Nenhuma informação no momento

A transformação digital estimula grandes mudanças no setor de seguros

14, Jun. 2022

Fonte: Insurtalks

Já é de conhecimento geral o fato de a pandemia da Covid-19 ter acelerado a transformação digital em diversos setores. Esse fato só virou realidade graças às empresas que viram na tecnologia uma grande aliada para garantir a sustentabilidade do negócio em meio a tantas restrições decorrentes do isolamento social imposto pela necessidade de não propagar o vírus. 

Apesar de a indústria de seguros ter sido uma das últimas a passar pela transformação digital em larga escala, os avanços contínuos feitos a partir da transformação digital em outras indústrias fizeram os players de seguros enxergarem oportunidades nesse cenário.

Quase metade das seguradoras criaram plataformas digitais

Um estudo global da NTT Data apontou que a pandemia levou 42% das seguradoras a criarem plataformas de negócios digitais, parciais ou completas. Para imaginar o alcance dessa ideia, é preciso saber que a pesquisa constatou que o setor avançou quase um ano somente durante os primeiros 90 dias da pandemia, em 2020. 

Experiência do usuário no centro dos debates

Os processos digitais foram ganhando a confiança das pessoas conforme os clientes iam adquirindo experiências positivas na aquisição de produtos e serviços online.

Por conta disso, a experiência do usuário foi colocada no centro das discussões para atrair e reter clientes. Nesse sentido, o estudo mostrou também que 72% das empresas do setor de seguros e renda vitalícia estão migrando para modelos de distribuição digital de produtos e serviços, justamente para melhorar a experiência.

Serviços online devem ser moldados ao gosto do cliente

Depois que várias empresas ao redor do mundo começaram a criar experiências digitais modernas e permitirem que seus clientes moldem os serviços online de acordo com suas necessidades, se tornou imprescindível que as seguradoras entreguem para suas audiências uma variedade de ferramentas digitais que se adequem às diferentes circunstâncias, assim como uma experiência do cliente que tenha um fluxo simples e ajude cada consumidor a personalizar os serviços oferecidos de acordo com suas necessidades individuais.

 Seguradora investiu 1 bilhão em tecnologia

A Prudential do Brasil já investiu em torno de R$1 bilhão em tecnologia e pretende aplicar o mesmo valor pelos próximos quatro anos para acelerar a transformação digital da empresa.

O alto investimento da empresa tem o objetivo de modernizar o atendimento ao cliente. Para isso, a companhia vem aprimorando tecnologias de inteligência artificial e machine learning para oferecer produtos cada vez mais customizados para os clientes, um seguro que seja personalizado de acordo com as necessidades de cada consumidor e de sua família.

Nova plataforma trará uma grande evolução

Além do investimento, no segundo semestre deste ano, a Prudential pretende lançar uma nova plataforma que trará uma grande evolução para os negócios dos parceiros comerciais da seguradora. O vice-presidente de operações da Prudential do Brasil, Felipe Votto, afirmou: "A Prudential do Brasil está na liderança da transformação digital dentro da Prudential Internacional. Nosso desenvolvimento tecnológico está sendo uma referência para as mais de 40 operações da seguradora pelo mundo. Inclusive, a plataforma que estamos desenvolvendo será usada também em outros países onde a Prudential atua."

Ferramenta que promove evolução no processo de análise de riscos

Em 2021, a Prudential deu o primeiro passo de toda a experiência por trás da venda do seguro ao lançar o OneClick. A ferramenta promoveu uma evolução significativa no processo de análise de riscos a partir de recursos de automação. Após a implantação do recurso, o prazo médio de emissão de uma apólice baixou de 13 para 9 dias. Em três meses, mais de 5,2 mil propostas foram transmitidas pela ferramenta.

