Flash News ABGR / A Crise Hídrica no País e a Atuação da ONS
31, Mai. 2021
Operador Nacional do Sistema Elétrico mapeia potencial de
usinas do País
Órgão pediu a 40 empresas relatórios sobre a produção
atual de energia elétrica, como forma de monitorar riscos de desabastecimento
Fonte: Estadão
Com o volume escasso de água nos principais reservatórios
do País, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) decidiu fazer uma
varredura em cada usina térmica instalada e em operação, para saber exatamente
com o que poderá contar, a fim de afastar riscos de apagão e racionamento de
energia.
Na segunda-feira, a diretoria do ONS, que é o órgão
responsável por fazer a gestão diária do abastecimento elétrico nacional,
distribuiu documento a 40 empresas do setor elétrico que possuem usinas
térmicas movidas a gás, óleo diesel, biomassa e carvão. Na lista estão empresas
como Petrobrás, Engie e Neoenergia, além das estatais do grupo Eletrobrás.
No documento, ao qual a reportagem teve acesso, o ONS
pede que, até a próxima segunda-feira, cada empresa informe quais são as usinas
térmicas que cada empresa possui, com detalhamento semanal ou diário de seus
cronogramas de manutenção e operação previstos até dezembro de 2021.
Considerando o final do período chuvoso nas principais
bacias integrantes do SIN (Sistema Interligado Nacional) e os baixos níveis de
armazenamento alcançados nos principais reservatórios de regularização,
torna-se imprescindível a maximização da disponibilidade de geração térmica
para garantir o atendimento eletroenergético, escreveu a diretoria do ONS, no
documento enviado às empresas.
No último período chuvoso, iniciado no fim de novembro e
encerrado em abril, faltou cair água nas cabeceiras de rios do País. Se há
ocorrência de água abundante nessas áreas, todo o sistema hidrelétrico passa a
ser irrigado. Quando as chuvas não ocorrem, porém, as usinas rio abaixo ficam
prejudicadas.
No documento enviado às empresas, o ONS alerta que,
considerando o potencial de geração de energia hidrelétrica acumulado entre
setembro de 2020 e maio deste ano, esta configurou-se como a pior condição
hidrológica de todo o histórico de vazões em 91 anos de medição (desde 1931).
Segurança energética
A necessidade de o País recorrer às térmicas para
garantir o abastecimento elétrico deve-se à possibilidade de assegurar um
volume específico de geração, diferentemente do que acontece com as demais
fontes do País.
Usinas hidrelétricas, eólicas e solares dependem,
fundamentalmente, de condições naturais. Se não há água, vento e luz solar, não
existe geração. Acrescenta-se a isso o fato de que a energia deve ser consumida
no momento em que é gerada, ou seja, não pode ser armazenada para ser usada em
outro momento. Com as térmicas, porém, é possível gerenciar o volume e o tempo
de produção. O preço dessa energia, no entanto, é bem mais alto, além de as
usinas serem mais poluentes.
O Brasil conta hoje com 3.180 térmicas em operação, que
respondem por 25% de toda a potência instalada de geração de energia do País.
Diariamente, o ONS define o que deve ser acionado e aquilo que não será
utilizado. Atualmente, a ordem é colocar as térmicas a plena carga e é isso o
que tem ocorrido.
Na quinta-feira, por exemplo, 21% de toda a energia
consumida no Brasil foi gerada por usinas térmicas, cuja funcionamento é
baseado no aquecimento de água e produção de vapor, um processo que impulsiona
a turbina e gera energia.
Ontem, conforme antecipou o Estadão/Broadcast, o governo
divulgou um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em
cinco Estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e
Paraná. Todas as unidades da federação atingidas estão na bacia do Rio Paraná,
polo de produção agropecuária e de grandes hidrelétricas.
Na região a situação é classificada como severa e a
previsão é de pouco volume de chuvas para o período. É o primeiro alerta dessa
natureza em 111 anos de serviços meteorológicos do País.
O documento foi divulgado de forma conjunta pelo Sistema
Nacional de Meteorologia (SNM), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
(ANA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais
(Cemaden). As instituições reforçam que o cenário de emergência hídrica deve
persistir até setembro.
