Nenhuma informação no momento

Reflexão: os prazeres e as dores geradas pelas novas tecnologias

08, Mar. 2024

Fonte: CNseg - Notícias do Seguro

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, causando impactos e transformações profundas, tanto para indivíduos, como para governos e instituições públicas e privadas

O setor segurador, evidentemente, também é bastante impactado, tanto positiva, como negativamente.

A inteligência artificial (IA), por exemplo, nos últimos tempos tem apresentado uma espantosa evolução, facilitando muitas tarefas. No mercado segurador, ela já é amplamente utilizada nos processos de atendimento aos clientes, processamento de reclamações, avaliação de riscos, combate às fraudes, personalização de ofertas e automação de tarefas administrativas, entre outros fins.

Mas a IA também ajuda criminosos a realizarem ataques de ransomware e phishing. Com a capacidade de produzir cópias convincentes de e-mails, as tentativas de roubo de dados bancários e de outros tipos de informações pessoais tornam-se mais eficientes, dificultando a identificação de comunicações fraudulentas.

Essa tecnologia também pode ser capaz de automatizar campanhas de mídia social repletas de desinformações, visando grupos ou indivíduos específicos com conteúdos que pareçam genuínos. Uma vez que os algoritmos são treinados com dados reais, eles também estão sujeitos a vieses e preconceitos, o que pode contribuir para a perpetuação de estereótipos e alimentar a discriminação contra minorias.

Compreender os riscos cibernéticos, bem como os riscos sociais e políticos envolvidos na IA e, particularmente, na IA generativa, será fundamental para as seguradoras.

Os carros elétricos, cujas vendas têm disparado em todo o mundo, gerando menos emissão de dióxido de carbono na atmosfera, também traz algumas preocupações. Além da necessidade de desenvolvimento de toda uma infraestrutura para reabastecimento, que demanda alto grau de investimento financeiro, suas baterias fazem com que o peso dos veículos seja bem maior que os dos com motor a combustão, fazendo com que as consequências de uma colisão sejam muito mais danosas.

O próprio telefone celular, que tanto facilita a nossa comunicação, já foi responsável por milhares de mortes, seja por causar distração de motoristas no trânsito, seja pelo desejo de selfies em lugares pouco recomendados.

Outra tecnologia que, apesar dos benefícios para o meio ambiente, também apresenta riscos em potencial é a dos painéis solares. Instalações defeituosas, presença de vegetação inflamável nas proximidades e falhas de componentes podem gerar incêndios difíceis de controlar.

Embora os consumidores e as empresas continuem a adotar e a investir nessas tecnologias, sendo este um caminho irreversível, as seguradoras precisam se apressar para compreender toda a profundidade desses impactos e dos riscos em potencial para as suas operações e suas carteiras de negócios.


Reflexão: os prazeres e as dores geradas pelas novas tecnologias | CNseg - O Portal do Seguro (noticiasdoseguro.org.br)

---------------------------------------------------------


RISKWORLD SAN DIEGO 2024 - Associados Mantenedores interessados em fazer parte da Delegação ABGR  enviar e-mail para: abgr@abgr.com.br.

     


Esse ano, o tradicional Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência será realizado nos dias 14 e 15 de março no Rio de Janeiro.

Serão dois dias de produtiva e alegre convivência no hotel Prodigy Santos Dumont, com muito estudo, aprimoramento, atualização e troca de experiências. O hotel está estrategicamente conectado a um dos aeroportos de maior movimentação do país, o Aeroporto Santos Dumont.

Garanta sua reserva: Associados ABGR terão desconto, conforme política e categoria de participação da AIDA.

Interessados no Congresso: Enviar o nome, empresa, e-mail, profissão à abgr@abgr.com.br para posterior contato de representante da AIDA, visando a inscrição.

Vagas limitadas!!


Os associados ABGR agora têm 20% de desconto em todos os cursos da Conhecer Seguros. São diversos treinamentos sobre Seguros, Gestão e Finanças, com professores especialistas. Acesse o site e aproveite mais esse benefício: https://conhecerseguros.com.br/.../SiteCurso/CarregaCursos


Parceria ABGR e ENS - Escola de Negócios e Seguros - Desconto aos Associados!

Mais informações em: www.abgr.com.br- comunicados


Curso Preparatório e Certificação Profissional Internacional em Gestão de Riscos.

Associados ABGR têm desconto para inscrições antecipadas. Solicite mais informações através do e-mail: abgr@abgr.com.br


Acesse as edições mais recentes das publicações do Mercado de Seguros: 

Revista Apólice: https://revistaapolice.com.br/2024/02/apolice-295-crescendo-junto-com-o-brasil/

Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-edicao-261/#1

Revista Insurance Corp: https://insurancecorp.com.br/pt/content/pdf/ic_ed51_2023.pdf

Revista Seguro Total https://revistasegurototal.com.br/2023/12/20/edicao-238-a-maior-premiacao-do-setor-de-seguros-caminha-para-as-bodas-de-prata/

Revista Segurador Brasil:https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-183/

Revista de Seguros: https://www.cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-927

Conjuntura CNseg: https://cnseg.org.br/publicacoes/publicacao

Revista Insurtalks:  https://www.flipsnack.com/FEDBBBDD75E/revista-insurtalks-8/full-view.html

Revista Brasil Energia:  https://editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/1/flips/136007/Bia485/4/index.html

Portal CQCS: https://cqcs.com.br/