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A importância da gestão de risco

28, Jul. 2023

Artigo:                                                         A importância da gestão de risco


 


Roberto Revenga, CEO Vantevo Claims Advisors

 

A Gestão de Riscos pode ser definida como sendo o conjunto de medidas que uma entidade empreende para lidar com possíveis contingências futuras, entendendo-se por entidade uma pessoa física ou jurídica.

Algumas organizações tendem a não considerar a necessidade de lidar com os riscos que sua atividade implica, muitas vezes gerando consequências negativas para a continuidade dos negócios. Essa suposta economia traz em seu rastro sérios prejuízos que, em alguns casos, podem gerar grandes prejuízos ou até mesmo o fechamento do negócio.

Todas as atividades humanas envolvem riscos. Desde as ações mais simples até as operações de negócios complexas, há sempre um componente inerente de incerteza que deve ser compreendido e gerenciado corretamente.

Apesar dos seus melhores esforços, a maioria das organizações não consegue avaliar e quantificar corretamente os riscos e o impacto que podem ter nas suas atividades, criando um cenário em que enfrentam riscos para os quais não têm procedimentos e recursos para ponderar e lidar com os mesmos e mitigar as suas consequências.

Embora não existam regras estabelecidas que esses processos ou mecanismos devam seguir, deve-se considerar que uma boa gestão de riscos envolve os seguintes pontos:

  • ·         Que os riscos sejam identificados de tal forma que fique claro como lidar com eles.
  • ·         Tornar possível ver o quadro completo dos riscos envolvidos.
  • ·         Saiba quais são os riscos mais críticos e priorize seu tratamento em ordem de importância.
  • ·        Isso leva à elaboração de um Plano de Gerenciamento de Crises, de modo a garantir a continuidade dos negócios em caso de ocorrência dos riscos mais prováveis.

Para um processo eficiente de Gestão de Riscos, devem ser considerados estes princípios a serem seguidos em toda a organização, independentemente do seu tamanho:

  • ·         Internalizar, ao nível da tomada de decisão, o tratamento dos riscos e o seu impacto.
  • ·         Uma cultura de Gestão de Riscos que inclua todas as pessoas.
  • ·         Procedimentos que garantam que as informações sobre riscos e seu tratamento sejam corretamente distribuídas.
  • ·         Melhoria contínua e redesenho frequente dos procedimentos.

Na VANTEVO CLAIMS ADVISORS estamos em condições de auxiliar os Segurados a identificar, controlar e mitigar seus riscos e temos certeza de que, após a COVID e suas consequências, a importância para as empresas da Gestão de Riscos ficou ainda mais evidente.

Escrito por Roberto Revenga, CEO da  Vantevo Claims Advisors

Traduzido e adaptado ao português por Clodoaldo Azevedo, Sócio-Diretor Vantevo Claims Brazil

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