Importação. Apesar da situação crítica em relação às
represas, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, vem descartando a
possibilidade de racionamento e apagão no País. Em audiência pública na Câmara
dos Deputados, realizada em 11 de maio, ele reconheceu, no entanto, que será
necessário atenção, além da adoção de medidas excepcionais para garantir o
abastecimento. Desde outubro, além de ter acionado as usinas térmicas, o Brasil
também tem importado energia da Argentina e Uruguai.
Pós-Pandemia: Seguradoras devem fornecer melhor
experiência ao segurado
Seguradoras de sucesso conectarão canais e capacitarão
sua rede de distribuição com tecnologias emergentes, para superar o impacto da
COVID-19 na aquisição e retenção de clientes
Fonte: Sonho Seguro
O World Insurance Report 2021 da Capgemini e da Efma
concluiu que as seguradoras precisam repensar seus modelos de distribuição para
oferecer um serviço sem interrupções, uma experiência superior ao cliente (CX)
e o valor máximo conforme a dinâmica de negócios do setor continua a evoluir. À
medida que desastres naturais e riscos emergentes como a COVID-19 se tornam
mais graves, e os lockdowns e necessidades de distanciamento social estimulam a
adoção de canais digitais, o mundo está mais preocupado com os seguros.
Portanto, as seguradoras precisam capacitar suas redes de distribuição com
tecnologias emergentes, incluindo realidades, aumentada e virtual, e
Inteligência Artificial, além de incorporar o seguro na rotina dos clientes
adotando o Open Insurance, concluiu o relatório.
De acordo com o WIR, mais de 60% dos executivos de
seguros entrevistados disseram que a COVID-19 afetou os esforços de aquisição
de clientes de suas empresas e cerca de 40% citaram um impacto na retenção de
clientes. Para recuperar o terreno perdido, as seguradoras devem considerar a
abordagem CARE (Convenience, Advice and Reach, em tradução livre, Conveniência,
Aconselhamento e Alcance) estão no centro da concepção e avaliação da eficácia
de seus canais. E, embora 87% das seguradoras digam que vão investir em
melhorias digitais, apenas 32% afirmam que os canais digitais são eficazes para
garantir as vendas porque carecem de recursos de aconselhamento personalizado.
Os canais digitais receberam notas altas por
disponibilidade 24 horas por dia e 7 dias por semana, facilidade de atualização
de informações para seguradoras e recursos de pesquisa. No entanto, sua
incapacidade de fornecer aconselhamento detalhado e personalizado aos clientes
que buscam produtos complexos, como planos de aposentadoria, deixou claro que
os agentes e corretores ainda são essenciais para a compra desses tipos de
seguro.
Conveniência como vantagem competitiva de uma seguradora
Os clientes de seguros que responderam à pesquisa
disseram que a facilidade e a velocidade de acesso às informações afetam a
conveniência de sua experiência. Um total de 77% dos executivos de seguros
dizem que os agentes e corretores são seus canais de distribuição mais
proeminentes. No entanto, mais de 40% dos clientes de linha pessoal disseram
que era um desafio entrar em contato com agentes e corretores fora do horário
normal de expediente, e bloqueios e distanciamento social complicam a situação.
Ao contrário dos segurados pessoais, as linhas comerciais e pequenas e médias
empresas (PMEs) não viram uma diferença significativa na conveniência oferecida
por agentes e corretores, canais digitais ou canais diretos. Mais de 50% das PMEs
classificaram sua experiência de interação com agentes e corretores como
conveniente, da mesma forma que mais de 60% também classificaram os canais
digitais como convenientes.
A tecnologia pode sobrecarregar a eficácia do canal
Agentes e corretores querem aumentar seus recursos de
engajamento digital e cerca de 44% deles disseram que precisam do suporte de
suas seguradoras. Mais da metade dos agentes e corretores que responderam a
pesquisa disseram que, para ajudar os clientes de forma eficaz, eles precisam
de colaboração digital e ferramentas de engajamento, como plataformas de
compartilhamento de tela e ferramentas de assinatura digital de documentos.
Eles também disseram que a conveniência do cliente melhora quando são
oferecidos formatos digitais e ferramentas de comparação de produtos em uma
única tela. No entanto, menos de dois terços das seguradoras disseram que
fornecem aos agentes e corretores essas ferramentas digitais muito procuradas
para aprimorar a experiência do cliente. No futuro, a Digi-intermediação, um
processo em que os agentes são digitalmente habilitados e os canais virtuais
são humanizados, eliminará lacunas de distribuição, aumentará o CX e otimizará
o valor entregue.
