A transformação digital estimula grandes mudanças no setor de seguros
14, Jun. 2022
Fonte: Insurtalks
Já é de conhecimento geral o fato de a pandemia da Covid-19
ter acelerado a transformação digital em diversos setores. Esse fato só virou
realidade graças às empresas que viram na tecnologia uma grande aliada para
garantir a sustentabilidade do negócio em meio a tantas restrições decorrentes
do isolamento social imposto pela necessidade de não propagar o vírus.
Apesar de a indústria de seguros ter sido uma das últimas a
passar pela transformação digital em larga escala, os avanços contínuos feitos
a partir da transformação digital em outras indústrias fizeram os players de
seguros enxergarem oportunidades nesse cenário.
Quase metade das seguradoras criaram plataformas digitais
Um estudo global da NTT Data apontou que a pandemia levou
42% das seguradoras a criarem plataformas de negócios digitais, parciais ou
completas. Para imaginar o alcance dessa ideia, é preciso saber que a pesquisa
constatou que o setor avançou quase um ano somente durante os primeiros 90 dias
da pandemia, em 2020.
Experiência do usuário no centro dos debates
Os processos digitais foram ganhando a confiança das pessoas
conforme os clientes iam adquirindo experiências positivas na aquisição de
produtos e serviços online.
Por conta disso, a experiência do usuário foi colocada no
centro das discussões para atrair e reter clientes. Nesse sentido, o estudo
mostrou também que 72% das empresas do setor de seguros e renda vitalícia estão
migrando para modelos de distribuição digital de produtos e serviços,
justamente para melhorar a experiência.
Serviços online devem ser moldados ao gosto do cliente
Depois que várias empresas ao redor do mundo começaram a
criar experiências digitais modernas e permitirem que seus clientes moldem os
serviços online de acordo com suas necessidades, se tornou imprescindível que
as seguradoras entreguem para suas audiências uma variedade de ferramentas
digitais que se adequem às diferentes circunstâncias, assim como uma
experiência do cliente que tenha um fluxo simples e ajude cada consumidor a
personalizar os serviços oferecidos de acordo com suas necessidades
individuais.
Seguradora
investiu 1 bilhão em tecnologia
A Prudential do Brasil já investiu em torno de R$1 bilhão em
tecnologia e pretende aplicar o mesmo valor pelos próximos quatro anos para
acelerar a transformação digital da empresa.
O alto investimento da empresa tem o objetivo de modernizar
o atendimento ao cliente. Para isso, a companhia vem aprimorando tecnologias de
inteligência artificial e machine learning para oferecer produtos cada vez mais
customizados para os clientes, um seguro que seja personalizado de acordo com
as necessidades de cada consumidor e de sua família.
Nova plataforma trará uma grande evolução
Além do investimento, no segundo semestre deste ano, a
Prudential pretende lançar uma nova plataforma que trará uma grande evolução
para os negócios dos parceiros comerciais da seguradora. O vice-presidente de
operações da Prudential do Brasil, Felipe Votto, afirmou: "A Prudential do
Brasil está na liderança da transformação digital dentro da Prudential
Internacional. Nosso desenvolvimento tecnológico está sendo uma referência para
as mais de 40 operações da seguradora pelo mundo. Inclusive, a plataforma que
estamos desenvolvendo será usada também em outros países onde a Prudential
atua."
Ferramenta que promove evolução no processo de análise de
riscos
Em 2021, a Prudential deu o primeiro passo de toda a
experiência por trás da venda do seguro ao lançar o OneClick. A ferramenta
promoveu uma evolução significativa no processo de análise de riscos a partir
de recursos de automação. Após a implantação do recurso, o prazo médio de
emissão de uma apólice baixou de 13 para 9 dias. Em três meses, mais de 5,2 mil
propostas foram transmitidas pela ferramenta.
“Cobertura total em nove dias ou até menos”
Votto disse sobre a nova ferramenta: "OneClick é uma
plataforma tecnológica de ponta que facilita o processo de venda de seguros, de
avaliações de risco, subscrição e de pagamentos. Antigamente, demorávamos 13
dias para que um cliente tivesse sua apólice, sua proteção, em mãos. Com essa
tecnologia, estamos reduzindo esse tempo. Ou seja, uma pessoa vai ter a
cobertura total em nove dias ou até menos. Recentemente, 20% das apólices foram
emitidas em até 24 horas e 44% dos casos tiveram a subscrição de forma
automática e online".
Nos próximos anos, o investimento da Prudential em
tecnologia também vai englobar a modernização da infraestrutura, especialmente
na área de cibersegurança, e alavancar a experiência mobile dos corretores
franqueados, parceiros comerciais e clientes.
(Fonte: TI Inside)
Transformação digital como ferramenta de competitividade
O uso das ferramentas digitais passou a não ser mais visto
com o estranhamento daquilo que é desconhecido, mas sim como um mecanismo
disruptor na indústria e a base para o fortalecimento dos novos moldes do
serviço segurador.
Os desafios que surgiram na indústria quanto à inovação e
adequação aos novos formatos de distribuir, oferecer e comercializar seus
produtos foram e continuam sendo aproveitados como oportunidades para
significativas mudanças no setor.
Desse modo, a melhoria constante dos instrumentos tecnológicos passou a não ser só uma prioridade, mas também uma poderosa ferramenta de competitividade para as seguradoras que pretendem manter um nível crescente de escalabilidade.
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Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf
Revista Segurador Brasil:
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/
Revista de Seguros:
Conjuntura CNseg :
Revista Insurtalks: