Nenhuma informação no momento

Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros pretende impulsionar setor

04, Abr. 2023

Por Carlos Alberto Pacheco

 

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) lançou recentemente o Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização (PDMS), em São Paulo. A entidade apresentou metas claras e propôs mudanças para o ecossistema do seguro que impactarão no desenvolvimento sustentável do setor e, consequentemente, na sociedade brasileira.

Fruto do esforço conjunto da CNseg, suas federações associadas – FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap –, mais a Fenacor e diversas empresas do mercado de seguros brasileiro, o  Plano tem dois objetivos principais: aumentar a parcela da população atendida em 20% pelos diversos produtos do mercado de seguros e elevar o pagamento de indenizações, benefícios, sorteios, resgates e despesas médicas e odontológicas dos atuais 4,6% do PIB para 6,5% do PIB. 

 

 

O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, estima que, como consequência da implementação do Plano, em termos de receita, o mercado atinja 10% do PIB nacional em 2030. “O Plano foi criado a partir da percepção de que o mercado de seguros pode gerar mais reservas para a poupança nacional e direcionar mais recursos para importantes projetos nacionais, ao apoiar iniciativas públicas e privadas. Assumimos riscos das mais diversas atividades econômicas e oferecemos proteção aos indivíduos e às empresas”, ressaltou Oliveira.

No PDMS, foram definidos quatro eixos de trabalho – imagem do seguro, canais de distribuição, produtos e eficiência regulatória – divididos em 65 iniciativas, que irão balizar as ações nesta indústria de 2023 a 2030, tanto no âmbito do setor público quanto no do privado. O crescimento da indústria de seguros, apontado como um dos principais motivadores da criação do Plano, já pode ser observado em levantamento produzido pela Confederação, segundo Alexandre Leal, diretor técnico e de Estudos da CNseg e responsável pela coordenação-geral do PDMS.   

                 

O analista de seguros SR da Unigel, Eduardo Cesar da Silva (foto), representante de  empresa associada à ABGR,  participou do evento e comentou:“A iniciativa é extremamente positiva. O plano promove um melhor entendimento junto ao consumidor de toda a área de seguros”, opinou. Segundo ele, a transmissão de conhecimento e maior divulgação dos produtos e coberturas propiciam aumento do consumo e potencializa o mercado.

------------