Conhecimento mais abrangente do cliente permite
aconselhamento personalizado
Os agentes e corretores disseram que precisam saber mais
sobre os segurados e clientes em potencial para converter leads em vendas de
maneira mais eficaz. APIs e análises baseadas em IA podem ajudar os agentes e
corretores a entender as preferências dos clientes, responder a perguntas e
oferecer produtos apropriados para eventos especiais da vida dos segurados.
Ferramentas analíticas baseadas em IA e uma visão de 360 graus dos clientes são
essenciais para uma experiência personalizada. As seguradoras de maior sucesso
ganharão e reterão clientes reinventando seu ecossistema operacional para
apoiar um modelo phygital baseado em uma mistura de presença física e
envolvimento digital (physical and digital).
As seguradoras têm a oportunidade de converter o tráfego
digital em vendas, concentrando-se em uma experiência virtual
hiperpersonalizada, afirmou Anirban Bose, CEO do Capgemini’s Financial Services
e Membro do Board do Grupo Capgemini. Os clientes de hoje esperam que a
interação com suas seguradoras seja fácil, e os provedores precisam garantir
que seus canais possibilitem uma experiência de cliente conveniente e perfeita.
Ao investir nas tecnologias certas, as seguradoras podem conquistar e reter
clientes, ao mesmo tempo que capacitam seus agentes e corretores para
aprofundar relacionamentos.
O impacto global da adoção digital completa mudou a
maneira como as seguradoras precisam operar para satisfazer seus clientes. O
investimento digital em canais conectados é um ingrediente crítico para que as
seguradoras do futuro tenham sucesso, afirma John Berry, CEO da Efma.
Metodologia de relatório
O Relatório Mundial de Seguros 2021 apresenta percepções
de três fontes principais, a Pesquisa Global Insurance Voice of the Customer,
as Entrevistas Executivas de Seguros Globais 2021 e a Pesquisa Global Agents
and Brokers 2021. Juntas, essas fontes cobrem insights de 25 mercados:
Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Chipre, Finlândia, França, Alemanha,
Hong Kong, Índia, Itália, Japão, México, Noruega, Portugal, Romênia, Cingapura,
Espanha, Suécia, Suíça, Holanda, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.
Cinco Dicas Para o Trabalho Remoto
Fonte: CQCS
A seguradora Liberty desenvolveu o Escritório Digital,
iniciativa com o intuito de implementar a cultura Liberty também no home office
Com o intuito de implementar a cultura Liberty também no
trabalho remoto, a Liberty Seguros desenvolveu, no ano passado, uma iniciativa
chamada Escritório Digital, que surgiu para preparar os líderes da companhia a
trabalhar no novo normal e instruir os colaboradores a lidarem com todos os
desafios deste cenário.
A seguradora, reconhecida como uma das mais inovadoras no
setor, já encoraja o sistema home office há anos, e vinha digitalizando todos
os processos, por isso, o impacto não foi grande no início da pandemia. No
entanto, adaptações precisaram ser feitas e os aprendizados cresceram neste
último ano.
A iniciativa, que já está completando um ano, promoveu um
total de 39 encontros com líderes, mais de 3.000 horas de desenvolvimento e um
total de 3900 participações, uma média de 100 participantes por encontro. Entre
os assuntos abordados, fizeram parte: comunicação colaborativa em ambientes
virtuais, salutogênese, como podemos nos manter sadios, a importância da
preservação da saúde mental, e diversos temas relacionados às melhores práticas
de gestão a distância.
Nós entendemos que não era só fornecer os equipamentos
para os nossos funcionários montarem o melhor home office. O engajamento
precisava continuar e ir muito além disso. Precisávamos melhorar nossa
comunicação e relacionamento, além de reforçar pilares que já eram importantes
para nós, mas que precisavam ser retomados de forma diferente, como o
bem-estar, por exemplo, explica Delane Giannetti, diretora de talentos da
Liberty Seguros. Abaixo, a executiva listou os cinco principais aprendizados e
desafios para manter os colaboradores e líderes engajados.
