Nenhuma informação no momento

Recuperação na pandemia viabilizou políticas de acesso à energia

02, Dez. 2022

Relatório do Banco Mundial indica que muitos países incorporaram novas políticas para melhorar independência energética e minimizar custos de energia

Fonte: DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Relatório do Banco Mundial sobre políticas e regulamentações energéticas aponta que os dois anos de pandemia destacaram a vulnerabilidade e o isolamento das populações sem eletricidade e levaram países a aumentar o foco no acesso e acessibilidade à energia. A edição de 2022 do RISE – Indicadores Regulatórios para Energia Sustentável – mostra que muitos países incorporaram novas políticas para melhorar sua independência energética e minimizar os custos de energia em seus planos de recuperação do Covid-19. A cada dois anos, o RISE mede o progresso das políticas em 140 países, representando mais de 98% da população mundial, em energia renovável, eficiência energética, acesso à eletricidade e acesso a cozinha limpa.

De acordo com Riccardo Puliti, vice-presidente de infraestrutura do Banco Mundial, agora mais do que nunca, os países estão reconhecendo a urgência de conectar suas populações a fontes de energia sustentáveis, acessíveis e resilientes. Segundo ele, as estruturas políticas e planejamento claros permitem que os governos mapeiem suas estratégias energéticas e forneçam a previsibilidade e a transparência necessárias para atrair investimentos.

Segundo o relatório, quase metade dos 140 países pesquisados em cada região incluiu novas políticas para minimizar as interrupções no acesso, qualidade e acessibilidade em seus pacotes de recuperação Covid-19. Muitos governos melhoraram suas políticas de acesso à eletricidade, com a África Subsaariana e a América Latina e Caribe com a pontuação mais alta neste indicador. Isso incluiu os dois maiores países com déficit de acesso à energia – Nigéria e Etiópia – que mostraram progresso notável graças a medidas políticas e regulatórias sobre planejamento de eletrificação, estruturas para mini redes e sistemas fora da rede e acessibilidade do consumidor de eletricidade.

O número de países com estruturas políticas avançadas de micro redes mais do que dobrou entre 2019-2021, refletindo como micro redes e sistemas domésticos solares são agora amplamente vistos como substitutos suficientes para a extensão da rede. Mais de 40% dos países pesquisados ofereceram opções de financiamento com financiamento público para garantir financiamento para operadores de micro redes. Isso teve um efeito positivo no custo da eletricidade fora da rede, pois o custo nivelado não subsidiado das micro redes caiu em um terço, de US$ 0,55/ kWh em 2018 para US$ 0,38/ kWh em 2021.

Com as tecnologias renováveis se tornando competitivas em termos de custo com as fontes tradicionais de base na última década, muitos países eliminaram gradualmente os incentivos para compensar a produção de energia renovável. A redução de impostos é agora o incentivo fiscal de energia renovável mais prevalente para atrair investimentos corporativos de grande escala, com metade dos países pesquisados oferecendo incentivos de redução de impostos para projetos de energia renovável. 

O relatório também constatou que as políticas de eficiência energética não estavam recebendo atenção adequada, apesar dos aumentos dos preços da energia, com 49 países mostrando pouco ou nenhum avanço nas estruturas de política de eficiência energética.


Revista Insurance Corp -  Luiz Otavio Artilheiro, atual diretor presidente da ABGR – Associação Brasileira de Gerência de Riscos, participa do "Diálogo" da  Edição 44 da Revista INSURANCE CORP.

    


Acompanhe também nessa edição a Cobertura do XIV Seminário de Gestão de Riscos e Seguros - EXPO ABGR 2022

      

** Em breve enviaremos o link desta edição.

Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br


 

2ª Edição “Diálogos sobre o Agronegócio”

Dias 6 e 7 de dezembro de 2022 das 8h30 às 13h. Realização: CEU LAW SCHOOL Programação completa dos dois dias de evento em: https://ceulaw.org.br/agro/https://lnkd.in/d9UpdhCa



 Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto que diz "2ã EDIÇÃO DIÁLOGOS SOBRE o AGRONEGÓCIO" de dezembro de 2022 das 08h30 às 13h Acesse completo em: ceulaw.org.br/agro PAINEL2 SEGUROS: PRODUTOS E DESAFIOS NO AGRONEGÓCIO dia: 07 de dezembro de 2022 09:50 10:30 BÁRBARA BASSANI Sócia nอ área Seguros Resseguros de TozziniFreire RODRIGO DE LIMA VAZ SAMPAIO Professor do CEU aw School JOAQUIM NETO Superintendente Agro Tokio Marine Seguradora, da Comissão Técnica do Seguros Rurais da PEDRO FARME CEO da Guy Carpenter Acesso ao evento canal Youtube CEU Law Realização: CEU LAW SCHOOL Apoio SRB abag Tozzini Freire. ADVOGADOS ceapro Fass"


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros:

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2022/10/revista-apolice-edicao-281/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-248/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed43_2022.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2022/10/15/edicao-228-revista-seguro-total-nova-frente-de-negocios-com-perspectivas-de-expansao/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n922.html

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n80.html

Revista Insurtalks: https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-3

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/133922/Bia477/index.html