Marco regulatório dos seguros deve fomentar o setor, avalia governo
Fonte CQCS
O marco regulatório dos seguros pretende fomentar o setor com aumento nas vendas, assim projeta o governo e as empresas. De acordo com o Valor Econômico, o parecer apresentado pelo senador Jader Barbalho (MDB-PA) está de acordo com o que foi alinhado com o Ministério da Fazenda e o setor. Agora, a perspectiva é que, nas próximas semanas, a matéria entre na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, com a aprovação, o texto será analisado pelos deputados na Câmara.
Entre as propostas sinalizadas no projeto está a prestação das informações, no qual o segurado deverá responder a um questionário que será dado pela seguradora. Em entrevista ao Valor Econômico, o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, comentou a respeito desse ponto. “O projeto traz um rol muito delimitado de informações que devem ser prestadas. Depois não vai poder fazer perguntas durante a execução do contrato. Isso traz muita segurança”, explicou.
Além disso, o texto prevê regras para o resseguro. Na proposta está descrito que quando a resseguradora atuar como seguradora, precisará seguir as mesmas normas. O projeto também estabelece que a seguradora tem o prazo máximo de 30 dias para avaliar se o sinistro está ou não coberto. O prazo começa a contar da data de apresentação da reclamação ou do aviso de intercorrência.
Ainda durante a entrevista ao Valor Econômico, Octaviani ressalta a transparência que o projeto traz na relação entre empresa e cliente. “As seguradoras sabem exatamente o que elas têm que vender e o segurado sabe exatamente o que vai comprar”, enfatizou.
Outro ponto alterado por Barbalho da proposta inicial é sobre a notificação do segurado por atraso no pagamento da franquia. O prazo para quitar é de 15 dias após a comunicação. No caso do segurado não pagar a parcela do seguro nesse período, a seguradora pode suspender a garantia contratual.
Foi retirou do texto, pelo relator, um trecho que previa a proibição do corretor de participar nos resultados da seguradora devido aos seguros por ele intermediados.
Segundo dados da Susep, o setor tem hoje uma participação de 3,6% no Produto Interno Bruto (PIB), com potencial para atingir de 6% a 10%. Octaviani aposta que a aprovação do marco regulatório vai impulsionar essa expansão.
https://cqcs.com.br/noticia/marco-regulatorio-dos-seguros-deve-fomentar-o-setor-avalia-governo/
-----------------------------------------------------------------
Participe do 9º CONGRESSO- EXPO CIST 2023, que já se consolidou como o maior evento do mercado de seguros de transporte de cargas brasileiro e latino-americano.
KPMG Business School - Treinamento: Conformidade em Seguros
Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!
Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados
Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.
Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br
RIMS e ABGR- Parceria de colaboração que oferece benefícios para os associados da ABGR
Saiba mais em: https://www.rims.org/community/global-professionals/abgr-offer
Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros:
Revista Apólice: https://revistaapolice.com.br/2023/10/apolice-292/
Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-258/
Revista Insurance Corp: https://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed50_2023.pdf
Revista Seguro Total : https://revistasegurototal.com.br/2023/11/08/st-edicao-237-eventos-transformam-o-mercado-e-superam-expectativas/
Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-181/
Revista de Seguros:https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-926
Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/conjuntura-c-nseg-n-9
Revista Insurtalks: https://www.insurtalks.com.br/revista/revista-insurtalks-especial-23
Revista Brasil Energia: https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/135522/Bia483/index.html
Portal CQCS: https://cqcs.com.br/