Solução a curto prazo é reduzir impacto da alta de combustíveis para população, diz especialista
18, Mai. 2022
Fonte: CNN
O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás,
Eberaldo Almeida, não vê soluções imediatas para reduzir o preço dos
combustíveis no Brasil.
“O que podemos fazer numa questão mais estrutural é olhar na
ponta, o poder público pensar em soluções para os mais necessitados, como já
teve o vale gás, pensar no motorista de aplicativo, no transporte público
urbano, medidas para não afetar o mais necessitado”, afirma.
Para Almeida, o câmbio desvalorizado faz com que o Brasil
sofra mais com os efeitos da crise global de combustível.
“Em 2014 o valor do barril de petróleo estava no mesmo valor
de hoje, mas de lá para cá o real desvalorizou 120%, quer dizer, o brasileiro
ficou 120% mais pobre”, afirma.
Ele argumenta que o Brasil também sofre mais impacto por ter
uma logística muito focada no transporte rodoviário.
“O Brasil é muito focado no diesel, transporte rodoviário, a
gente tem essa distorção, diferente de países com mais transporte ferroviário
ou portos fluviais. Acabamos precisando importar mais diesel.”
O especialista explica que a Petrobras não tem poder ou
condições para definir o preço do combustível. “O que ela faz é acompanhar o
mercado, que é definido pela oferta e demanda, que neste momento está
desalinhado com a guerra na Ucrânia e a recuperação econômica após os lockdowns
em todo o mundo”, argumenta.
Almeida exemplificou o que aconteceria se a Petrobras
deliberadamente reduzisse os preços praticados.
“A Petrobras responde por 50% do mercado brasileiro, se ela
resolve vender pela metade do preço de mercado geraria desabastecimento, com um
possível leilão por combustíveis”, explica.
O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás
destaca que nunca a diferença de valor entre petróleo e diesel esteve tão
grande, próxima a cem dólares.
“Não consumimos petróleos, consumimos derivados e os
derivados tem que passar por um processo em refinarias, e nos últimos anos
tivemos uma queda na capacidade de refino no mundo, estamos num cenário de
transição energética, menos investimento em refinarias, e isso impacta a oferta
e os preços”, explica.
Entrave estados e União
Perguntado sobre a disputa entre estados e União sobre a tributação única sobre os combustíveis, Almeida explica que a lei da “monofasia” não está sendo cumprida à risca.
“O que aconteceu na regulamentação feita pelos estados é que eles estabeleceram um valor teto, que foi o do Amapá, de maior tributo, e concederam descontos. Quando concede desconto nas operações interestaduais há diferença entre um estado e outro e acaba recolhendo imposto em dois pontos e não cumprindo o que está na lei”, conclui Almeida.
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