Um novo seguro obrigatório
30, Mai. 2022
Quem sabe como cuidar do seguro de trânsito são as
seguradoras e os corretores
Fonte: Antônio Penteado Mendonça / Estadão - via CQCS
O Brasil é um país fascinante, onde prevalece a vontade dos pequenos ditadores, donos de cargos públicos com poder de mudar a regra do jogo, que pouco se lixam para os interesses nacionais e fazem e desfazem de acordo com seus interesses e vaidades. Uma das melhores provas disso foi o que o governo, impulsionado por uma desastrada superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), fez com o DPVAT, o seguro obrigatório de veículos.
Ainda não estão claros os motivos que a levaram a acabar com
o seguro, mas ela não só fez isso como ainda por cima confiscou mais de R$ 4
bilhões das reservas da Seguradora Líder, uma companhia privada responsável
pelo funcionamento do seguro obrigatório.
Os R$ 4 bilhões confiscados foram ganhos de acordo com
regras baixadas pela própria Susep e não tinham um único centavo de dinheiro
público, mas isso não foi suficiente para conter os ímpetos revolucionários
dessa senhora, que não considerou sequer que o Sistema Único de Saúde (SUS)
recebia 50% do faturamento do DPVAT, valor que já foi de mais de R$ 3 bilhões
por ano.
Três bilhões de reais por ano seriam suficientes para manter
três Santas Casas de São Paulo, mas isso não teve peso na decisão, já que, como
me disse um funcionário graduado do Ministério da Economia, “a saúde tem
orçamento próprio e não precisa desse dinheiro”, mostrando absoluto
desconhecimento da realidade nacional ou descaso com a saúde pública.
O fato é que acabaram com o DPVAT. Estão usando os R$ 4
bilhões confiscados, hipoteticamente, para pagar sinistros, e a gestão do
seguro foi transferida sem licitação para a Caixa Econômica Federal, que não
está aparelhada para fazer o seguro funcionar bem, deixando dezenas de milhares
de famílias sem receber as indenizações a que têm direito.
Agora o governo acaba de criar uma comissão para estudar
alternativas para um novo seguro obrigatório de veículos, um novo DPVAT ou outro
seguro que se adeque à necessidade de oferecer à população uma proteção contra
os estragos causados pelos acidentes de trânsito, entre eles dezenas de
milhares de mortos e centenas de milhares de inválidos todos os anos.
Pois, pasme, a comissão é composta exclusivamente por
funcionários do governo, representando diferentes órgãos da administração
pública, inclusive a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que não tem
qualquer proximidade com a operação de seguros, mas sem a participação das
seguradoras ou dos corretores de seguros que lidam diariamente com o tema.
Gostaria de saber o que levou o governo a agir assim. O que
o País precisa é de um seguro que funcione e atenda às necessidades de amparo
das famílias atingidas pelos acidentes de trânsito.
Quem sabe como fazer isso são as seguradoras e os corretores de seguros. Deixá-los fora da formulação do novo seguro obrigatório e discutir o produto apenas entre funcionários do governo é como escalar a seleção de futebol com jogadores de hockey no gelo. Não vai dar certo.
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Matéria na Revista Insurance Corp Edição 41, pág 38 - Capacitação em alto nível- Parceria ABGR e QSP
A Edição 41 da Revista Insurance Corp traz na pág 38, matéria sobre a parceria ABGR e QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade em prol do desenvolvimento educacional em Gestão de Riscos. Informações sobre o Curso de Capacitação em Gestão de Riscos, que além de capacitar os participantes na norma ISO 31000:2018 também é um curso preparatório para o Exame para obtenção da Certificação Profissional Internacional C31000. O curso preparatório lançou sua 51ª turma em abril, com o exame nacional realizado no dia 27. Uma próxima turma será aberta de 16 a 23 de maio, das 8h30 às 11h30. O exame acontecerá no dia 25 de maio. Outras informações por meio do e-mail abgr@abgr.com.br. Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas.
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