

  


Diretor presidente e Assessora da ABGR participam de evento promovido pelo CVG-RJ em homenagem ao superintendente da Susep.

                           


Encontro entre representantes da RIMS e ABGR.

       


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 

      


Acompanhe a programação e participe gratuitamente dos próximos eventos FIA Business School:

26/04 às 19 horas: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

CONVIDADOS: Bárbara Torres e Ricardo Almeida de Mattos


COORDENAÇÃO: GPRO


09/05 às 19 horas: NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS NA AGENDA ESG – DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO NO BRASIL

CONVIDADO: RAFAEL CHANG

COORDENAÇÃO: João Mauricio Boaventura


20/05 às 19 horas: EQUILÍBRIO DE GÊNERO: UM CAMINHO A SER TRILHADO

CONVIDADAS: Heliani Berlato dos Santos, Raquel Santos Soares Menezes e Christiane Leles Rezende De Vita

COORDENAÇÃO: PENSA


Saiba mais e inscreva-se em : http://www1.fia.com.br/conteudo/2019/agenda-de-eventos/?utm_campaign=agenda_de_eventos_-_0404&utm_medium=email&utm_source=RD+Station





Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/04/edicao-275/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238-2-2-2/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed40_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-170/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-918-8A8AA8A37E8E18A1017EC49F825E169D.html

Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n69.html

Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132866/Bia474/index.html