Seguradoras criam ‘operação de guerra’ para retirar moradores afetados por chuva no litoral de SP
23, Fev. 2023
Força-tarefa usa táxi para retirar moradores e caminhões de
grande porte para remover veículos encalhados na lama
Por Gilmara Santos – Fonte: infoMoney – Seguros
As tempestades que atingiram o litoral Norte de São Paulo
levaram um rastro de destruição e medo para a região. A Defesa Civil
contabiliza, até o momento, 49 mortes — outras dezenas de pessoas ainda estão
desaparecidas.
O governo paulista, sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), decretou calamidade pública por 180 dias na região afetada. Enquanto as autoridades buscam por sobreviventes, seguradoras se mobilizam para prestar assistência aos seus clientes e até não-clientes, na tentativa de minimizar o impacto material da tragédia.
Entre o último domingo (19) e segunda-feira (2o), a Porto
realizou 1.117 atendimentos de remoção e 411 remoções de clientes por meio de
táxis. Além disso, a companhia enviou 135 viaturas para todo o trecho (sul a
norte), que incluem veículos especiais aquáticos, guinchos e pick-ups. Criou
ainda bases para contornar emergências e encurtar prazo dos atendimentos de
assistência e de sinistros (acionamento de um seguro contratado).
Marcelo Sebastião, diretor de sinistros e assistência na
Porto, comenta que, considerando a urgência humanitária da situação, o
principal objetivo é dar o suporte possível tanto aos segurados quanto aos
não-segurados da companhia.
“Considerando que temos veículos especiais e que conseguem
acessar lugares com muita lama e detrito, estamos dando o suporte possível para
servir a população que está numa situação muito difícil na região”, diz, ao
lembrar que quando a seguradora consegue chegar ao carro de um dos seus
segurados e um não-cliente está próximo e pede ajuda para deixar o veículo em
local de melhor acesso, a companhia tem ajudado nesta remoção.
Sebastião conta ainda que a empresa criou uma força-tarefa
para atender aos chamados na região afetada pelas chuvas. Além da remoção dos
veículos, que, na maioria dos casos, estão sendo levados para um dos quatro
“bolsões” criados pela seguradora, a companhia também tem atuado na retirada de
pessoas dos locais mais afetados.
“O cliente nos informa onde está e nós cuidamos de fazer o
transporte dessas pessoas. Das regiões que conseguimos acessar entre domingo e
segunda, enviamos pouco mais de 400 táxis”, diz.
Já a HDI Seguros também se mobilizou e adotou diversas
iniciativas para atender clientes e auxiliar não clientes na região. Entre as
ações adotadas pela companhia destacam-se: o reforço e disponibilização da
equipe de atendimento 24h, com estrutura especial, incluindo mais guinchos
enviados para a região do litoral norte de São Paulo.
A seguradora também está prestando auxílio aos não clientes,
com o deslocamento dos veículos para local seguro para que os proprietários
tenham condições de solicitar atendimento a suas seguradoras.
A Liberty Seguros, por sua vez, contabiliza mais de 180 casos
de atendimento no litoral paulista e também adota ações emergenciais para
acolher e dar suporte às necessidades urgentes das pessoas nas regiões
afetadas.
Entre as medidas adotadas nos últimos dias, a companhia
mobilizou prestadores para realizar atendimentos emergenciais, inclusive por
meio de motocicletas, para chegar aos clientes mais rapidamente, agilizando os
processos de sinistros e indenizações.
A seguradora ainda enviou equipes de assistência da capital
para apoiar os prestadores de serviços locais, e disponibilizou pátios e
bolsões para recolhimento de veículos danificados, além de deslocar carros e
guinchos de outras regiões para ajudar com a retirada de automóveis.
“É uma tragédia o que ocorreu no litoral paulista nos últimos dias, e a Liberty Seguros se solidariza com os moradores das cidades impactadas”, afirma o diretor de sinistros da companhia, Marcio Probst. “Nossa atenção está completamente voltada para esses casos no momento, e faremos o possível para dar todo o apoio e ajudar as pessoas que sofreram com os desastres”, completa o executivo.
A Tokio Marine, outra seguradora envolvida nas operações,
diz já ter realizado 595 serviços de assistências nas cidades litorâneas, sendo
107 em Caraguatatuba, 251 em São Sebastião, 84 em Bertioga, 9 em Ilhabela, 69
em Ubatuba e 75 no Guarujá.
A companhia tem atuado em diferentes frentes:
- transporte de veículos avariados para São Paulo;
- envio de dois caminhões e uma “cegonha” com capacidade de
transporte de até oito veículos;
- envio de caminhão-cegonha que comporta até 12 veículos para
remoção dos carros até a capital;
- disponibilidade de pátio para recebimento dos veículos
danificados;
- e envio de 16 caminhões para auxiliar nas remoções (assim
que as estradas de acesso à São Sebastião forem liberadas).
“Estamos muito sensibilizados com essa tragédia e não
medimos esforços para prestar apoio à população local e aos segurados vítimas
das chuvas. A doação de recursos à ONG Gerando Falcões é mais uma das frentes
pelas quais estamos atuando, uma forma de potencializar esse movimento
solidário tão necessário”, afirma José Adalberto Ferrara, Presidente da Tokio
Marine.
A Bradesco Seguros informou à reportagem do InfoMoney que
direcionou boa parte de sua frota de assistência para atendimento às cidades
afetadas, o que inclui guinchos e vans. A companhia também está atuando com uma
força-tarefa para acelerar o processo de regulação de sinistros para os seus
segurados que se encontravam na região. Algumas de suas vans também estão
auxiliando as autoridades no transporte de donativos para as regiões de maior
necessidade.
A Seguradora Zurich tem protocolo de emergência para atender
clientes e a população afetada da região. A companhia diz ter movimentado cerca
de 140 guinchos e enviado 10 peritos para São Sebastião, a cidade mais atingida
pelo temporal.
“A Zurich se solidariza com as famílias em situação de
vulnerabilidade no litoral. Além do nosso atendimento aos segurados, também
prestamos apoio logístico como deslocamento de táxi para saída das áreas
atingidas e envio de equipamentos próprios para tirar carros da lama”, pontua
José Carlos Silva, diretor de operações de sinistros da seguradora Zurich.
É importante destacar que, neste primeiro momento, as seguradoras tentam remover os veículos e seus segurados para locais seguros. Passada essa etapa, a tendência é que os clientes comecem a acionar a cobertura do seguro residencial. E, por mais que na maioria dos casos o seguro residencial não cubra alagamentos, há cobertura para dano elétrico, quebra de vidro, entre outros serviços de assistência.
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