Nenhuma informação no momento

Tecnologia para viabilizar e acelerar a transição energética

26, Abr. 2023

Artigo CANAL ENERGIA – Por Petrônio Spyer, Diretor de Operações da Concert Technologies

A descarbonização e a descentralização da geração mudam completamente o funcionamento tradicional dos sistemas de fornecimento, pois alteram o comportamento e o sentido do fluxo energético

O mundo está em processo de transição de sua matriz energética, deixando de priorizar os combustíveis fósseis para focar em processos de geração a partir de fontes renováveis, como as energias solar, eólica, hídrica e outras. Esse movimento recente tem três tendências disruptivas: a descarbonização (energia limpa e eficientização de processos), a descentralização (consumidores se tornam produtores, microrredes autônomas e armazenamento de energia) e a digitalização (automatização e redes inteligentes).

A descarbonização e a descentralização da geração mudam completamente o funcionamento tradicional dos sistemas de fornecimento, pois alteram o comportamento e o sentido do fluxo energético. Até pouco tempo, a energia era gerada em grandes usinas (hidrelétricas, termelétricas ou nucleares), passavam por linhas de transmissão e chegavam às casas, comércios e indústrias. Hoje, vários consumidores podem gerar a própria energia que consomem e alimentar a rede com o que sobra, invertendo o modelo tradicional. É a chamada geração distribuída.

Essa mudança do setor de energia traz alguns desafios importantes. No caso de usinas solares e eólicas, a quantidade de energia depende de fatores variáveis, dos quais não temos controle, como a incidência da radiação solar e presença e intensidade dos ventos. Isso pode causar instabilidades no fornecimento em redes com essas fontes. 

Na mesma vertente, o hidrogênio verde está sendo considerado o “combustível do futuro”, podendo substituir vários produtos, do carvão à gasolina, e que tem a propriedade de poder ser armazenado e transportado. No entanto, para gerá-lo, por meio da eletrólise, é necessária uma grande quantidade de energia. E se essa energia não for de uma fonte limpa, ele perde a qualificação de fonte 100% sustentável.

É aí que entra a digitalização. Existem tecnologias que buscam garantir a disponibilidade e a qualidade do fornecimento de energia. Armazenamento, controle e despacho de carga/demanda (previsão de carga) e monitoramento completo da rede (consciência situacional e medidores inteligentes) são algumas das ações que podem ser melhoradas com o uso da tecnologia, tornando as operações muito mais eficientes. 

Na Concert Technologies, viemos estudando e aplicando soluções relacionadas à energia limpa há alguns anos, visando implementar esses recursos em quaisquer modelos de geração de energia alternativa, prevenindo problemas da disponibilidade e qualidade da energia. Desde soluções de armazenamento (sistemas de baterias), passando pelos sistemas de Supervisão e Controle, até aplicações que utilizam Inteligência Artificial para melhorar a operação/consciência situacional dos Centros de Operação e previsão de cargas para indicar possíveis necessidades de manobras. 

Outras tecnologias, porém, terão que ser desenvolvidas para apoiar processos como a produção de hidrogênio verde em grande escala, seja para consumo local ou para envio para outro destino. A Alemanha, por exemplo, um dos países onde a descarbonização da economia está mais avançada, já prevê que terá que importar 90% do hidrogênio verde que pretende consumir. Ou seja, é um grande mercado a ser explorado pelo Brasil. 

A transição energética é um caminho sem volta, e a inovação é a peça fundamental e habilitadora para este processo de transformação. Quem não estiver pronto para investir em novas tecnologias, digitalização e automação dos processos, vai ficar para trás de um novo modelo energético que está surgindo.

--------------------------------

RISKWORLD -  Atlanta 2023 - De 30 de abril a 03 de maio de 2023

https://www.rims.org/community/global-professionals/abgr-offer


Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados



As inscrições para a 5o Ciclo de Mentoria Sou Segura iniciam amanhã, 26/04, 10h.
O objetivo do Programa de Mentoria Sou Segura é fortalecer o protagonismo da mulher do mercado de seguros, capacitando-a ainda mais.
Se inscreva e participe!
https://sousegura.org.br/


16a. Edição do maior Programa de Mentoria para Mulheres do Brasil.

Garanta sua vaga e seja uma das 600 mulheres finalistas que irão transformar a sua história.

site  https://institutoivg.com.br/

100% Gratuito e On-line

Importante: todas as inscritas terão acesso a um workshop de Liderança Feminina.

Faça sua pré-inscrição agora no site do IVG!



CONSEFAR - Congresso de Segurança para Produtos Farmacêuticos

 Dias 31 de maio e 01 de junho no Hotel Estanplaza International

 Programação e Inscrições: http://www.consefar.com.br/



A ABGR apoia o XVII FORUM IBEF OIL, GAS & ENERGY 2023

Dia 02 de junho das 8h0 às 14h00 - Centro de Convenção Hotel Prodigy Santos Dumont

Mais informações e inscrições: https://agenda.ibefrio.org.br/curso/xvii-forum-ibef-oil-gas-energy-2023/



Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br



Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros:

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2023/03/revista-apolice-edicao-285-2/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-251/

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed46_2023.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-176/

Revista Seguro Total:https://revistasegurototal.com.br/2023/04/19/revista-seguro-total-ed-232-a-importancia-das-profissionais-que-atuam-nos-bastidores-das-entidades/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n924.html

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n86.html

Revista Insurtalks: https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-5

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/134802/Bia480/index.html