Respeito ao tempo
De acordo com uma pesquisa da FGV, 56% dos profissionais
do mercado estão com dificuldade de equilibrar vida pessoal e profissional.
Precisamos aprender como cuidar e respeitar esse ativo tão importante no
momento em que as fronteiras entre a vida pessoal e profissional ficam
invisíveis.
Nós estamos em horário flexível, por isso, é importante
considerar seu tempo e do seus colegas na hora de agendar compromissos próximos
ao horário de almoço e após o fim do expediente. Uma breve conversa no chat
pode ajudar a alinhar o encontro e avaliar sua necessidade, caso seja uma
urgência.
Não tenha medo de dizer Já Volto. Se precisar de alguns
minutos durante uma reunião: pegar uma água, ir ao toalete, faça como fazíamos
no escritório, avise que vai deixar a sala e que volta rapidamente.
Sabemos que a rotina está complicada, por isso, avalie
seus compromissos semanais e negocie a necessidade e oportunidade de
participação com seus colegas. Sugira os melhores horários para ter reuniões na
semana e horários bloqueados por compromissos pessoais. E, principalmente, não
tenha medo de recusar reuniões, ao responder, dê novas opções ou negocie outras
formas de interação, por exemplo, enviando informações por e-mail.
Mesmo com nosso trabalho de forma flexível, planeje um
momento para parar de trabalhar e faça disso uma rotina, como era no
escritório. Às vezes trabalhamos mais, mas nunca foi a regra, certo?
Comunicação e colaboração
Um estudo divulgado por Albert Mehrabian diz que 93% da
comunicação no dia a dia é não verbal, incluindo tom, expressões faciais e
gestos. É importante entendermos como utilizar as ferramentas de comunicação e
colaboração digital da forma mais eficaz.
E-mails precisam ser a base das comunicações, o chat
funciona para assuntos rápidos, o WhatsApp/telefone para assuntos mais urgentes
e os grupos de WhatsApp fica a critério de cada time como usar.
O vídeo se tornou essencial. Use sempre quando for
colaborar, resolver questões ou em reuniões de carreira e desenvolvimento. Mas
é importante lembrar que o vídeo também cansa, então modere usando só áudio em
reuniões de acompanhamento ou temas menos complexos.
Comunique o seu status e fique alerta nos status dos seus
colegas. É importante dizer quando está disponível, ocupado ou em reunião. E,
caso seja um assunto muito importante, avalie a melhor forma de abordagem.
Relacionamento:
Uma pesquisa do Linkedin apontou que 39% dos
profissionais se sentem solitários e 30% afirmam estarem estressados pela
ausência de momentos de descontração no trabalho. Por isso, conheça técnicas
virtuais de interação que podem contribuir para melhorar o relacionamento
dentro dos times.
Trabalhar virtualmente é algo novo para muitos de nós e
requer adaptação a novas formas de nos conectarmos e de nos apoiarmos
mutuamente. A sensação de pertencimento ajuda a nos sentirmos mais conectados e
a enfrentarmos os sentimentos de isolamento.
Aumentar a frequência de contatos é melhor que ter uma
longa conversa. Isso vai ajudar a criar uma proximidade maior com seus colegas
e ajudar quem pode estar precisando de apoio. Na prática: dá uma olhada no
chat, se tiver alguém verdinho que você não fala faz tempo é só mandar um =),
ou um oi mesmo, aí é de cada um.
Em um mundo onde a gente se vê menos, precisamos criar
mais situações para encontros sociais. Pode parecer meio chato ficar planejando
como passar um momento mais informal com os colegas, mas vale a pena e a agenda
recorrente pode ser sua amiga. Marque um café toda terça à tarde (ou quarta de
manhã, ou sexta, ou qualquer dia) e faça convite opcional. Quem estiver livre
àquela hora, dá um pulo na sala virtual.
Ações de integração com todo o time são importantes para
fortalecer o time e garantir o acolhimento. Na Liberty, temos o app Meu Espaço
Funcionário, onde é possível encontrar colegas do trabalho que possam ter os
mesmos hobbies.
Bem-estar:
Ainda de acordo com pesquisa do Linkedin, 62% dos
profissionais estão mais ansiosos e estressados com o trabalho do que estavam
antes. Se tornou cada vez mais importante ficar por dentro de como cuidar do
seu bem-estar ao implementar pequenos novos e poderosos hábitos.
