As seguradoras já alcançaram a maturidade digital?
21, Jun. 2022
Fonte: Insurtalks
Todos sabem que a tecnologia está acelerando as mudanças ao
redor do mundo e que a transformação digital se tornou um imperativo para o
mundo dos negócios. Por causa disso, há uma explosão global de dados como nunca
antes em toda a história.
A produção de dados tende a acelerar
Há estimativas de que 90% dos dados do mundo foram criados
desde 2016 e a produção permanece acelerada à medida que mais partes de nossa
vida se tornam conectadas.
A indústria de seguros demorou a se transformar
Algumas seguradoras já utilizam, com eficiência, tecnologias
digitais para aproveitar os dados com mais eficácia, transformar modelos de
negócios e criar propostas de valor. Apesar disso, essa indústria tem demorado
mais para se transformar, se comparada a outros ramos. De acordo com a
Accenture, o seguro é o quarto segmento mais afetado por disrupturas.
Seguradoras não transformadas digitalmente foram mais
prejudicadas
A TransUnion, líder global na administração de dados para
prevenção de fraudes, fez uma pesquisa que demonstrou que a covid-19 prejudicou
muito mais as seguradoras não transformadas digitalmente que as demais.
Esse fato aponta para a pandemia como uma impulsionadora
plurianual da transformação digital, com a mudança de um mundo intermediário
para um de integração e prestação de serviços sem identificação.
Mudança de paradigma
Itay Rand, sócio do fundo de investimento 10D (que investe
em insurtech), declarou sobre a disrupção no setor de seguros:
“Algumas das empresas de insurtech existentes criaram
exteriores e marcas brilhantes, juntamente com bons aplicativos e excelente
serviço que reembolsa os segurados rapidamente, mas isso ainda não representa
uma verdadeira mudança de paradigma”.
“Até certo ponto, a disrupção no setor de seguros ainda
não começou”
Para Rand, o ramo segurador ainda não foi significativamente
afetado pela tecnologia, se levar em conta o tamanho e valor do setor.
“Uma mudança de paradigma no setor de seguros poderia ser,
por exemplo, oferecer um produto de seguro unificado que abrangesse todos os
aspectos da vida. Assim, não teríamos que comprar seguro de vida, seguro de
carro e seguro de casa separadamente. Poderia ser um seguro que seria
automaticamente atribuído a uma apólice, sem a necessidade de fornecer
detalhes. São muitas as possibilidades.” E emenda: “Até certo ponto, a
disrupção no setor de seguros ainda não começou”
O ecossistema evoluiu
A ACORD (Association for Cooperative Operations Research and
Development), órgão global de definição de padrões para o setor de seguros,
divulgou seu estudo sobre a maturidade digital das maiores seguradoras do mundo
e descobriu que, embora o ecossistema de seguros continue evoluindo rapidamente
– e com a pandemia global também continuando a interromper os processos de
negócios tradicionais – ainda há muito trabalho precisa ser feito entre as
seguradoras.
É preciso amadurecer a evolução
O estudo, feito em cooperação com a Microsoft, revelou que
entre as 200 maiores seguradoras globais avaliadas no Estudo de Maturidade
Digital de Seguros de 2022 da ACORD, menos de 25% “digitalizaram
verdadeiramente” a cadeia de valor. Enquanto isso, mais de 10% das empresas
avaliadas “não estão aproveitando significativamente” as tecnologias digitais
em seus processos de negócios atuais, foi constatado. Além disso, mais da
metade das seguradoras “ainda estão explorando” como a digitalização pode ser
aplicada aos seus respectivos modelos de negócios.
A relação entre maturidade digital e desempenho financeiro
Além das métricas de maturidade digital, o relatório da
ACORD descobriu que as empresas que adotaram a digitalização para estabelecer
modelos operacionais habilitados para tecnologia em suas organizações superaram
outras no setor.
A pesquisa também encontrou uma correlação entre maturidade
digital e aumento do desempenho financeiro. Além disso, em consonância com o
estudo da TransUnion mencionado alguns parágrafos acima, a ACORD revelou que
existe uma lacuna de desempenho entre seguradoras altamente digitalizadas e
retardatárias – uma lacuna que continua a crescer ano a ano.
10 anos em 10 meses
Bill Pieroni, presidente e CEO da ACORD, comentou: “A
pandemia global amplificou as forças de mercado existentes, acelerando a
transformação que já estava em andamento em organizações com visão de futuro. A
indústria viu mudanças em 10 meses que poderiam levar 10 anos.”
Lacuna impossível de ignorar
Pieroni ratificou a ideia de que os players que se
preocuparam em sair na frente quanto à modernização tecnológica, já estão com
imensa vantagem diante dos outros. Ele afirmou: “A lacuna entre aqueles que
priorizam a digitalização e aqueles que sistematicamente sub investiram agora é
impossível de ignorar.”
As mudanças continuam acontecendo
Para Jonathan Silverman, executivo do setor de seguros da Microsoft, as mudanças no setor continuarão ocorrendo. Ele declarou: “Tendo visto a pandemia acelerar as jornadas digitais de nossos clientes, acreditamos que o setor está passando por uma mudança profunda”.
A ABGR apoia o INSURTECH LATAM FORUM 2022, UM DOS MAIORES FÓRUNS LATINO-AMERICANOS DE INOVAÇÃO EM SEGUROS
De 08 a 12 de agosto.
Mais informações sobre o forum e inscrições em:https://www.insurtechlatam.com.br/
Associados ABGR têm desconto na inscrição!
Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.
Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do
e-mail: abgr@abgr.com.br
Pesquisa ESG para Gerentes de Riscos
Breve Pesquisa de 15 minutos.
Sou Segura agora faz parte da Rede Mulher Empreendedora
É uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil. Essa rede está ganhando importância e relevância na causa do empoderamento feminino e, através disso, elas têm conseguido impactar cada vez mais mulheres em diferentes setores.
Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros
Revista Apólice:
Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-243/
Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed41_2022.pdf
Revista Segurador Brasil:
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/04/20/edicao-225-2022-a-volta-dos-encontros-presenciais/
Revista de Seguros:
Conjuntura CNseg : https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n72-8A8AA8A3814031B80181721AABD66752.html
Revista Insurtalks: