Nenhuma informação no momento

Um brinde aos 40 anos de bons serviços/“Oportunidade para entender o funcionamento do mercado

24, Out. 2023


Por Carlos Alberto Pacheco

Um brinde aos 40 anos de bons serviços

No encerramento do XV Seminário de Gestão de Riscos e Seguros e Expo ABGR 2023, o presidente Luiz Octavio Artilheiro manifestou gratidão aos que participaram do evento. “O sentimento é de dever cumprido. Foi mais um ano enriquecedor com a discussão dos principais temas do mercado em alto nível de excelência”, declarou. Ele lembrou que o Seminário e a Expo criaram uma valiosa rede de conexão entre os presentes, o que certamente renderá frutos a todos. “Vocês, risk managers, podem acreditar: juntos somos mais fortes e iremos crescer cada vez mais”, conclamou Artilheiro.

Na ocasião, toda a diretoria fez uso da palavra e comemorou os 40 anos da entidade – além de Artilheiro, o vice-presidente, Leonardo de Castro Beto; o presidente do Conselho Deliberativo, Haroldo Araújo; o diretor financeiro, Wilnner Eduardo Silva; o secretário-geral, Thiago Amorim, e a assessora técnica Marcia Ribeiro. Diretoria e associados posaram para a foto clássica do brinde comemorativo.

O assessor Fabrizio Mascena fez uma retrospectiva das atividades da ABGR em 2023, sobretudo as parcerias firmadas com o RIMS. Para 2024, uma nova delegação será constituída aos Estados Unidos. O assessor Rogério Vergara reforçou as palavras de Mascena, ou seja, de que a associação continuará a desempenhar seu papel de oferecer formação continuada para a área de gestão de risco. 

Durante o encerramento, foram anunciados os novos comitês em formação da entidade com convite para novos integrantes, através dos membros da coordenação. São eles Mellina Senra (Setor Elétrico), Fabrício Silva (Gás), Eduardo César (Petroquímico) e Dalmo Murta (Fármaco).




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Oportunidade para entender o funcionamento do mercado"


É a primeira vez que uma autarquia pública federal marca presença nos eventos da ABGR. O coordenador-geral de Cadastro e Licitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Rafael Demuelenaere, acompanhou os painéis e interagiu com os participantes. 

“A experiência foi ótima. Oportunidade única de entender o funcionamento deste mercado, fazer networking e conhecer pessoas, patrocinadores e empresas”, afirmou. Alguns dos temas chamaram a sua atenção, como os painéis “Garantia de Contratos: Mudanças, Desafios e Fortalecimento dos Negócios” e “Infraestrutura: Programa de Seguros para Riscos de Engenharia”.

Engenheiro civil de formação, Demuelenaere é doutor em Geociências pela Universidade Federal Fluminense. Possui larga experiência na coordenação de licitações de obras e serviços de engenharia no DNIT. Trabalhou como assessor na Secretaria do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) da Presidência da República, entre 2017 e 2019. Na foto, segundo à esquerda, ao lado da diretoria da ABGR e demais profissionais. 



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Oportunidade enriquecedora"

Abrir as portas para o conhecimento foi um dos objetivos do XV Seminário de Gestão de Riscos e Seguros da ABGR. Missão cumprida. Professores e universitários assistiram aos painéis. Este foi o caso de Naomi Umehara, estudante e pesquisadora acadêmica da Unifal – Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (MG). Seu testemunho demonstra como o papel de uma entidade que preza pela boa gestão do risco é imprescindível ao mercado:

Saber e entender o que o mercado segurador demanda e as situações externas impactantes são extremamente relevantes para nós, pois seremos os futuros atuários e gestores de riscos, aqueles que terão de encontrar soluções e caminhos para o melhor funcionamento do mercado. Eu, como estudante, espero que a ABGR torne cada vez mais possível esta experiência com o corpo estudantil e o mundo real dos profissionais, porque é uma oportunidade realmente enriquecedora.

Desafios na gestão de grandes riscos

Orientador da estudante Naomi Umehara, o diretor do Laboratório de Risco e Inovação da Universidade Federal de Alfenas, Reinaldo Marques, enalteceu a realização do Seminário da Expo ABGR e porque é o maior de seu gênero. “O evento está na 15ª edição, reconhecido como o maior evento de impacto no setor riscos e seguros. Nesta última edição, diversas lideranças da indústria de seguros e grandes empresas e de áreas interessadas em inovação se encontraram para debates sobre temas atuais”, complementou.

Marques foi um dos participantes do painel “Visão do Mercado Segurador: Conhecimento e Oportunidades”. Segundo o diretor, foram discutidos neste painel os diversos desafios que profissionais irão enfrentar para atuar no mercado de seguros e gestão riscos. “Tais desafios são inspiradores para a juventude na medida em que ela possa contribuir para o avanço econômico e na criação de produtos para a proteção de pessoas e empresas no Brasil”, sentenciou.

Por fim, elencou cinco motivos que os profissionais devem considerar ao aderir ao Seminário e Expo ABGR:

1. O evento reúne os maiores nomes do mercado nacional 

2. Oportunidade para fazer networking com grandes nomes do setor

3. Acesso às novas tendências e produtos do mercado segurador

4. Oportunidade de participar de grandes debates

5. Oportunidade para gerar insights e encontrar soluções



Na foto, ao centro, diretor Reinaldo Marques e Naomi Umehara. À esquerda e direita, estudantes da Unifal.


 -------------------------