Fazer ginástica laboral como uma pausa para cuidar de si
é mais que merecido.
Procure adequar-se a uma rotina, estabelecendo horários
fixos para dormir, acordar, alimentar-se, descansar, fazer exercícios físicos e
outras atividades que você queira incluir no seu dia a dia. Nosso corpo e mente
se adaptam melhor aos desafios do cotidiano quando mantemos a alimentação
saudável, o sono regular e os músculos ativos.
Instruímos nossos colaboradores a focar no presente e no
que de fato pode ser feito para prevenir e mitigar os desafios que já existem.
Se ficarmos nos pré-ocupando com situações desastrosas, que nem sabemos se vão
acontecer, provocaremos um desgaste energético e mental e esqueceremos do que
realmente precisa ser feito.
Invista em separar o máximo possível o espaço de trabalho
dos outros espaços de convívio da casa. Às vezes pode parecer tentador
trabalhar no sofá ou ficar por ali na mesa após o café da manhã, mas torna mais
difícil sua organização e principalmente prejudica a separação entre o trabalho
e vida pessoal.
Aqui na Liberty, oferecemos o EAP (Employee Assistance
Program, Programa global do Work Life Solutions, que tem serviços de
aconselhamento confidenciais, programas e recursos para ajudar com estresse e
preocupações relacionadas a questões familiares, financeiras e jurídicas.
Não temos que sentir vergonha das interrupções das
crianças e pets. Isso humaniza e lembra que colocamos as pessoas em 1 lugar.
Gestão:
De acordo com um estudo divulgado pela FGV, 46% dos
profissionais do mercado estão lidando com maior carga de trabalho. Por isso,
aprendemos e colocamos em prática como evoluir a gestão de projetos, pessoas e
processos à distância.
A tendência é gerenciar cada vez mais priorizando as
entregas do que as horas de trabalho em si. Já que estamos com jornadas
flexíveis de trabalho e há uma dificuldade natural em acompanhar se todos estão
online e em qual atividade estão focados, a gestão será mais eficaz se
acompanhar a performance pelo andamento das ações.
Continue empoderando o time mesmo à distância.
Empoderamento é resultado de viver Nossos Valores, possuir habilidades e
informações necessários e ter processos e ferramentas adequados para executar
as atividades e resolver problemas.
Painéis visuais ajudam na gestão transparente e
colaborativa de atividades, projetos e performance da área, impulsionando ações
e tomadas de decisões.
Faça reuniões de gestão frequentes e mais curtas,
aproveite para checar como as pessoas estão, reforçar a conexão do time,
reconhecer e celebrar. Além disso, a troca de feedbacks é essencial para a
aprendizagem e melhoria contínua individual (líderes e não líderes) e do time.
Planejar é o segredo para tempos incertos
É importante tomar a consciência de que os riscos existem
e usar essa consciência a nosso favor, diz presidente da CNseg
Fonte: Sonho Seguro
Para falar sobre os riscos a que todos estão expostos no
dia a dia e as maneiras de nos protegermos, o Presidente da CNseg, Marcio
Coriolano, participou nesta quinta-feira, dia 27, de live na página da
Confederação Nacional das Seguradoras no Instagram (@cnseg_oficial), com a
jornalista Mara Luquet, tendo como tema Planejar é o segredo para tempos
incertos.
Como bem lembrado por Marcio, o risco está presente em
todos os momentos de nossas vidas, desde o nascimento até a morte, mas, apesar
disso, segundo ele, a população ainda não se deu totalmente conta da
importância da prevenção, apesar de a pandemia do novo coronavírus estar
ajudando a mudar esse quadro. É importante tomar a consciência de que os riscos
existem e usar essa consciência a nosso favor, pois o acaso não vai nos
proteger, enquanto estivermos distraídos, como cantado na bela música dos
Titãs, afirmou.
Segundo ele, há um seguro para cada tipo de risco e é
importante que as pessoas fiquem atentas para a necessidade de planejamento,
escolhendo os seguros que considerarem mais importantes em cada fase de sua
vida.
