A comunicação que movimenta uma cultura no mercado de seguros
05, Abr. 2023
Fonte: CQCS
Qual o papel da comunicação? Começo essa reflexão com uma
pergunta complexa e relevante para a nossa discussão. A comunicação permeia as
relações humanas, desde os primórdios nas suas mais variadas formas, sempre foi
essencial, por meio dela os seres humanos e os animais compartilham diferentes
ideias e informações entre si, tornando a ação uma atividade crucial para a
vida em sociedade.
É como o laço que nos une, que nos conecta e que nos permite
trabalhar em conjunto, seja por meio da voz, escrita ou linguagem de sinais.
Sem ela dificilmente algo grandioso seria construído. Digo isso porque, apesar
da relevância do esforço individual, é na cooperação que crescemos como
humanidade, unindo esforços e caminhando juntos, rumo ao progresso.
Pensando nas organizações, a relevância da comunicação não
poderia ser diferente e, portanto, se mostra fundamental para que qualquer
desafio seja bem-sucedido. De dentro para fora, ela contribui com toda a
construção de valor de uma marca frente ao seu público-alvo. E, ao olharmos
para o mercado de seguros, setor no qual atuo há quase 10 anos, vejo que seu
papel tem um propósito ainda maior, visto que, mais do que comunicar os
diferenciais de um produto ou serviço, a comunicação contribui para disseminação
de uma cultura ainda incipiente na sociedade, ampliando a consciência da
população em torno da importância do seguro para a proteção.
Mas, mesmo com um papel tão relevante nesse mercado,
acredito que ainda há espaço para que o ato seja aprimorado e atinja a
sociedade plural que temos de maneira mais personalizada e precisa, levando em
consideração as diferentes faixas etárias, etnias e classes sociais. Dando
sequência, antes de falar sobre como podemos trabalhar a comunicação no
mercado, gostaria de retomar um pouco na história do seguro.
Para quem não sabe, há registros da origem do seguro, claro
que de maneira rudimentar, na
Mesopotâmia, mais de 2 mil anos antes de Cristo, quando condutores de caravanas
firmavam contratos de seguros para proteção de seus animais de carga. Com um
histórico tão longo de existência, é de se pensar que todos já deveriam saber
da sua importância, não é mesmo? Ao
longo desse período, muitos paradigmas sobre o seguro já foram criados, no Brasil o produto passou ai a ser visto
como um custo e não como uma opção de investimento para o futuro,
diferentemente da realidade em muitos outros países no mundo, que já tem essa
cultura muito mais estabelecida.
Nesse cenário, não há como negar que o seguro é imprescindível
em qualquer período ou década, tanto é que sua existência, ainda que vista de
outras perspectivas, sempre perdurou na sociedade. E a comunicação tem
participado como uma grande aliada para desmistificar as percepções contrarias e conscientizar a população, levando em conta
a necessária diversificação das mensagens e canais.
Mesmo com uma grande evolução, que acompanhou o
desenvolvimento desse mercado ao longo das décadas, ainda há espaço para
aprimorarmos a comunicação e atingirmos cada vez mais a nossa missão como
securitários e atuantes na área de comunicação. Nesse sentido, é preciso marcar
presença do e-mail corporativo ao vídeo do TikTok, da feira agropecuária ao
festival de música, do ponto de ônibus à área VIP do aeroporto, para, de fato,
podermos impactar e conscientizar o maior número de pessoas. Devemos
desenvolver mensagens que exponham a importância dos produtos do meio, tocando
cada indivíduo de um país tão culturalmente rico e diverso como o Brasil.
Costumo dizer que o seguro é previsibilidade e segurança em um mundo extremamente incerto; é não ser surpreendido; é saber que se algo acontecer com você ou sua família há como enfrentar as adversidades de uma forma melhor; é saber que sua empresa estará segurada, caso algum imprevisto ocorra. É nesse cenário que devemos, como profissionais de comunicação atuantes neste mercado tão poderoso, direcionar os nossos esforços para que, cada vez mais, pessoas conheçam os seus benefícios e consigam levar a vida com mais tranquilidade.
----------------------------------
RISKWORLD - Atlanta 2023 - De 30 de abril à 03 de maio de 2023
Participe da Delegação ABGR!
https://www.rims.org/community/global-professionals/abgr-offer
CONSEFAR - Congresso de Segurança para Produtos Farmacêuticos
Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.
Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br
Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado
de Seguros:
Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2023/03/revista-apolice-edicao-285-2/
Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-251/#1
Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed46_2023.pdf
Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-176/
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2023/02/13/revista-seguro-total-ed-230/
Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n924.html
Conjuntura CNseg:https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n85.html
Revista Insurtalks:https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-5
Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/134480/Bia479/index.html