Nenhuma informação no momento

Mercado sustentável e de energias renováveis revigora profissões

31, Mai. 2022

Por: Vanessa Fajardo, Especial para o Estadão

A preocupação com o meio ambiente e as soluções sustentáveis criou um amplo mercado para os profissionais dos cursos ligados às Ciências da Natureza. Na última década, com o conceito da economia verde – que visa a desenvolver o País sem causar degradação ambiental –, surgiram novas profissões, como as relacionadas a energias renováveis e edificações sustentáveis.

Em 2013, a Universidade de Fortaleza (Unifor) criou o curso de Tecnólogo de Energias Renováveis em resposta a uma demanda do mercado. “O Estado tem um potencial grande na área eólica e solar e precisávamos de um profissional que tivesse um leque mais amplo de formação, para entender o mercado e prover soluções”, explica Dayane Carneiro, professora da Unifor, engenheira eletricista e mestre em energias renováveis.

Dois anos depois, em 2015, a universidade também reestruturou a grade curricular do bacharelado em Energia Elétrica, incluindo disciplinas voltadas às energias renováveis, e atualmente oferece especialização na área, lato sensu.

A professora comenta também que o tecnólogo em energias renováveis costuma ter uma visão mais sistêmica. “Enquanto o engenheiro entende estrutura e potência de energia, o tecnólogo atua mais com o recurso local, orquestra a operação da planta pensando no uso racional de energia e impacto no ambiente. É o profissional que traz mais a visão da sustentabilidade.”

Dayane explica que o segmento de renováveis vai ser a base da transição para a economia de baixo carbono. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) mensurou o tamanho desse mercado. A estimativa é de que até 2026 a cadeia eólica gere cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos. O dado consta do relatório “Profissões do Futuro na Área de Energia e Implicações para a Formação Profissional”. O texto sugere que, para se alinhar às tendências de mercado, os currículos dos cursos superiores precisam incorporar aspectos relacionados a redes inteligentes, mobilidade elétrica e armazenamento de energia elétrica, de forma transversal e multidisciplinar.

Gabriane Aléxia de Sousa Rodrigues, de 22 anos, é aluna do curso Tecnólogo de Energias Renováveis da Unifor e acredita que o mercado para este profissional estará cada vez mais em alta. “Energias renováveis é uma área que vem crescendo em todo mundo nos últimos anos, principalmente com migração dos combustíveis fósseis para fontes de energia limpa em vários países para reduzir a poluição. A profissão é importante para fazer com que essa meta seja atingida.”

No curso de tecnólogo, Gabriane aprende sobre o funcionamento teórico e prático de fontes renováveis como eólica, solar, biomassa e hidrelétrica. “Um profissional em energias renováveis, além de contribuir para melhor eficiência de um determinado projeto, também irá analisar as implicações ambientais provenientes dele, e assim fazer com que tenha o menor impacto possível no ambiente.”

NA AGRICULTURA

Importante setor dentro do PIB (27,4% em 2021), a agricultura tem forte influência entre as profissões sustentáveis. Agora, entretanto, com uma novidade: sob impacto de ferramentas digitais. Uma publicação sobre profissões emergentes na era digital realizada por Senai, UFRGS e Agência Alemã de Cooperação Internacional mapeou alguns desses recursos. São drones, que podem sobrevoar propriedades; piloto automático, que pode automatizar as máquinas agrícolas nas lavouras; telemetria, que permite por meio de GPS analisar e tratar infestações; e ainda sensores que coletam dados referentes à saúde da planta.

O relatório aponta que cada vez mais o mercado terá a necessidade de profissionais capazes de aliar competências rurais a tecnologia, digitalização e negócios. Entre eles, os principais são técnico em Entre eles, os principais são técnico em agronegócio digital, técnico em agricultura digital e engenheiro agrônomo digital, que atuam em diferentes escalas do setor de produção, mas trabalham com ferramentas tecnológicas para otimizar processos e ampliar negócios.

O Fórum Econômico Mundial elenca, ainda, outras profissões emergentes dentro da economia verde: técnico de processamento de biocombustíveis, gerente de instalação de energia solar, especialista em recursos hídricos, técnico de serviço de turbinas eólicas, entre outros.

GEOLOGIA E AGROMINERAIS

Ainda no campo das Ciências da Natureza, há as oportunidades que vêm sendo criadas nos setores de geologia de engenharia, pesquisa mineral e agrominerais. Estes últimos insumos são extraídos na mineração e utilizados na agricultura. “O mercado de geologia de engenharia está em alta por causa das obras de descomissionamento das barragens. A pesquisa mineral aumentou por causa do investimento estrangeiro para pesquisa, principalmente de ouro, cobre e lítio”, detalha Rodrigo Viana, professor de Engenharia e Geologia da UniBH. “Os agrominerais são uma alternativa viável aos fertilizantes, pois são benéficos para as lavouras e têm custo total, em longo prazo, mais barato”, destaca.

Por fim, Viana ressalta que, para além de formação técnica sólida, o profissional da área deve possuir um olhar “econômico-social” da carreira. “Competências como língua estrangeira, domínio de softwares e polivalência são outros requisitos básicos.”


WEBINAR: Agora é Lei: Canal de Denúncias Obrigatório para Empresas em Portugal.

Evento online organizado pela WhistleOn, empresa internacional do Grupo Ouvidor Digital, com sede em Portugal.
Webinar em parceria com a Compliance Nordeste.



O Futuro do Trabalho - Um bate-papo com o executivo e líder do mercado de seguros Newton Queiroz e o Comitê do Setor Elétrico da ABGR.



Matéria na Revista Insurance Corp Edição 41, pág 38 - Capacitação em alto nível- Parceria ABGR e QSP

A Edição 41 da Revista Insurance Corp traz na pág 38, matéria sobre a parceria ABGR e QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade em prol do desenvolvimento educacional em Gestão de Riscos. Informações sobre o Curso de Capacitação em Gestão de Riscos, que além de capacitar os participantes na norma ISO 31000:2018 também é um curso preparatório para o Exame para obtenção da Certificação Profissional Internacional C31000. O curso preparatório lançou sua 51ª turma em abril, com o exame nacional realizado no dia 27. Uma próxima turma será aberta de 16 a 23 de maio, das 8h30 às 11h30. O exame acontecerá no dia 25 de maio. Outras informações por meio do e-mail abgr@abgr.com.br. Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas.

Ed. 41 Revista IC: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.




Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 



A ABGR apoia o XVI Fórum IBEF Oil, Gas & Energy 2022 . Participe!

ASSOCIADO ABGR INSCREVA-SE COM DESCONTO CLICANDO EM

https://agenda.ibefrio.org.br/curso/xvi-forum-ibef/?parceiros=ibefrio



 A ABGR participou de cerimônia de posse da CNseg e Federações.



Voz Segura: Marcia Ribeiro entrevista Guadalupe Nascimento - Podcast:  Inclusão e Diversidade.

 Ouça em : https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-Incluso-e-Diversidade-e1hv8rk


                          

Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólicehttps://www.revistaapolice.com.br/2022/05/edicao-276/

Revista Coberturahttps://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-242/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-171/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-920.html

Conjuntura CNseg https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n71.html

Revista Insurtalkshttps://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html

Revista Brasil Energia:https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132866/Bia474/index.html