O Presidente da CNseg lembrou que até há algum tempo, as
pessoas não tinham muito acesso a informações. Atualmente, além de muito mais
acesso à informação e aos canais de comercialização, há muito mais competição
no mercado segurador, fazendo com que a oferta e a qualidade dos produtos se
ampliassem substancialmente. Com essa competição, as seguradoras passaram a
oferecer seguros muito mais adequados às necessidades e ao bolso de cada um,
aproximando ainda mais o seguro das nossas vidas, afirmou.
Quando questionado por Mara Luquet sobre com quem o
cidadão deve recorrer para avaliar a quais riscos está mais exposto e quais os
cuidados necessários na hora da verdade, Marcio respondeu que um agente
importantíssimo para instruir os clientes é o corretor de seguros, que é o
profissional treinado e habilitado. E alertou para a necessidade de o cliente
usar todas as informações à sua disposição. Além disso, destacou que é muito
importante que o consumidor verifique se a seguradora escolhida é devidamente
registrada na Susep, pois há empresas que se apresentam como seguradoras e não
são.
Em caso de problemas com o seguro contratado, o
Presidente da CNseg citou as agências reguladoras do setor, que são a Susep e,
no caso da saúde suplementar, a ANS, que têm toda a capacidade de orientar os
consumidores e, se for o caso, penalizar as seguradoras. Ele também lembrou a
recente presença do Consumidor.gov.br, descrito como um ente nacional como
porta de entrada para reclamações. É importante reclamar, quando for o caso,
pois isso ajuda a melhorar os serviços prestados, citando a possibilidade,
antes das reclamações, do recurso às ouvidorias das seguradoras, que são um
meio de encurtar caminhos.
Um outro canal de acesso para os consumidores lembrado
por ele é o do Fale Conosco do Portal da CNseg (cnseg.org.br) e o próprio
portal, que contém uma grande quantidade de conteúdo, como os produtos
disponíveis, o tamanho do mercado, os canais para se recorrer em caso de
problemas, entre outras informações, sendo uma importante ferramenta auxiliar.
Já ao final do bate-papo, Mara citou a importância do
seguro, não só para as pessoas, mas para a economia do país, e Marcio afirmou
que esse setor é um dos maiores investidores institucionais do Brasil, pois o dinheiro
dos consumidores, enquanto sob a guarda das seguradoras, é utilizado para
financiar uma série de projetos para o país. Entretanto, ele disse que esse
tema merece futura live pelo Instagram da CNseg.
Leilão de Transmissão de Energia Elétrica é Aprovada
A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica
(ANEEL) aprovou em 27 de maio de 2021, em reunião pública extraordinária, o
edital do primeiro leilão de transmissão de energia elétrica de 2021.
A deliberação da ANEEL ocorreu após a aprovação unânime
do voto do Ministro Relator, que não detectou irregularidade nas minutas, pelo
Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) na sessão telepresencial de 26 de
maio.
A ANEEL prevê investimento de R$ 1,3 bilhões para a
construção e manutenção de 515 quilômetros de linhas de transmissão. O edital
apresenta cinco lotes que contemplam seis estados e contratos com vigência de
trinta anos.
O Leilão está previsto para ocorrer no dia 30 de junho de
2021 na sede da B3.
Fonte: Agência Brasil
IGP-M dispara em 12 meses
FGV: inflação dos aluguéis acumula taxa de 37,04% em 12
meses, alta foi puxada pelos preços no atacado e é a maior observada desde
novembro de 2002.
O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), usado no
reajuste dos contratos de aluguel do país, subiu 4,10% em maio. Com a taxa, que
é superior ao 1,51% do mês anterior, o índice acumula altas de 14,39% no ano e
de 37,04% em 12 meses.
Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em maio de 2020,
o IGP-M registrava taxas de 0,28% no mês e de 6,51% em 12 meses.
A alta de abril para maio foi puxada principalmente pelos
preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, que subiram
5,23% em maio, acima do 1,84% de abril.
Houve altas também no Índice de Preços ao Consumidor, que
mede o varejo e que passou de 0,44% em abril para 0,61% em maio, e no Índice
Nacional de Custo da Construção, que subiu de 0,95% para 1,80%.
Tanto que estudo realizado pela plataforma QuintoAndar
mostra que a renegociação e adoção de índices alternativos de reajuste de
aluguel traz benefícios significativos tanto para os proprietários de imóveis
residenciais quanto para seus inquilinos. De acordo com o levantamento, os
contratos de aluguel renegociados têm chance 87% menor de cancelamento
antecipado que a média histórica. O estudo mostra ainda que a taxa de rescisão
antecipada, antes de 12 meses, é cerca de 10% maior do que a média quando não
há negociação.
