Nenhuma informação no momento

Dicas para prevenir o roubo de veículos da frota

09, Mai. 2023

 Por: Ray Kosick – Risk Management Magazine - RIMS

Em 2020, mais de 804.000 veículos motorizados foram roubados - um aumento de 11,8% em relação a 2019 - custando aos proprietários de veículos mais de US$ 7 bilhões . Isso significa que um veículo foi roubado a cada 39 segundos, com uma taxa de recuperação de 56%. 

Ladrões de veículos não discriminam e aproveitarão qualquer oportunidade para dirigir seu veículo, seja um carro ou um caminhão de trabalho ou van pertencente a uma frota comercial. Alguns especialistas do setor estimam que a maioria das frotas lida com pelo menos dois roubos por ano. Enquanto alguns se recuperam, muitos não - um veículo perdido pode custar a uma empresa mais de $ 50.000 em danos e ainda mais em perda de produtividade.

Substituir veículos roubados da frota pode ser difícil. Normalmente, os veículos da frota possuem valiosos equipamentos de trabalho na área de carga. Os veículos modernos da frota também são equipados com rádios, telefones celulares, laptops e muito mais. Um caminhão cheio de equipamentos o torna ainda mais atraente para um ladrão e adiciona uma lista de despesas para os proprietários de veículos. Freqüentemente, os motoristas individuais são responsáveis ​​pelo veículo e quaisquer itens pessoais deixados dentro dele - e se a causa do roubo for classificada como negligência do funcionário, isso pode resultar em demissão.

Os veículos geralmente acabam em desmanche , permitindo que um ladrão venda peças de carros que não podem ser vinculadas ao caminhão roubado. Por exemplo, conversores catalíticos têm sido uma mercadoria quente ultimamente, considerando as tensões atuais no fornecimento de metais preciosos. Um ladrão também pode revender o veículo com um VIN falso. A menos que o veículo seja recuperado, o resultado é sempre inferior ao ideal.

Prevenção de Roubo de Veículos

É quase impossível prever como um ladrão pensa, então devemos fazer o possível para mitigar o risco de roubo de veículos. Ter uma abordagem em camadas para proteção pode ajudar seu veículo a parecer um alvo menos fácil.

Camada 1: Pense de forma prática. Você ficaria surpreso com a frequência com que as pessoas esquecem essas proteções básicas contra roubo, mas é importante sempre trancar as portas, remover as chaves da ignição, fechar completamente as janelas e sempre estacionar em áreas bem iluminadas.

Camada 2: Dispositivos Visíveis ou Audíveis. Alguns desses dispositivos incluem alarmes sonoros, colares de coluna de direção, travas de volante/pedal de freio, travas de freio, travas de roda, decalques anti-roubo, marcadores de identificação em ou em veículos, gravura em janela e marcações de micropontos. Ter um desses dispositivos pode ajudar a afugentar ladrões em potencial ou evitar que causem danos.

Camada 3: Imobilizadores de veículos. Chaves inteligentes, cortes de fusíveis, interruptores de interrupção, desativadores de partida/ignição/combustível, autenticação sem fio ou de ignição podem literalmente ajudar a parar os ladrões em suas trilhas.

Camada 4: Rastreamento GPS. Infelizmente, existem algumas situações em que um ladrão pode fugir com um veículo ou equipamento valioso, independentemente das medidas preventivas. Nesses casos, os proprietários de frotas podem implementar a tecnologia de rastreamento por GPS para agilizar a resposta e a recuperação de ativos roubados. A tecnologia de rastreamento GPS monitora a atividade dos veículos da frota usando tecnologia de mapeamento, celular e satélite para fornecer uma localização exata e em tempo real do veículo para que funcionários, gerentes e policiais tenham as informações necessárias para recuperar rapidamente veículos e equipamentos roubados da frota.

Ao implementar práticas de proteção e telemática de rastreamento por GPS, os gerentes de frota têm mais chances não apenas de recuperar um veículo roubado, mas, como o processo pode ser executado rapidamente, é menos provável que os negócios enfrentem interrupções significativas.

Ray Kosick é gerente de produto da GPS Insight.

http://www.rmmagazine.com/articles/article/2023/05/09/tips-for-preventing-fleet-vehicle-theft

---------------------------------------


Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados



CONSEFAR - Congresso de Segurança para Produtos Farmacêuticos

 Dias 31 de maio e 01 de junho no Hotel Estanplaza International

 Programação e Inscrições: http://www.consefar.com.br/



A ABGR apoia o XVII FORUM IBEF OIL, GAS & ENERGY 2023

Dia 02 de junho das 8h0 às 14h00 - Centro de Convenção Hotel Prodigy Santos Dumont

Mais informações e inscrições: https://agenda.ibefrio.org.br/curso/xvii-forum-ibef-oil-gas-energy-2023/

RIMS e ABGR anunciam nova parceria de colaboração que oferece benefícios para os associados da ABGR

Saiba mais em: https://www.rims.org/community/global-professionals/abgr-offer



Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br



Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros:

Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2023/04/revista-apolice-edicao-286/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-252/

Revista Insurance Corp: http://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed46_2023.pdf

Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-176/

Revista Seguro Total:https://revistasegurototal.com.br/2023/04/19/revista-seguro-total-ed-232-a-importancia-das-profissionais-que-atuam-nos-bastidores-das-entidades/

Revista de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n924.html

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-cnseg-n87.html

Revista Insurtalks: https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-5

Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/134802/Bia480/index.html

Portal CQCS: https://cqcs.com.br/