Corretor é o melhor canal de vendas no mercado de seguros
03, Jun. 2022
Fonte: Insurtalks
O surgimento das insurtechs trouxe para o mercado segurador
um movimento mais intenso de modernização de processos e de reestruturação de
conceitos. Esse fato estabeleceu novos moldes na relação entre as seguradoras,
os corretores e os segurados.
O comportamento do consumidor mudou
Por causa da imersão digital cotidiana, as pessoas passaram
a ter uma relação de consumo com os produtos que é, na maioria das vezes,
pautada pela opinião de outros usuários sobre a experiência que aquele
determinado produto proporciona.
Os clientes têm uma conexão emocional com as marcas
Por conta do novo tipo de comportamento do consumidor, os
laços com a marca atrelada ao produto ou serviço adquirido tomaram contornos
emocionais. Ou seja, se a experiência for boa, o cliente divulgará sua opinião
no espaço da empresa para manifestação ou, o que é mais comum, nas suas
próprias redes sociais; se a experiência for ruim, a probabilidade é ainda
maior de o cliente divulgar sua insatisfação por todas as mídias sociais
disponíveis e angariar diversas opiniões negativas sobre a marca por pessoas
que sequer a experimentaram.
O corretor é quem dá a referência para o usuário final
Andre Gregori, CEO da Thinkseg, considera que todas as ações de uma pessoa estão baseadas em referências. Ele declarou “Se pegamos um Uber, olhamos a reputação do motorista. Se vamos comprar um produto, olhamos o que as pessoas falaram dele na internet. Por que o seguro precisa ser diferente? Não precisa ser, e quem pode dar essa referência para o usuário final é o corretor”
As previsões falharam
Em 2016, Carolyn Bronson, da Insurance Business America,
escreveu um artigo, que explicava as “Sete razões pelas quais o corretor de
seguros é uma profissão morta andando”. A ideia defendida era de que as
insurtechs iriam transformar o setor de tal modo que os corretores seriam
dispensáveis, já que as vendas seriam feitas diretamente ao consumidor.
Algumas insurtechs apostaram nessa ideia e recuaram
As insurtechs estrangeiras Lemonade e Metromile são dois
exemplos de empresas que apostaram no conceito de ser “apenas online, sem papel
ou corretores de seguros". Para isso, tinham a ideia de que era possível vender as
coberturas pelas plataformas de corretores digitais (chatbots), substituindo
qualquer subscrição humana ou tomada de decisão e, dessa maneira, retornar para
o cliente um pacote de cobertura recomendado.
Na prática, a teoria é outra
No entanto, o que foi oferecido ao mercado foi bem
diferente. A tecnologia deixou os clientes de seguros vasculhando páginas de entrada
manual de dados, apenas para encontrar um menu de indicações de taxas sem
sentido de várias operadoras. Após a seleção, o comprador era encaminhado ao
site de uma seguradora e, a partir daí, o usuário precisava, muitas vezes,
iniciar o processo de entrada de dados e cotação toda do zero.É claro que
depois da experiência, as insurtechs recuaram da ideia de retirar o corretor da
cadeia de distribuição de seguros.
A Porto reconhece a importância dos corretores e investe
em campanha
A Porto promoveu uma live, nesta quarta-feira,
01/06/2022, para anunciar a nova
campanha para os corretores de seguros chamada “Fecha com a Porto”. O evento
foi transmitido pelo canal da Porto “Corretor é pra sempre!”, no YouTube.
De acordo com Luiz Arruda, vice-presidente de Marketing,
Clientes e Dados, a campanha terá 7 meses de duração, de junho até final de
dezembro. “Ele contempla produtos das três verticais de negócios da Porto.
Porém, apesar delas estarem na campanha, não são todos os produtos que estão
participando. Cada um dos produtos valerão pontos e a ideia é que durante toda
a campanha, os participantes acumulem esse ponto de acordo com os desafios
estipulados.” (Fonte: CQCS)
Investimento que já rende frutos
A Porto está sempre investindo nos corretores e já começou a
colher frutos desse investimento.