O estudo O impacto econômico da mudança nos índices de
reajuste nos contratos de aluguel mostra também que, para o inquilino, o
impacto das negociações também é positivo. O estudo mostra, por exemplo, que a
troca do IGP-M, muito volátil, pelo IPCA (índice de inflação ao consumidor
calculado pelo IBGE e usado como indicador oficial de preços no país), com variações
menos intensas, poderia gerar economia de R$ 1,2 bilhão por mês para os
inquilinos brasileiros. Caso todos os contratos ativos hoje tivessem sido
corrigidos pelo IGP-M, o gasto mensal total dos inquilinos do país teria
aumentado 20% mais do que efetivamente subiu.
Segundo o levantamento, a opção por um índice de reajuste
menos volátil, portanto, eleva a chance de manutenção do contrato. Isso evita
perdas significativas com a vacância, que vão desde o custo de oportunidade,
gastos com impostos e condomínio até a necessidade de aceitar um valor de
aluguel menor que o original, dada a queda nos preços no mercado.
Fonte: Agência Brasil
Mortes por covid caem 95% em Serrana após vacinação em
massa com Coronavac
A oferta de Coronavac para toda a população de Serrana
diminuiu em 95% o número de óbitos por covid-19 na cidade do interior paulista,
mostram resultados preliminares de estudo feito pelo Instituto Butantan e
divulgados pelo Fantástico, da TV Globo, na noite deste domingo, 30. As
informações foram confirmadas pelo Estadão.
De acordo com a reportagem, o número de casos
sintomáticos caiu 80% e as internações foram reduzidas em cerca de 86% enquanto
15 cidades vizinhas registravam alta no número de infectados.
Os dados que embasam esses porcentuais não foram
apresentados e deverão ser detalhados em coletiva de imprensa no Butantan nesta
segunda-feira, 31. Uma análise preliminar mostra que o número de novos casos de
covid caiu de 699 em março para 251 em abril. Já o de mortes passou de 20 para
6 no mesmo período.
Segundo a pesquisa, o controle da transmissão no
município se deu quando 75% da população elegível estava vacinada, o que indica
que esse é o porcentual de imunizados que precisaríamos ter no País para
atingir a imunidade de rebanho pela vacina e frear o vírus.
No momento, com a campanha nacional de imunização em
ritmo lento, o Brasil tem 21% de vacinados com a primeira dose, dos quais
apenas 10% receberam também a segunda aplicação.
A cidade de Serrana, que fica a 315 quilômetros da capital paulista, foi escolhida pelo Instituto Butantan, governo do Estado e Universidade de São Paulo, para um estudo sobre os efeitos da vacinação em massa na população adulta. Ao todo, 27.160 mil habitantes acima de 18 anos receberam as duas doses da Coronavac em uma campanha finalizada em meados de abril.
Acesse as edições mais recentes das publicações do mercado:
Revista Apólice: https://www.revistaapolice.com.br/2021/03/edicao-263/
Revista Cobertura: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura/revista-cobertura-230/#1
Revista Segurador Brasil: https://revistaseguradorbrasil.com.br/edicao-164/
Revista Seguro Total: https://revistasegurototal.com.br/2021/03/25/edicao-216-saude-privada-registra-aumento-em-numero-de-beneficiarios/
Revista Insurance Corp: https://drive.google.com/file/d/1tog-AftJwcK6ZnulXe_xfNdTJeCjdfxI/view?usp=sharing
Caderno de Seguros: https://cnseg.org.br/publicacoes/revista-de-seguros-n-915.html
Participe da XXVII Edição da Jornada Internacional de Riscos Globais da Mapfre
A MAPFRE realizará a XXVII edição da Jornada Internacional de Riscos Globais em formato digital nos dias 9 e 10 de junho, das 11h00 às 13h00(BRT), sob o tema Atualidade e Desafios dos Grandes Riscos nos Mercados Internacionais.
Não perca! Para mais informações sobre o evento e inscrições acesse o link: https://mapfre.vancastvideo.com/event/Ejmlbefe/1942/signup?lang=1658