Nenhuma informação no momento

Em constante renovação

03, Jun. 2022

Fonte: JNS

Christian Negreiros Mendonça, corretor e gestor de riscos e seguros, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR)

Caro amigo gestor de riscos e seguros e colega de mercado. Se ao ler o título desse artigo pensou em algo relativo à renovação de nossos conhecimentos e capacitações enquanto profissionais de mercado, você acertou! Agora, se você pensou em algo relativo as mudanças regulatórias, normas e regras nas operações de seguro em nosso setor, acertou também!

Porém, se pensou em mudanças e renovações de produtos, clausulados e formas diferenciadas de garantir coberturas securitárias, acertou mais ainda! No entanto, na verdade mesmo, vou falar de tudo isso em um processo e rotina que estou certo de que você irá se reconhecer e concordar comigo: as renovações de apólices e programas de seguros.

Quantas vezes você se pegou refletindo e reconhecendo que, tão logo você conclui a renovação de determinada apólice ou programa de seguros, não chega nem a ter tempo de respirar e celebrar a conclusão da renovação recém-concluída, e já está pensando e atuando na próxima renovação desta mesma apólice (ou programa de seguro)? Acredito que muitos de vocês responderam afirmativamente.

Nos dias atuais, e se verificarmos o comportamento do mercado de seguros corporativos nos últimos anos, essa é uma constante. Com mercados cada vez mais seletivos e criteriosos na aceitação de diferentes tipos de riscos e segmentos, o trabalho de renovação de apólices e programas de seguros tem se tornado mais intenso e complexo, além de demandar maior preparação e consumo de tempo dos gestores de riscos e das empresas seguradas.

E isto está diretamente relacionado, não apenas ao setor de atuação de diferentes empresas, nem apenas aos diferentes ramos de seguros disponíveis, mas ao conjunto destes fatores, somados ainda as possibilidades e necessidades de criação de coberturas e clausulados cada vez mais customizados e diferenciados entre si, além da necessidade de haver e se permitir um conhecimento cada vez mais profundo e detalhado das operações das empresas, seus riscos associados, planos de gestão de ativos, estratégias de desenvolvimento de mercado e crescimento, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, práticas de sustentabilidade, e por aí vai. A lista pode ser interminável.

Soma-se a isso um mercado que passou (e ainda passa) por movimentos de endurecimento de capacidade, consolidação e fusões de seguradoras, revisão e redução de capacidades de resseguro e maior seleção para concessão de capacidade. Desta forma chegamos à condição e necessidade de atuar e iniciar os trabalhos de renovação de programas de seguros, tão logo se conclui a renovação, começando pela revisão das iniciativas de sucesso e de pontos a melhorar decorridos da renovação recém-concluída, e utilizando essas primeiras conclusões para estabelecer e moldar a estratégia de renovação futura, determinando novos objetivos e ambições, plano de abordagem de mercado, inspeções de riscos variadas, oportunidades de modificação de clausulas e coberturas, etc.

Ufa! Parece que precisamos de um ano com mais de 12 meses para poder conduzir todas essas etapas. Porém, não se engane: esse é o “new normal” no setor corporativo de seguros, especialmente para grandes riscos, bem como os chamados riscos de specialty.

Felizmente, existe espaço e disposição de diferentes mercados e consultores em abraçar essa estratégia e atuar em conjunto aos gestores de riscos e seguros nestas diferentes etapas, buscando concretizar ao final de todas essas fases, objetivos em realizações.

Porém, não se engane: quem não se preparar e trabalhar detalhadamente desde o planejamento, condução e até as fases finais da renovação, vira vidraça. Assim, reforce suas “janelas” e se “blinde” de qualidade de informação, qualidade de operação e um bom plano de renovação.

*Christian Negreiros Mendonça é profissional do mercado de seguros há mais de 20 anos, corretor e gestor de riscos e seguros, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR) e, individualmente, associado ao RIMS – The Risk Management Society


UK & Brazil: Partners in Energy 2022 - Powering Net Zero.  Inscrições se encerram hoje dia 03.06.22

Evento anual do governo Britânico que busca promover e estreitar a parceria entre o Reino Unido e o Brasil no setor energético, através do compartilhamento de conhecimento e intercâmbio comercial. É uma plataforma para empresas britânicas e brasileiras e agências governamentais discutirem o futuro do setor de energia, seus desafios e oportunidades, além de ganharem uma visão mais aprofundada acerca da regulamentação, novas tecnologias e soluções nas áreas de interesse comum.

Em sua 9ª edição, a conferência tem como objetivo elevar o perfil do Reino Unido como o líder global em crescimento limpo, tecnologia e inovação - impulsionando a jornada rumo ao Net Zero.

Data: Terça-feira, 07 de Junho de 2022   

Local: Belmond Copacabana Palace - Av. Atlântica, 1702, Rio de Janeiro, RJ - Brasil  Horário: 08:00h - 18:00h

Destaque para  o painel  SEGUROS E RESSEGUROS DE ENERGIA RENOVÁVEL, evento do Lloyd´s, WTW e Gallagher

Hora:14:30 - 16:00 BRT

Inscrições até 03 de Junho: https://www.events.great.gov.uk/ehome/index.php?eventid=200242431&


  








Artigo de Carlos Alberto Pacheco sobre a importância do profissional de Gestão de Riscos 

 


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 



A ABGR apoia o XVI Fórum IBEF Oil, Gas & Energy 2022 . Participe!

ASSOCIADO ABGR INSCREVA-SE COM DESCONTO CLICANDO EM

https://agenda.ibefrio.org.br/curso/xvi-forum-ibef/?parceiros=ibefrio



Voz Segura: Marcia Ribeiro entrevista Guadalupe Nascimento - Podcast:  Inclusão e Diversidade.

 Ouça em : https://anchor.fm/sousegura/episodes/Voz-Segura-l-Incluso-e-Diversidade-e1hv8rk


                          

Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólicehttps://www.revistaapolice.com.br/2022/05/edicao-276/

Revista Coberturahttps://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-242/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-171/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-920.html

Conjuntura CNseg https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n71.html

Revista Insurtalkshttps://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-1-2/full-view.html

Revista Brasil Energia:https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132866/Bia474/index.html