Nenhuma informação no momento

Percepção de Risco econômico e financeiro: os bancos centrais prometem manter o rumo, mas a turbulência está à frente

06, Abr. 2023

Fonte: Swiss Re - Risk Insights | Indústria e Economia

Apesar das atualizações do crescimento do PIB, antecipamos desacelerações significativas nas principais economias. Levantamos nossas projeções de crescimento do PIB 2023 para a China (+1,0ppt), a zona do euro (+0,6ppts) e os EUA (+0,2ppts), mas estas mudanças refletem mais a dinâmica do final de 2022 do que as perspectivas. A força do mercado de trabalho dos EUA e os gastos resilientes dos consumidores superaram a fraqueza das pesquisas empresariais. Com a aproximação do aniversário da invasão russa da Ucrânia, o crescimento do PIB da zona do euro no quarto semestre (0,1%) sugere que ela evitou uma recessão no inverno, à medida que a crise energética diminuiu. Também revisamos em baixa nossa previsão de inflação da zona do euro para 2023. Esperamos que a reabertura da China, mais rápida do que o esperado, seja mais benéfica para o crescimento interno, com modestas repercussões externas. Com a inflação ainda alta e o sentimento fraco nos EUA e na zona do euro, as perspectivas comportam um risco considerável de queda. Não prevemos uma aterrissagem suave nos EUA, pois espera-se que a política monetária apertada venha a corroer a demanda e reequilibrar os mercados de trabalho.

É provável que as taxas das apólices tenham que aumentar ainda mais este ano. Acrescentamos agora 25bp adicionais à nossa taxa terminal do BCE, enquanto a Reserva Federal telegrafou dois aumentos adicionais de 25bp em março e maio. Enquanto os bancos centrais podem estar se aproximando do fim de seu ciclo de caminhadas, um crescimento mais forte a curto prazo e uma dinâmica de inflação de serviços pegajosa estão alimentando a incerteza sobre o momento de uma eventual pausa. A inflação do IPC moderou-se em -0,1ppt a 6,4% nos EUA e 8,5% na área do euro, mas a trajetória desinflacionaria está fadada a ser turbulenta. Isto pode significar um aumento das taxas terminais mais do que o esperado, particularmente se a reabertura da China reforçar a demanda global e a tensão do mercado de trabalho dos EUA persistir. O crescimento da folha de pagamento nos EUA continua bem acima de seu ritmo pré-pandêmico, enquanto as greves trabalhistas na Europa prefiguram mais pressões salariais e uma inflação central elevada nos próximos meses.

O risco de recessão ancora nossas previsões de rendimento para 2023 a 10 anos. Embora a especulação em torno do aperto adicional do BoJ tenha um potencial ascendente para os rendimentos dos títulos globais, esperamos que a recessão retardada dos EUA exerça pressão descendente sobre o rendimento a 10 anos no H2. As repercussões negativas do crescimento também limitarão os rendimentos na Europa, embora os rendimentos terminem o ano ligeiramente mais altos na China, dada uma perspectiva de crescimento relativamente mais forte. Discordamos dos preços otimistas do mercado de títulos que veem uma desinflação suave e as taxas de política de corte do Fed este ano; esperamos que a inflação permaneça acima da meta de 2% do Fed até 2024.

Principais pontos discutidos:

As impressões de crescimento são surpreendentes para o lado positivo no primeiro trimestre de 2023. Aumentamos nossas previsões de crescimento do PIB em 2023 para os EUA, Europa e China, mas ainda não esperamos uma aterrissagem suave nos EUA.

Um crescimento maior implica um aperto político ainda maior, mesmo quando o fim do ciclo de caminhadas se aproxima.

Aumentamos nossas previsões de taxas de política terminal nos EUA e na zona do euro e sinalizamos riscos ascendentes, particularmente à medida que as pressões inflacionárias fundamentais permanecem.

Vemos uma pressão descendente sobre os rendimentos dos títulos do governo este ano, pois ainda antecipamos uma recessão moderada nos EUA mais tarde em 2023, embora o aperto potencial do BoJ possa compensar parcialmente isto.


---------------------------------


RISKWORLD -  Atlanta 2023 - De 30 de abril à 03 de maio de 2023

Participe da Delegação ABGR!

https://www.rims.org/community/global-professionals/abgr-offer



CONSEFAR - Congresso de Segurança para Produtos Farmacêuticos

 Dias 24 e 25 de maio no Hotel Estanplaza International

 Programação e Inscrições: http://www.consefar.com.br/



Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br



Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros:

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2023/03/revista-apolice-edicao-285-2/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-251/#1

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed46_2023.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-176/

Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2023/02/13/revista-seguro-total-ed-230/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n924.html

Conjuntura CNseg:https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n85.html

Revista Insurtalks:https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-5

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/134480/Bia479/index.html