Nenhuma informação no momento

Gestão de Risco Contratual: Principais Considerações para Projetos de Energia Renovável

25, Mai. 2022

Fonte: Marsh

À medida que os investimentos em ativos de energia renovável crescem, poucas tarefas são tão críticas para o sucesso de um projeto quanto o gerenciamento de risco. Mas não é mais tão simples quanto comprar um produto de seguro uma única vez. O gerenciamento de risco sofisticado requer cada vez mais consideração e análise cuidadosas dos principais riscos ao longo da vida de um projeto ou em um portfólio de ativos. 

Ao supervisionar projetos de energia renovável, os profissionais de risco devem estar cientes de vários desafios comuns. Os líderes da indústria de energia renovável podem se diferenciar trabalhando com corretores experientes e bem informados para enfrentar esses desafios.

Gerenciando vários contratos

Um projeto de energia renovável normalmente envolve vários contratos, cada um deles negociado separadamente e sujeito a requisitos de seguro variáveis. Além do mais, esses acordos são frequentemente estabelecidos anos antes de qualquer cobertura de seguro associada ser adquirida.

Para as partes interessadas que negociam esses contratos, os objetivos principais são o custo e o tempo, com a gestão de riscos geralmente mais abaixo na lista de prioridades.

Credores e Consultores de Credores

Para garantir que seus interesses sejam protegidos de maneira adequada, os credores costumam contratar consultores independentes para desenvolver ou revisar os requisitos de seguro dos contratos. Esses consultores terceirizados não negociam em nome dos credores, nem recomendam cobertura apropriada para exposições ou projetos específicos. Em vez disso, eles aconselham os credores sobre quais requisitos de seguro devem ser considerados geralmente aceitáveis.

Novas Tecnologias

Uma preocupação crescente e uma área de foco contínuo para as seguradoras é o uso de tecnologia prototípica. Os subscritores provavelmente examinarão:

Quais garantias existem.

Quais custos estão embutidos nos contratos.

Quem poderia ser o responsável por reivindicações potenciais associadas a novas tecnologias.

Especialização Importa

Os proprietários de ativos de energia renovável devem selecionar corretores com experiência e recursos em energia renovável e relacionamentos sólidos com seguradoras, credores e seus consultores.

Consultores de risco especializados que entendem o setor e podem antecipar os desafios distintos dos projetos de energia renovável podem fazer uma diferença significativa. Esses consultores experientes podem permitir maior acesso à cobertura de seguro e financiamento - em última análise, rendendo melhores resultados para os portfólios de energia renovável dos proprietários de ativos.

Como um corretor experiente pode ajudar

Proprietários de ativos renováveis proativos sabem da importância em envolver seus corretores no início do processo. O corretor certo pode atuar como um guia através dos processos de gestão de risco e compra de seguros, apoiando as partes interessadas por meio de: 

·       Identificação proativa de riscos. Uma abordagem objetiva e baseada em análises para quantificar e avaliar os riscos críticos é crucial para antecipar os principais desafios que podem não estar aparentes no início. A identificação prévia de riscos pode ajudar a facilitar os requisitos de seguro e aquisições mais adiante.

·       Alocação de risco equitativo. Os corretores, juntamente com o consultor jurídico, podem revisar os acordos para garantir que o risco seja transferido de forma adequada entre as partes e que as cláusulas contratuais contemplem as exposições que são relevantes para um determinado projeto ou tecnologia.

·       Requisitos de seguro razoáveis nos contratos. As condições do mercado de seguros podem mudar substancialmente entre a data de assinatura dos contratos e a compra do seguro. Os corretores podem trabalhar com o proprietário do projeto e seu advogado para garantir que o seguro exigido seja razoável e comercialmente disponível, e para introduzir uma redação que permita maior flexibilidade em face das flutuações do mercado ao longo da vida do ativo ou contrato.

·       Termos e condições padrão para contratos importantes. A linguagem padronizada, com base no nível de conforto do proprietário do ativo e avaliada por um corretor, pode ajudar a melhorar a eficiência, ao mesmo tempo que limita o risco. Qualquer desvio proposto de tais termos e condições deve ser cuidadosamente considerado, pois pode constituir uma alteração significativa no perfil de risco.

À medida que a indústria de energia renovável continua a se expandir e os padrões de subscrição das seguradoras se tornam cada vez mais rígidos, é ainda mais vital para os proprietários de ativos adotar ferramentas e estratégias sofisticadas de gestão de risco para garantir o sucesso de longo prazo de seus projetos. Um corretor qualificado e um consultor de risco especializado podem ser a base dessas atividades.

https://www.marsh.com/br/industries/energy-and-power/insights/contractual-risk-management-renewable-energy.html


Matéria na Revista Insurance Corp Edição 41, pág 38 - Capacitação em alto nível- Parceria ABGR e QSP

A Edição 41 da Revista Insurance Corp traz na pág 38, matéria sobre a parceria ABGR e QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade em prol do desenvolvimento educacional em Gestão de Riscos. Informações sobre o Curso de Capacitação em Gestão de Riscos, que além de capacitar os participantes na norma ISO 31000:2018 também é um curso preparatório para o Exame para obtenção da Certificação Profissional Internacional C31000. O curso preparatório lançou sua 51ª turma em abril, com o exame nacional realizado no dia 27. Uma próxima turma será aberta de 16 a 23 de maio, das 8h30 às 11h30. O exame acontecerá no dia 25 de maio. Outras informações por meio do e-mail abgr@abgr.com.br. Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas.

Ed. 41 Revista IC: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.




Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 



A ABGR apoia o XVI Fórum IBEF Oil, Gas & Energy 2022 . Participe!

ASSOCIADO ABGR INSCREVA-SE COM DESCONTO CLICANDO EM

https://agenda.ibefrio.org.br/curso/xvi-forum-ibef/?parceiros=ibefrio



 A ABGR participou de cerimônia de posse da CNseg e Federações.



Voz Segura: Marcia Ribeiro entrevista Guadalupe Nascimento - Podcast:  Inclusão e Diversidade.

 Ouça em : https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-Incluso-e-Diversidade-e1hv8rk



O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de  Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR,  representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)

  

                           

Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/04/edicao-275/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-242/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-170/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-920.html

Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n70.html

Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132866/Bia474/index.html