“Cobertura total em nove dias ou até menos”

Votto disse sobre a nova ferramenta: "OneClick é uma plataforma tecnológica de ponta que facilita o processo de venda de seguros, de avaliações de risco, subscrição e de pagamentos. Antigamente, demorávamos 13 dias para que um cliente tivesse sua apólice, sua proteção, em mãos. Com essa tecnologia, estamos reduzindo esse tempo. Ou seja, uma pessoa vai ter a cobertura total em nove dias ou até menos. Recentemente, 20% das apólices foram emitidas em até 24 horas e 44% dos casos tiveram a subscrição de forma automática e online".

Nos próximos anos, o investimento da Prudential em tecnologia também vai englobar a modernização da infraestrutura, especialmente na área de cibersegurança, e alavancar a experiência mobile dos corretores franqueados, parceiros comerciais e clientes.

(Fonte: TI Inside)

Transformação digital como ferramenta de competitividade

O uso das ferramentas digitais passou a não ser mais visto com o estranhamento daquilo que é desconhecido, mas sim como um mecanismo disruptor na indústria e a base para o fortalecimento dos novos moldes do serviço segurador.

Os desafios que surgiram na indústria quanto à inovação e adequação aos novos formatos de distribuir, oferecer e comercializar seus produtos foram e continuam sendo aproveitados como oportunidades para significativas mudanças no setor.

Desse modo, a melhoria constante dos instrumentos tecnológicos passou a não ser só uma prioridade, mas também uma poderosa ferramenta de competitividade para as seguradoras que pretendem manter um nível crescente de escalabilidade.


WORKSHOP CIST, dia 23 de Junho, 08h30 

 

Painel 1: Educação e Inclusão Social no mercado de Logística, riscos e seguros.

Painel 2: "Machine Learning" para mitigação de riscos.

Local: Espaço Paulista, Av. Paulista 807 - próximo ao metrô Brigadeiro

Estacionamento pela Alameda Santos, 814 - 1 Subsolo. Rede Massis

Informações: secretaria@cist.org.br;

Inscrições: www.cist.org.br




A  ABGR apoia o INSURTECH LATAM FORUM 2022, UM DOS MAIORES FÓRUNS LATINO-AMERICANOS DE INOVAÇÃO EM SEGUROS

De 08 a 12 de agosto.

Mais informações sobre o forum e inscrições em:https://www.insurtechlatam.com.br/

Associados ABGR têm desconto na inscrição!



UK & Brazil Partners in Energy Powering Net Zero
Mesa Redonda - Seguros e Resseguros de Energia Renovável
Evento realizado dia 07 de junho, no Rio de Janeiro, participação da ABGR através da Assessora Marcia Ribeiro à convite do Lloyd's Brasil.



Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do

e-mail: abgr@abgr.com.br 



Pesquisa ESG para Gerentes de Riscos

A WTW convida você a participar de Pesquisa ESG para Gerentes de Riscos, abordando os Fatores Ambiental, Social e de Governança.

Breve Pesquisa de 15 minutos.

Em retribuição a WTW compartilhará uma cópia dos resultados que ajudarão os líderes de negócios e profissionais de riscos estratégicos a entender como as organizações abordam o risco de ESG.
A pesquisa será encerrada em 30 de junho de 2022. Vale ressaltar que somente dados consolidados de todos os participantes serão apresentados no relatório final - seus dados individuais serão mantidos em sigilo.
Se tiver alguma dúvida sobre a pesquisa, envie um e-mail para wtwsurvey@willistowerswatson.com
Para mais informações sobre a pesquisa e para respondê-la acesse:



Sou Segura agora faz parte da Rede Mulher Empreendedora

É uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil. Essa rede está ganhando importância e relevância na causa do empoderamento feminino e, através disso, elas têm conseguido impactar cada vez mais mulheres em diferentes setores.

O mapa do ecossistema, importante instrumento de divulgação das iniciativas, lista as organizações sociais que assistem mulheres de diversas maneiras e em diversos setores em todo o país.


             


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros

Revista Apólicehttps://www.revistaapolice.com.br/2022/05/edicao-276/

Revista Coberturahttps://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-242/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-171/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-920.html

Conjuntura CNseg https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n71.html

Revista Insurtalks https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-2/full-view.html

Revista Brasil Energia:https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/132866/Bia474/index.html