Com a oferta digital, como entregar a melhor experiência em seguros
26, Mai. 2022
Por Rafael Quintana*- Fonte: CQCS
Setor é um dos poucos que ainda mantêm uma parte
significativa dos processos no modelo tradicional
A pandemia de covid-19 acelerou novos movimentos de migração
de consumidores para o universo online, gerando um salto catalisador para a
transformação digital. Por conta das restrições do isolamento social, em todo o
mundo, vimos as pessoas adaptarem seu comportamento de compras, passando a
consumir de forma periódica — ou até exclusivamente — pelos canais
digitais.
Sabendo deste salto inovador, quando falamos sobre a
indústria de seguros, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? De que
maneira o setor de seguros, um dos poucos que ainda mantém significativa parte
de processos no modelo tradicional, vem se preparando para o mundo online? A
resposta é simples: transformação digital. Uma pesquisa da TransUnion, empresa
global de informações e insights de dados, mostra que a pandemia prejudicou
muito mais as seguradoras não transformadas digitalmente do que as demais.
O que aponta a pandemia como um impulsionador plurianual da
transformação digital, com a mudança de um mundo intermediário para um ambiente
de integração e prestação de serviços sem identificação. A disrupção já bate
firme na porta da indústria de seguros e a tendência é vermos a intensidade
desse movimento só aumentar daqui em diante.
É bem verdade que a oferta de produtos de seguros por canais
digitais não é algo novo. Pelo contrário, já existe, por aqui há algum tempo.
São várias as seguradoras oferecendo algum tipo de iniciativa digital aos seus
clientes e parceiros. Porém, cabe a pergunta: será que as seguradoras estão
realmente entregando uma experiência digital completa? Estamos preparados para
atender (e, por que não, exceder) as expectativas destas novas pessoas
consumidoras, que recentemente mergulharam de cabeça na experiência digital?
Esse novo consumidor é alguém mais experiente no consumo
através de canais digitais e por isso também mais exigente. Deseja receber a
mesma experiência de compra digital que outros setores já entregam: uma jornada
simples, com atritos na medida certa, segura e focada na sua necessidade.
Arrisco dizer que podemos estar diante de uma grande
tendência de aumento na pesquisa por novas marcas, onde aquelas empresas que
estiverem preparadas para oferecer as melhores experiências estarão em
vantagem. O futuro do processo de compra será moldado pela forma que vivemos
atualmente.
Globalmente, a TransUnion observou que seguradoras mais
avançadas no relacionamento digital com seus consumidores e parceiros de
distribuição de produtos enfrentaram melhor o período de maior impacto no
volume de negócios em suas respectivas regiões.
Como ajudamos o setor? Com soluções especializadas: analytics e data insights auxiliam as companhias a enxergar novas dimensões. Por meio do poder de dados alternativos é possível ampliar a análise de riscos e a capacidade de novos negócios. Além disso, a automação de processos traz celeridade às operações de seguros nos mais diversos ramos, uma vez que nossa solução contempla informações de mais de 600 fontes de dados para a tomada de decisão.
Ao mesmo tempo em que a transformação digital ajuda tanto
empresas e consumidores, também exige atenção. O aumento no tráfego digital
traz novas ameaças para os canais de interação com clientes neste ambiente
online. Nossa função é disponibilizar canais que facilitem a segurança de dados
das empresas. Para isso, atuar de forma colaborativa nas diferentes camadas de
combate à fraude e aumentar o poder de segurança e prevenção é essencial.
Este é o momento certo para o setor de seguros apostar na
tecnologia e inovação no mercado, captando novos usuários para os seus serviços
e criando novos relacionamentos. Ser inovador em um ambiente tradicional é
quebrar paradigmas. E nossa missão é nos reinventarmos. Te convido para
trilharmos juntos essa jornada!
*Rafael Quintana é head da Vertical de Seguros da TransUnion Brasil
O Futuro do Trabalho - Um bate-papo com o executivo e líder do mercado de seguros Newton Queiroz e o Comitê do Setor Elétrico da ABGR.
Matéria na Revista Insurance Corp Edição 41, pág 38 - Capacitação em alto nível- Parceria ABGR e QSP
A Edição 41 da Revista Insurance Corp traz na pág 38, matéria sobre a parceria ABGR e QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade em prol do desenvolvimento educacional em Gestão de Riscos. Informações sobre o Curso de Capacitação em Gestão de Riscos, que além de capacitar os participantes na norma ISO 31000:2018 também é um curso preparatório para o Exame para obtenção da Certificação Profissional Internacional C31000. O curso preparatório lançou sua 51ª turma em abril, com o exame nacional realizado no dia 27. Uma próxima turma será aberta de 16 a 23 de maio, das 8h30 às 11h30. O exame acontecerá no dia 25 de maio. Outras informações por meio do e-mail abgr@abgr.com.br. Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas.
Ed. 41 Revista IC: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.
Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.
Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do
e-mail: abgr@abgr.com.br
A ABGR apoia o XVI Fórum IBEF Oil, Gas & Energy 2022 . Participe!
ASSOCIADO ABGR INSCREVA-SE COM DESCONTO CLICANDO EM:
https://agenda.ibefrio.org.br/curso/xvi-forum-ibef/?parceiros=ibefrio
A ABGR participou de cerimônia de posse da CNseg e Federações.
Voz Segura: Marcia Ribeiro entrevista Guadalupe Nascimento - Podcast: Inclusão e Diversidade.
Ouça em : https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-Incluso-e-Diversidade-e1hv8rk
O inicio da conferência anual da RIMS marcou o encontro de Mary Roth (CEO) e Steven Chou (vice presidente) com a ABGR, representada por Christian Mendonça (conselheiro deliberativo) e Fabrizio Mascena (mediador)
Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros
Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/04/edicao-275/
Revista Cobertura:
Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf
Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-170/
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/
Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-920.html
Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n70.html
Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html