Brasil é destaque mundial em relação a estratégias de equidade de gênero
21, Dez. 2021
Brasil é destaque mundial em relação a estratégias de
equidade de gênero
Fonte: Comissões da CNseg
“O Brasil é considerado um dos melhores países da América Latina em relação às políticas de inclusão e equidade de gênero e líder mundial em relação a estratégias de inclusão financeira”, afirmou Francisco Astelarra, Secretário-Geral da Federação Interamericana de Empresas de Seguros (FIDES), em participação na última reunião da Comissão de Seguros Inclusivos da CNseg (CSInc) em 2021, realizada em 13 de dezembro, de forma remota.
Francisco Astelarra veio apresentar a pesquisa realizada
pelo grupo de trabalho, presidido por ele, de Seguros Inclusivos da Federação
Global de Associações de Seguradoras (GFIA, na sigla em inglês), para avaliar o
acesso das mulheres a seguros acessíveis e as práticas de diversidade e
inclusão e de educação financeira nos mercados de seguro mundial, envolvendo
membros da Federação de 21 países.
Como o Secretário-Geral da FIDES já havia adiantado, o
Brasil está muito avançado em relação a ações de inclusão financeira, com as
seguradoras brasileiras possuindo diversos projetos relacionados, para
diferentes públicos, inclusive para jovens em situação de vulnerabilidade
social. Além disso, as grandes seguradoras em operação no País possuem produtos
voltados exclusivamente para mulheres, como seguros de vida e de automóvel.
Outro ponto muito positivo em relação ao Brasil identificado na pesquisa é que
90,5% das seguradoras adotam práticas que promovem a diversidade e combatem a
discriminação. A iniciativa da Estratégia Nacional de Educação Financeira
(ENEF) de promoção da educação financeira, previdenciária, de seguros e fiscal
como instrumento de inclusão social também foi outro ponto de destaque na
pesquisa, em relação ao Brasil. A pesquisa também identificou que as
seguradoras brasileiras têm uma força de trabalho composta majoritariamente por
mulheres (55%) e, embora elas ainda não sejam maioria nos cargos de liderança,
essa diferença em relação aos homens vem diminuindo.
A Superintendente de Relações de Consumo e Sustentabilidade da CNseg, Luciana Dall’Agnol afirmou que, identificadas todas as iniciativas de inclusão financeira por parte das empresas brasileiras, resta agora avaliar suas efetividades, para saber se estão conseguindo alcançar os objetivos propostos.
Também presente na reunião, a Diretora-Executiva da CNseg
Solange Beatriz Palheiro Mendes afirmou que o tema da inclusão financeira é
muito caro para a Confederação Nacional das Seguradoras e, agora, com as
mudanças na regulamentação, “temos uma motivação renovada e, em breve, teremos
novas e boas notícias”.