Roberto Santos, presidente da Porto, destacou, em entrevista exclusiva
ao CQCS, que as vendas do Azul, Seguro Auto por Assinatura, realizadas pelos
Corretores de Seguros foi 10 vezes maior que o contato direto do consumidor com
a companhia. Ele declarou: “Numa mesma jornada, idêntica jornada, tivemos um
indicador de 10 vezes mais eficiência no canal corretor, o que só comprova que
o corretor faz um trabalho brilhante no Brasil e no mundo, ele é extremamente
necessário”
A lenda de que insurtechs são inimigas do corretor
O fundador do CQCS, Gustavo Doria Filho, declarou na última
edição do “Pare e Pense”, que foi ao ar na TV CQCS: “Existe a lenda de que as
insurtechs são inimigas do corretor. O fracasso, a péssima performance de
gigantes como Lemonade e Metromail
jogaram por água abaixo esse foco”
Azul, Seguro Auto por Assinatura é a prova de que essa
inimizade é uma lenda
Ainda na mesma edição do “Pare e Pense”, Gustavo Doria
afirmou que a Azul, seguro Auto por Assinatura está no mercado para provar que
a afirmação de que insurtechs são inimigas do corretor é uma lenda . ”É um
produto de insurtech que visa alcançar um público não coberto, 100% digital,
que abriu espaço para o corretor distribuir e criou uma capacitação para este
profissional ser autorizado a isso”, pontuou.
Doria declarou, ainda, sobre o fato de a performance do
corretor é 10 vezes melhor que a do google, quando se trata da distribuição de
seguros.: “Insurtechs, invistam no Corretor, existem profissionais que querem
vender seus produtos. Roberto Santos falou e a Porto provou: o Corretor de
seguros é 10 vezes mais eficiente que o google na hora de distribuir seguros”.
(Fonte: CQCS)
Corretores e insurtechs são os melhores aliados
As insurtechs possuem a tecnologia certa para proporcionar
uma experiência de usuário rápida e moderna. No entanto, tem algumas situações
nas quais apenas o atendimento humano pode resolver. Quando os clientes têm
dúvidas sobre sua cobertura, as ferramentas digitais não podem oferecer muito
além da orientação geral. Por exemplo, pense em uma insurtech que depende de
chatbots de IA para responder às perguntas dos clientes. Nestes casos, essas
tecnologias são capazes de fornecer uma resposta geral. Mas o que acontece
quando o cliente precisa esclarecer dúvidas mais específicas? Ele recorre ao
atendimento de um consultor especializado.
Corretor liberado para atuar diretamente com o cliente
Essa é a mesma ideia aplicada à distribuição de seguros. O componente tecnológico trabalha como uma ferramenta que facilita o trabalho do corretor, mas ela não o substitui. A tecnologia automatiza e simplifica todo o ciclo de vida do cliente do corretor de seguros - desde a entrada de dados do cliente até as contas de classificação e marketing, apresentação de cotação, vinculação de apólice e integração de novos clientes. Assim, sobra tempo para o corretor focar nos processos específicos relacionados ao cliente: vendas cruzadas, atendimento ao cliente, esclarecimento de dúvidas mais específicas, comparação de coberturas e esforços de retenção.
UK & Brazil: Partners in Energy 2022 - Powering Net Zero. Inscrições se encerram hoje dia 03.06.22
Evento anual do governo Britânico que busca promover e estreitar a parceria entre o Reino Unido e o Brasil no setor energético, através do compartilhamento de conhecimento e intercâmbio comercial. É uma plataforma para empresas britânicas e brasileiras e agências governamentais discutirem o futuro do setor de energia, seus desafios e oportunidades, além de ganharem uma visão mais aprofundada acerca da regulamentação, novas tecnologias e soluções nas áreas de interesse comum.
Em sua 9ª edição, a conferência tem como objetivo elevar o perfil do Reino Unido como o líder global em crescimento limpo, tecnologia e inovação - impulsionando a jornada rumo ao Net Zero.
Data: Terça-feira, 07 de Junho de 2022
Local: Belmond Copacabana Palace - Av. Atlântica, 1702, Rio de Janeiro, RJ - Brasil Horário: 08:00h - 18:00h
Destaque para o painel SEGUROS E RESSEGUROS DE ENERGIA RENOVÁVEL, evento do Lloyd´s, WTW e Gallagher
Hora:14:30 - 16:00 BRT
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Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros
Revista Apólice:
Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-242/#1
Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf
Revista Segurador Brasil:
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/
Revista de Seguros:
Conjuntura CNseg :
Revista Insurtalks: https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html