4 estratégias para gerenciar equipes remotas com mais sucesso
25, Mai. 2022
por Tanvir Bhangoo- Fonte
Desde a década de 1990, vimos grandes indústrias serem
interrompidas por novas tecnologias e inovações. A comoditização da Internet e
da tecnologia, o aumento das demandas dos consumidores e a crescente rivalidade
competitiva forçaram as empresas a se adaptar e evoluir. Gerenciar a disrupção
tornou o cenário geral dos negócios muito mais rápido, incerto e, às vezes,
caótico.
Com a pandemia, tivemos que nos adaptar novamente a regimes
de trabalho remotos ou híbridos. Embora tenha muitas vantagens, trabalhar
remotamente traz consigo um novo conjunto de desafios que os gerentes precisam
enfrentar continuamente. Primeiro, é mais difícil ler a energia de sua equipe
quando você não está no mesmo escritório. Em segundo lugar, o número de
reuniões tende a aumentar em ambientes remotos, o que tende a diminuir a
produtividade. Terceiro, não estar na mesma sala às vezes reduz a velocidade de
execução, resultando em gargalos e falhas de comunicação.
Embora trabalhar remotamente tenha seus desafios, aqui estão
quatro estratégias que os líderes podem implementar para gerenciar melhor
equipes remotas ou híbridas e ambientes disruptivos:
1. Construa uma equipe para adaptabilidade
A capacidade mais importante para navegar em um mundo de
disrupção é a adaptabilidade. As equipes que são construídas com ênfase na
adaptabilidade são capazes de dinamizar e mudar de direção muito mais
rapidamente e têm maior probabilidade de resolver problemas que não viram
antes. Essas equipes também são capazes de navegar pela natureza do trabalho
remoto.
Os membros adaptáveis da equipe mantêm a mente aberta e podem estar mais inclinados a encontrar novas maneiras de colaborar uns com os outros, e pode ser mais fácil para eles girar continuamente para mudar os regulamentos ou regras. Em outras palavras, ser adaptável permite que as equipes realizem o trabalho, estejam trabalhando no escritório, no local do cliente ou remotamente.
2. Obtenha o buy-in
Antes de iniciar sua jornada, concentre-se em fazer com que
sua equipe compre sua visão e missão. Mostre à sua equipe por que os objetivos
são importantes e o prêmio que aguarda todos do outro lado da jornada. Estar
comprometido torna sua equipe mais propensa a enfrentar incertezas e mudanças,
especialmente quando as coisas ficam difíceis. Isso também pode reduzir a
necessidade de supervisão constante ou microgerenciamento.
Uma equipe que está comprada também sente mais
responsabilidade com seu trabalho e uns com os outros. Isso garante que as
equipes estejam focadas em obter resultados enquanto apoiam umas às outras ao
longo do caminho. A sensação de investimento resultante também ajuda, pois o
esgotamento continua aumentando e os limites entre trabalho e vida continuam a
ficar borrados enquanto se trabalha em casa.
3. Forneça um plano claro e estabeleça metas
Quando as coisas ficam caóticas, ajuda a definir claramente
seu roteiro e atribuir ações-chave à sua equipe com propriedade e responsabilidade.
Quando disperso e enfrentando a incerteza, direção é o que uma equipe mais
precisa. Fornecer à sua equipe um plano de ação claro não apenas faz você
seguir o mesmo caminho, mas também pode torná-lo mais produtivo.
Ser claro em suas entregas e estabelecer marcos concretos
pode ajudar a reduzir as distrações, facilitando a navegação pela incerteza e
pela mudança. Isso também pode reduzir as reuniões virtuais para membros
relevantes da equipe que trabalham em direção a um determinado marco, o que
pode aumentar a produtividade geral da equipe e economizar tempo valioso.
4. Comemore as pequenas vitórias
Quando você está executando e sendo puxado em várias
direções, é difícil dar um passo atrás do âmago da questão do dia-a-dia. A
maior parte do trabalho que fazemos em tempos de transformação não produz
resultados imediatos – leva tempo. Especialmente quando dispersos por
diferentes cidades ou países, é difícil ver o progresso que fizemos se não
fizermos um esforço consciente para ver a floresta, não apenas as árvores. Com
o tempo, isso pode contribuir para o esgotamento e diminuir a produtividade.
Celebrar as pequenas vitórias ajuda sua equipe a ver o progresso que estão fazendo todos os dias e coloca as coisas em perspectiva. Também une a equipe, o que é essencial quando se trabalha remotamente e não está obtendo a interação social de que precisamos
Matéria na Revista Insurance Corp Edição 41, pág 38 - Capacitação em alto nível- Parceria ABGR e QSP
A Edição 41 da Revista Insurance Corp traz na pág 38, matéria sobre a parceria ABGR e QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade em prol do desenvolvimento educacional em Gestão de Riscos. Informações sobre o Curso de Capacitação em Gestão de Riscos, que além de capacitar os participantes na norma ISO 31000:2018 também é um curso preparatório para o Exame para obtenção da Certificação Profissional Internacional C31000. O curso preparatório lançou sua 51ª turma em abril, com o exame nacional realizado no dia 27. Uma próxima turma será aberta de 16 a 23 de maio, das 8h30 às 11h30. O exame acontecerá no dia 25 de maio. Outras informações por meio do e-mail abgr@abgr.com.br. Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas.
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O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR, representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)
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