Nenhuma informação no momento

ChatGPT na saúde. O que nos espera?

08, Mai. 2023

Fonte: CQCS

Essa ferramenta de inteligência artificial ganhou os holofotes recentemente. Entenda como ela pode ser usada na área da saúde

Lançado no final de 2022, o ChatGPT ganhou os holofotes não apenas dos especialistas em tecnologia, mas também do público em geral – imagino que você tenha sido bombardeado sobre o tema.

Em linhas gerais, trata-se de uma ferramenta de inteligência artificial que faz uso de um processamento de linguagem natural.

A partir de interações com milhares de pessoas em todo o mundo, o ChatGPT atua por meio de perguntas e respostas dos mais diversos segmentos, desde receitas culinárias, passando por questões políticas ou problemas matemáticos e estatísticos.

Como não poderia ser diferente, o setor de saúde também tem discutido a novidade.

Apesar do uso de chatbots já ser relativamente comum no mundo da saúde, o ChatGPT eleva as conversas digitais para um novo patamar.

Isso porque faz uso do OpenIA, gerando conversas cada vez mais fluidas e de maneira muito próxima à humana – e aqui quero destacar a palavra “próxima”, pois nada se compara ao cuidado humano.

Também é muito importante destacar que se trata de uma inovação em constante desenvolvimento, ou seja, não há nada “gravado em pedra” e, portanto, ainda seremos impactos por muitas alterações e novidades.

Como uma das áreas que mais reúne uma quantidade representativa de dados, a saúde tende a fazer cada vez mais uso de recursos como esse.

Aqui também vale discutirmos que, quando afirmamos que o ChatGPT é capaz de gerar conversas fluidas, é preciso deixar claro que a ferramenta apenas faz um cálculo de probabilidade das palavras que devem vir a seguir, construindo textos lógicos e plausíveis. Entretanto, ainda há chances de erro.

Por isso, listo abaixo alguns pontos que devem se destacar no uso do ChatGPT nos próximos anos:

Análise de sintomas em menos de um segundo Como o ChatGPT é capaz de reunir e analisar um sem limite de informações no ambiente digital, os médicos conseguem fazer pesquisas sobre milhares de sintomas em menos de um segundo. Para o paciente, isso representa ganho de tempo e análises cada vez mais assertivas, favorecendo a cura de diversas doenças;

Paciente 5.0 de forma clusterizada Ainda por meio dos dados que o ChatGPT pode analisar, a classe médica conseguirá categorizar os dados dos pacientes em um formato mais automatizado, dando espaço para promover uma conexão cada vez mais personalizada e humana para o novo paciente; 

Erros mitigados Como o ChatGPT se aprimora a cada interação, há uma vasta troca de conhecimento e, consequentemente, a possibilidade de mitigar erros médicos. Com o novo recurso, será possível evitar problemas de diagnósticos e promover tratamentos cada vez melhores para toda a sociedade.

Não podemos esquecer que o ChatGPT ainda precisará passar por regulamentação para discutir direitos autorais, acesso e uso de dados e também definições sobre responsabilidade de uso.

Portanto, acredito que o ChatGPT e até mesmo outros recursos que veremos surgir nos próximos anos poderão ser muito bem aplicados para aprimorar cada vez mais a saúde em todo o mundo.

O importante é termos em mente que, muito antes das inovações e tecnologias, os profissionais de saúde devem manter a essência daquilo que fazem de melhor: oferecer acolhimento, um olhar humano e, claro, o exercício ético da profissão.

------------------------------

Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados



CONSEFAR - Congresso de Segurança para Produtos Farmacêuticos

 Dias 31 de maio e 01 de junho no Hotel Estanplaza International

 Programação e Inscrições: http://www.consefar.com.br/



A ABGR apoia o XVII FORUM IBEF OIL, GAS & ENERGY 2023

Dia 02 de junho das 8h0 às 14h00 - Centro de Convenção Hotel Prodigy Santos Dumont

Mais informações e inscrições: https://agenda.ibefrio.org.br/curso/xvii-forum-ibef-oil-gas-energy-2023/

RIMS e ABGR anunciam nova parceria de colaboração que oferece benefícios para os associados da ABGR

Saiba mais em: https://www.rims.org/community/global-professionals/abgr-offer



Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br



Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros:

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2023/04/revista-apolice-edicao-286/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-252/

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed46_2023.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-176/

Revista Seguro Total:https://revistasegurototal.com.br/2023/04/19/revista-seguro-total-ed-232-a-importancia-das-profissionais-que-atuam-nos-bastidores-das-entidades/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n924.html

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n87.html

Revista Insurtalks: https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-5

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/134802/Bia480/index.html

Portal CQCS: https://cqcs.com.br/