Solução a curto prazo é reduzir impacto da alta de combustíveis para população, diz especialista

18, Mai. 2022

Fonte: CNN

O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Eberaldo Almeida, não vê soluções imediatas para reduzir o preço dos combustíveis no Brasil.

“O que podemos fazer numa questão mais estrutural é olhar na ponta, o poder público pensar em soluções para os mais necessitados, como já teve o vale gás, pensar no motorista de aplicativo, no transporte público urbano, medidas para não afetar o mais necessitado”, afirma.

Para Almeida, o câmbio desvalorizado faz com que o Brasil sofra mais com os efeitos da crise global de combustível.

“Em 2014 o valor do barril de petróleo estava no mesmo valor de hoje, mas de lá para cá o real desvalorizou 120%, quer dizer, o brasileiro ficou 120% mais pobre”, afirma.

Ele argumenta que o Brasil também sofre mais impacto por ter uma logística muito focada no transporte rodoviário.

“O Brasil é muito focado no diesel, transporte rodoviário, a gente tem essa distorção, diferente de países com mais transporte ferroviário ou portos fluviais. Acabamos precisando importar mais diesel.”

O especialista explica que a Petrobras não tem poder ou condições para definir o preço do combustível. “O que ela faz é acompanhar o mercado, que é definido pela oferta e demanda, que neste momento está desalinhado com a guerra na Ucrânia e a recuperação econômica após os lockdowns em todo o mundo”, argumenta.

Almeida exemplificou o que aconteceria se a Petrobras deliberadamente reduzisse os preços praticados.

“A Petrobras responde por 50% do mercado brasileiro, se ela resolve vender pela metade do preço de mercado geraria desabastecimento, com um possível leilão por combustíveis”, explica.

O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás destaca que nunca a diferença de valor entre petróleo e diesel esteve tão grande, próxima a cem dólares.

“Não consumimos petróleos, consumimos derivados e os derivados tem que passar por um processo em refinarias, e nos últimos anos tivemos uma queda na capacidade de refino no mundo, estamos num cenário de transição energética, menos investimento em refinarias, e isso impacta a oferta e os preços”, explica.

Entrave estados e União

Perguntado sobre a disputa entre estados e União sobre a tributação única sobre os combustíveis, Almeida explica que a lei da “monofasia” não está sendo cumprida à risca.

“O que aconteceu na regulamentação feita pelos estados é que eles estabeleceram um valor teto, que foi o do Amapá, de maior tributo, e concederam descontos. Quando concede desconto nas operações interestaduais há diferença entre um estado e outro e acaba recolhendo imposto em dois pontos e não cumprindo o que está na lei”, conclui Almeida.


 A ABGR em parceria com o Lloyd's convida a todos para o Webinar: "Como o mercado do Lloyd's funciona".

Dia 19 de maio às 16h00 ao vivo via Zoom.

Salve em sua agenda e participe! Na data e hora acima acesse o link:  

https://lloyds.zoom.us/j/89914285853?pwd=KzBEWTdRa0k1K09DM0lLdkxCalZYQT09

Webinar ID: 899 1428 5853 Password: 346237

Or Telephone: International numbers available:

https://lloyds.zoom.us/u/k2VaA5jsS



Matéria na Revista Insurance Corp Edição 41, pág 38 - Capacitação em alto nível- Parceria ABGR e QSP

A Edição 41 da Revista Insurance Corp traz na pág 38, matéria sobre a parceria ABGR e QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade em prol do desenvolvimento educacional em Gestão de Riscos. Informações sobre o Curso de Capacitação em Gestão de Riscos, que além de capacitar os participantes na norma ISO 31000:2018 também é um curso preparatório para o Exame para obtenção da Certificação Profissional Internacional C31000. O curso preparatório lançou sua 51ª turma em abril, com o exame nacional realizado no dia 27. Uma próxima turma será aberta de 16 a 23 de maio, das 8h30 às 11h30. O exame acontecerá no dia 25 de maio. Outras informações por meio do e-mail abgr@abgr.com.br. Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas.

Ed. 41 Revista IC: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.




Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 



A ABGR apoia o XVI Fórum IBEF Oil, Gas & Energy 2022 . Participe!

ASSOCIADO ABGR INSCREVA-SE COM DESCONTO CLICANDO EM

https://agenda.ibefrio.org.br/curso/xvi-forum-ibef/?parceiros=ibefrio